Agora sim eu acho que fiz uma crônica , inspirada no livro "O retrado de Dorian gray":
O quadro e o PT
Aurélio Moraes
Esta é a história de um quadro. A princípio, alguns fatos pareciam inquestionáveis, como o fato de um quadro vermelho ao ser colocado na sala Brasil ficaria sempre intacto, inalterável e com um belo desenho. Nunca tinham colocado o quadro vermelho na sala. O quadro daquela época, com o desenho de um tucano, parecia fora de moda. O povo estava de saco cheio daquele quadro.
O povo, um belo dia, resolveu mudar de quadro. Optou na última eleição pelo quadro vermelho, com o desenho de um líder sindical nascido de mãe analfabeta, que prometia mundos e fundos.
O quadro a princípio era muito bonito. Mostrava um país lindo, com fome zero (que atualmente pode ser chamada de fomiséria), dez milhões de empregos, um salário mínimo enorme...Até aí, tudo bem. O dono do quadro, Lula, era visto como o belo em 2002. Até que o povo, que colocou o quadro vermelho ,começou a perceber que não era bem assim.
Um certo dia, apareceu o escândalo do mensalão. Rapidamente Lula mandou esconder o quadro, que mostrava toda a cena . Não queria mais vê-lo. Fez-se de desentendido e para uns, dizia que não tinha como saber que imagem estava no quadro, mesmo com ele estando na sua frente. Para outros, dizia que o que apareceu no quadro era o que aparecia nos outros quadros. A turma da CPI desconfiou que o quadro estava no sótão. Por que será que Lula estava escondendo o quadro? Lula bradava: “ Eu não sei de nada! O quadro foi afastado!”
Por fim, encontraram o quadro. Acharam no quadro vários detalhes interessantes: haviam desenhos de malas de dinheiro, um careca, um homem com uma placa a qual dizia “Sai daí Zé!”, ligações telefônicas comprometedoras, além de outros pormenores, também interessantes. Por fim, chegou o ano de novas eleições.Iriam decidir se o quadro vermelho seria mantido ou se escolheriam outro. Lula estava tenso com o fato de terem descoberto o quadro. Tentou apagar a pintura do quadro, fingir que não o via....mas nada disso funcionou.
Lula tentou destruir o quadro. E ao tentar, acabou perdendo a eleição para presidente em 2006.