O MAL QUE SE CHAMA INVEJA
Ivano Palladino
Queria falar de inveja, um assunto que mais vezes apareceu na minha caixa postal e nos sites que visito normalmente.
O meu vocabulário diz: o sentimento de angustia por aquilo que outros possuam. Sofrimento, sentir dor pelo sucesso alheio.
Talvez todos, alguns mais, outros menos, tem sentido essa sensação desgostosa pelo menos uma vez na vida.
Mas porque nasce esse sentimento? Talvez da presunção de ter o mesmo valor (que o felizardo) e não ter mesmas oportunidades e os mesmos bens.
Talvez, quem sabe por se achar melhor do que o felizardo, que pode aproveitar esses bens injustamente(na opinião do invejoso).
Mas talvez, ainda mais a inveja nasce apenas da predisposição de alma das pessoas. E isso porque se pode ter inveja de tudo: da beleza, da saúde, da juventude, da serenidade alheios, de pessoas extrovertidas e, por fim, duma camisa comprada a bom preço, dum carro que mesmo velho nunca se quebra, dum relógio que não atrasa um segundo, de tudo o que de bom acontece prá outros e não prá nós.
Eu penso que a inveja nasce também da incapacidade de nós sabermos olhar dentro e enxergar o que de bom temos em nosso interior.
Sente-se inveja quando os olhos só se ocupam em ver fora de nós mesmos e se comparam com a exterioridade do outro.
Mas è obvio que não se pode invejar a felicidade dum amigo. E' difícil acontecer, porque a felicidade que nos é próxima, vem transmitida para nós e não se pode negar que seja um prazer ficar perto de quem aproveita a vida, perto quem está em paz consigo mesmo. Uma estrela ilumina, e dá calor prá quem está perto dela. E nem se pode negar que ficar perto de pessoas tristes não nos dá nenhuma felicidade. Por isso o felizardo sempre estará perto de pessoas felizes, ou tentará dar felicidade aos que estiverem em seu redor.
É preciso ter compaixão dos invejosos. O sentimento deles é doloroso, escondido e tolo. Doloroso e escondido porque é obvio que traz um sofrimento consigo, uma impotência que só se pode mostrar interiormente. Bobo e tolo porque cada um de nós sempre tem um pouco dessas riquezas, que podem ter vários nomes: família, amizade, serenidade, alegria de viver, fé e esperança e .... Riquezas que podem faltar naquelas pessoas que são chamadas de "felizardos". E se estes "felizardos" tem também esses bens... então não resta senão aprender com essas pessoas e, forçosamente, deixar de lado a inveja.
Um ditado do meu país, a Itália, diz: a inveja engorda quem a recebe. E isso porque é melhor a inveja que a compaixão para nós. Se alguém nos inveja, é porque algo de bom temos, sem dúvida alguma.
Não lembro onde nosso Dante Alighieri colocava os invejosos. Mas com certeza no inferno, que é local mais adequado para esse tipo de pessoas que só deseja o mal alheio...
Alguem aí do forum já sentiu inveja de alguém...ou já foi invejado?
:acute:
![Sneaky :sneaky:](../forum/Smileys/default/sneaky.gif)
:passa-mal:
![Macaco :monkey:](../forum/Smileys/default/macaco1.gif)