Autor Tópico: Catarina, a bela  (Lida 732 vezes)

Offline Zibss

• Nível 28
  • *
Catarina, a bela
« Online: 11 de Janeiro de 2006, 19:21:32 »
Caros amigos e amigas:

Para a nota de redação em jornalismo do último bimestre (o qual faltei devido a recuperação da cirurgia que eu fiz) tive que fazer uma crônica inspirada no livro " Retrato de Dorian Gray", de Oscar Wilde.

Bom, leiam aí e sejam legais com as críticas :mrgreen: :

Catarina, a Bela

Aurélio B.P. de Moraes

Catarina era a mais bela moça do Rio de Janeiro. Encantava os rapazes ao passear na Rua do Ouvidor, deixando-os a suspirar cada vez que ela passava com seus longos cabelos loiros, um rosto de pele branca e macia e seus olhos esverdeados.
Ela era amiga de Leopoldo, um velho pianista que era praticamente um confidente para Catarina. Eles passavam longas tardes conversando, enquanto ela contava todas as suas histórias da juventude, confidenciava suas paixões e pedia conselhos à Leopoldo.

Certo dia estavam a conversar quando Leopoldo falou:
-Catarina, estive pensando há alguns dias...Quero   compor uma melodia para você.
-Ora, caro Leopoldo - respondeu surpresa Catarina-, não sei se sou digna de uma melodia sua.
-De certo que é...por  que não seria?
-É que dias atrás aconteceu uma coisa...não sei se devo contar..
-Ora, conte minha cara. Sabes que não temos segredos.
-Se recorda daquele jovem que cometeu suicídio no Alto da Glória? Foi por minha causa. Ele pedira-me em casamento. Como não aceitei, ele suicidou-se.
-Catarina...Estou sem palavras. Mas...por que não aceitou?-respondeu atônito Leopoldo.
-Ele não é um rapaz de boa família e é pobre. Só por isto.
-Não esperava um julgamento destes por sua parte, Catarina.Sempre fostes tão humana,  tão indiferente às diferenças sociais.
-Pois é, Leopoldo. Mas eu sou assim.
-Bem, de qualquer forma, irei compor uma melodia para você. Quando estiver pronta, farei um recital e chamarei você, além de nossos amigos em comum.

Neste instante, Catarina se retirou da residência de Leopoldo. Ele passou dias escrevendo a partitura, mas nunca estava satisfeito. Pensou em tudo o que ela havia dito. Leopoldo sempre viu Catarina como uma mulher além das aparências, além dos bens materiais. Sempre a julgou divina. Mas o recente preconceito de Catarina com o jovem Abelardo chocou Leopoldo. Deve ter humilhado o jovem, para ele chegar ao lamentável suicídio.

Por fim, chegou o dia do recital. A casa de Leopoldo estava cheia.Todos sentaram - se perto do piano. Catarina aguardava ansiosamente para ouvir a melodia.
Por alguns minutos, Leopoldo exitou. Leopoldo chorou, ao lembrar de todos os ensinamentos que tinha passado à Catarina. Havia-lhe ensinado a não julgar alguém por suas posses nem por suas origens, e sim pelo caráter.
De repente, eis que Leopoldo tocou uma melodia triste. Não uma melodia longa, porém marcante, com um compasso arrastado.
Todos se entreolham espantados.
Catarina, horrorizada, diz:
-O que está acontecendo, Leopoldo? Por que tocou esta música fúnebre?
-Não consegui compor nada para você, Catarina. Você apesar de tanta beleza demonstrou muita podridão. Fiquei magoado porque tu julgaste o rapaz por suas origens e condição financeira, contrariando sempre o que e eu lhe ensinei e o que tu me prometeste que nunca iria fazer. Nestes dias, conversei com a mãe do rapaz. Ela presenciou toda a cena. Ele te pediu em casamento de joelhos, e tu humilhaste Abelardo. Deu-lhe falsas esperanças dizendo que iria pensar por uma semana. Não se dão falsas esperanças a ninguém, Catarina. Depois de uma semana, voltou a casa dele e o chamou de pobre e de outras coisas. Foi isto que levou o rapaz ao suicídio.

Neste instante, os que estavam presentes para o recital começaram a olhar para Catarina. Alguns com pena, outros com desprezo.E nisto, Catarina saiu. Nunca mais ela foi vista e também nunca mais achou um amor.
E Leopoldo passou a tocar aquela melodia por noites sem fim, até sua morte.

:cry:

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re.: Catarina, a bela
« Resposta #1 Online: 11 de Janeiro de 2006, 20:50:08 »
Afinal, era para ser uma crônica ou um conto? Isso para mim é um conto.

Mas afinal, eu achei que a história ficou meio desconectada. Se eu fosse você eu aumentaria um pouco e detalharia mais. Por exemplo, essa história da Catarina com o Abelardo está muito resumida, mas tão resumida, tão superficial, que eu não consegui sentir a menor pena do Abelardo. Quando a Catarina diz para o Leopoldo que ela não casou com o rapaz porque ele era pobre, não fica subentendido que ela humilhou o rapaz, ela poderia muito bem ter tentado ser simpática, apesar de em seu íntimo tê-lo recusado por qualquer razão fútil que você desejar; por isso à primeira vista eu achei precipitado o Leopoldo julgar a Catarina tão mal assim que ela saiu de sua casa e também não entendi como ele ficou sabendo que o nome do suicida era Abelardo, se ele já o conhecia ou se foi a Catarina que falou dele. Enfim, minha sugestão é: explique melhor a história.

Offline Zibss

• Nível 28
  • *
« Resposta #2 Online: 11 de Janeiro de 2006, 21:08:29 »
Acho que é uma crônica e um conto ao mesmo tempo...sei lá. :?
O livro é um romance, como se fosse um grande conto... :?
Acho que ficou claro que Abelardo cometeu suicídio..

"-Se recorda daquele jovem que cometeu suicídio no Alto da Glória? Foi por minha causa. Ele pedira-me em casamento. Como não aceitei, ele suicidou-se. "

--------------------------------------------------------------
" Mas o recente preconceito de Catarina com o jovem Abelardo chocou Leopoldo. Deve ter humilhado o jovem, para ele chegar ao lamentável suicídio."

Vou vender os direitos autorais pra Globo..vai virar minissérie...
 :roll:

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: Re.: Catarina, a bela
« Resposta #3 Online: 11 de Janeiro de 2006, 21:20:28 »
Citação de: Mr.Hammond
Acho que é uma crônica e um conto ao mesmo tempo...sei lá. :?

É um conto. Crônica é um fato do dia-a-dia comentado ou um relato meio em forma de conto, mas em ambos os casos de forma suave e bem humorada. Veja este site: http://educaterra.terra.com.br/literatura/temadomes/2003/01/20/001.htm

O livro é um romance, como se fosse um grande conto... :?

Eu já li esse livro.

Acho que ficou claro que Abelardo cometeu suicídio..

Isso ficou claro, o que não ficou claro é que Cristina o humilhou (isso só ficou explicado depois, mas aí não dava para haver nem suspense e nem sentimento de pena do Abelardo) e nem como o Leopoldo sabia o nome dele, se Cristina não o tinha citado.

Vou vender os direitos autorais pra Globo..vai virar minissérie...
 :roll:

Microssérie. É disso que eu estava reclamando; é muita informação para muito pouco espaço.

Offline Zibss

• Nível 28
  • *
« Resposta #4 Online: 11 de Janeiro de 2006, 21:49:10 »
Texto interessante o sobre crônicas.
Acho que além deste conto (então) , vou escrever outros dois textos em forma de crônica...
Eu acho muito sem-noção pedir para escrever uma história sátira e bem humorada em cima de uma história triste como a do livro mencionado.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!