Autor Tópico: Pesquisa defende eletrochoque contra a depressão  (Lida 1436 vezes)

Offline Freddy Hazuki

• Nível 23
  • *
Pesquisa defende eletrochoque contra a depressão
« Online: 13 de Janeiro de 2006, 12:24:28 »
Pesquisa defende eletrochoque contra a depressão

O eletrochoque e os antidepressivos são o melhor tratamento contra a depressão, segundo um estudo publicado na revista médica britânica The Lancet. Apesar da generalizada apreensão contra o tratamento de eletrochoque, três psiquiatras da universidade de Edimburgo asseguram que ele é efetivo.

Segundo Klaus Ebmeier, um dos pesquisadores, "apesar do receio de profissionais e do público, o eletrochoque continua sendo o tratamento mais efetivo para a depressão, principalmente se aparecem sintomas psicóticos, como ilusões e alucinações".

Estes cientistas também defendem o uso de remédios, apesar de sua má publicidade, como "um apoio ao tratamento antidepressivo".

Para estes psiquiatras, o "recente pânico" diante da possível indução ao suicídio ou à dependência dos antidepressivos provocou uma percepção negativa. "Sua efetividade e disponibilidade fazem com que sejam uma boa escolha para a maioria dos pacientes", recomendam os pesquisadores.

A depressão é uma condição muito generalizada: uma em cada seis pessoas sofre ao longo da vida, embora muitas a superem sem receber tratamento. Quase a metade dos afetados se sente funcionalmente impedido de trabalhar e levar uma vida normal por causa da doença.

Na atualidade, os tratamentos da moda são cognitivos, que tentam ensinar os doentes a entender e combater os pensamentos negativos.

Fonte: Terra
“Milagre: um acontecimento descrito por aqueles que souberam dele por gente que não o viu.”

Elbert Hubbard

Tarcísio

• Visitante
Re.: Pesquisa defende eletrochoque contra a depressão
« Resposta #1 Online: 13 de Janeiro de 2006, 14:27:34 »
Eu vi um programa sobre o tratamento da depressão de coreanos viciados em MMORPG com choques, mas eram eletrodos em pontos estratégicos de baixa carga postos ali para criar um desconforto constante. Essa idéia de eletrochoque não me agrada em nada.

Tenho um tio de criação que é esquizofrênico e teve de passar pelo tal tratamento. Ele conta "é coisa que não se deseja pra ninguém.", mas vai saber... as vezes sem o tal choque ele nunca tivesse recobrado a lucidez.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 13 de Janeiro de 2006, 14:52:24 »
Choques elétricos costumavam ser usados, se não me engano, mas são coisa do tempo das sangue-sugas! Bom, mas se eles são efetivos mesmo têm mais que ser usados.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 13 de Janeiro de 2006, 15:07:24 »
Sangue-sugas funcionam!
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #4 Online: 14 de Janeiro de 2006, 00:04:46 »
O pessoal do SUS vai gostar de reativar o tratamento de eletrochoque, é mais baratro que Prozac e os hospitais públicos vivem com a conta de luz atrasada mesmo.
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Rhyan

• Visitante
« Resposta #5 Online: 16 de Janeiro de 2006, 22:32:57 »
Pra quem não consegue se tratar com antidepressivos, eletro é uma boa. Funciona sim, o problema são os efeitos colaterais. Agora o que é perigoso é fazer neurocirurgia, isso já é errado.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #6 Online: 17 de Janeiro de 2006, 15:55:07 »
Antidepressivos não são exatamente isentos de efeitos colaterais tampouco...
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #7 Online: 17 de Janeiro de 2006, 17:41:36 »
Aquele cara do filme "Uma mente brilhante" fez um tratamento estranho onde se debatia com injeções de adrenalina, não era pra ele ter enfartado?

Rhyan

• Visitante
Re: Re.: Pesquisa defende eletrochoque contra a depressão
« Resposta #8 Online: 18 de Janeiro de 2006, 09:17:08 »
Citação de: Luis Dantas
Antidepressivos não são exatamente isentos de efeitos colaterais tampouco...

Sei bem disso, estou sentido na pela agora mesmo os efeitos colaterais dos antidepressivos.

Mas creio que a terapia com eletrochoque tenha mais efeitos colaterais.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 18 de Janeiro de 2006, 09:57:56 »
Putz, quanta gente por aqui usa anti-depressivos! E não só aqui, lembro que no fSTR eu também tinha essa impressão, mesmo muita gente de lá não estando mais aqui. E contando dois suicídios de gente dentro dos dois fóruns, parece que a crentaiada não está tão errada assim em achar que os ateus não sejam exatamente as pessoas mais felizes...

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
Re: Re.: Pesquisa defende eletrochoque contra a depressão
« Resposta #10 Online: 18 de Janeiro de 2006, 10:01:18 »
Citação de: Gabriel dCF
Putz, quanta gente por aqui usa anti-depressivos! E não só aqui, lembro que no fSTR eu também tinha essa impressão, mesmo muita gente de lá não estando mais aqui. E contando dois suicídios de gente dentro dos dois fóruns, parece que a crentaiada não está tão errada assim em achar que os ateus não sejam exatamente as pessoas mais felizes...

Gabriel, um dos suicídios não foi de um ateu, acho que isso tem que ficar claro. E quanta gente usa anti-depressivo? Nesse tópico só vi um. E acho que antes de dizer qualquer coisa teria que saber quantas pessoas usam anti-depressivos na sociedade em geral.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #11 Online: 18 de Janeiro de 2006, 10:12:22 »
Uso apenas porque tenho depressão mesmo. E faço consulta com psiquiatra.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 18 de Janeiro de 2006, 10:13:04 »
Neste tópico só um falou até agora, mas em outros tópicos lembro de pelo menos mais duas pessoas diferentes que diziam usar. Quanto aos suicídios, eu não sabia que o zibs não era ateu, não convivi muito com ele. E quanto a quantas pessoas usam na sociedade em geral, eu estou falando só por experiência pessoal, já que não conheço ninguém em pessoa que use antidepressivos. Não estou fazendo nenhuma declaração científica, só estou manifestando uma impressão que eu tenho.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #13 Online: 18 de Janeiro de 2006, 10:20:06 »
Me parece que o Zibs sofreu um acidente por uso incorreto de medicamentos, não foi um suicídio.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 18 de Janeiro de 2006, 10:27:33 »
Mas já que ele não era ateísta o caso dele não é relevante para a questão sobre se os ateus são mais propícios a apresentarem quadros de depressão ou não. O mal é que não devem existir estatísticas sobre isso.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 18 de Janeiro de 2006, 10:37:06 »
Eu achei um artigo interessante sobre isso. No momento estou lendo-o, quando terminar posto alguns cometários:

http://www.secularhumanism.org/section=library&page=buggle_20_4

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #16 Online: 18 de Janeiro de 2006, 11:23:10 »
Também tenho a impressão que muitos aqui no forum usam anti-depressivos ou apresentam um monte de sintomas de depressão. Pelas minha observações, parece realmente que ateu é mais depressivo que crente.  Eu nunca tomei anti-depressivos, nem tenho idéia de seus efeitos. Alguém aqui pode relatar os efeitos colaterais?
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 18 de Janeiro de 2006, 11:25:34 »

Rhyan

• Visitante
« Resposta #18 Online: 18 de Janeiro de 2006, 17:56:02 »
Os efeitos colaterais podem ser variados, é claro, dependendo da pessoa e do remédio. Pra mim o atual remédio me dá dores de cabeça quando fico muito tempo em certa posição e tenho problemas com ejaculação atrasada (o que pode ser uma vantagem  :mrgreen: ).

Não acho que há mais ateus depressivos, acho apenas que os teístas podem se apoiar em algo que os ateus descartam. E isso pode ajudar muito.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #19 Online: 18 de Janeiro de 2006, 21:01:29 »
Alguém faz uma enquete pra saber quantos usam...

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 18 de Janeiro de 2006, 21:39:54 »
hm.. acho que o problema não é bem a falta de deus, mas a falta de esperança, a falta do 'porquê'. e esperança pode ser trazida por deus, visões políticas ou realização individual...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 18 de Janeiro de 2006, 23:25:04 »
Também tenho essa impressão...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!