Neste tópico da Ateus do Brasil, apareceu um usuário com um nome de um site, propondo um fórum novo de discussão. Além de ser propaganda pura (postou 1 mensagem e o nome, a assinatura e o post continham links para o site), eu dei uma olhada no site e constatei que o programa usado, baseado no phpBB, não é confiável.
Vou contar o que aconteceu: fui ao referido fórum e vi, a princípio, que ele mesmo tendo uma URL registrada (internacional), apontava para um fórum em hospedagem gratuita. Isso já é um sinal ruim, ainda mais que o nome não tem nada a ver com religião conforme propôs o fórum. Depois constatei que o site não teve o visual alterado, sendo o padrão subBlue. Isso é sinal de desleixo ou de pressa. Depois vi que os créditos abaixo nos rodapés das páginas foram alterados, removendo o link para o
phpBB. Isso caracteriza não só desrespeito ao programa openSource, mas também a quebra de licensa.
Até aí, poderia bem ser um rapaz entusiasmado com vontade de criar um fórum bacana, cometendo tropeços. Mas depois eu fui conferir a lista de membros e fui ver o perfil do administrador. O e-mail dele apareceu na barra de status, o que é extremamente estranho pois o phpBB protege os endereços de e-mail. Como isso não é nada normal, suspeito que o fórum seja usado para
roubar senhas dos usuários.
Fiquem atento a qualquer usuário que aparecer com o nome
weblogao postando um link a um fórum. Não se registrem nele! Ou se registrem com dados totalmente novos e tenha em mente que o e-mail pode ser usado para prática de SPAM, bem como o usuário pode sofrer tentativas de roubo de identidade. Não tenho certeza do comportamento do usuário mas posso garantir que o fórum não é seguro.
Não vou passar o link para que nenhum desavisado já vá clicando sem ler o que eu postei. Mas tomem cuidado com usuários spammers.
Se uma pessoa pretende montar um fórum:
- Ela deve efetuar o registro como ela mesma.
- Ela deve participar pelo menos um pouco do fórum para mostrar aos outros com quem eles estão lidando.
- Ele deve criar um fórum num sistema de hospedagem paga.
- O nome do site e a URL precisam obrigatoriamente ter a ver com o conteúdo.
- Esse fórum deve ser personalizado para atrair o público, senão vira só mais um.
- Não pode infringir nenhuma licença (que eu saiba todos os fóruns exigem o copyright em todas as páginas).
- Deve ser sempre atualizado, ainda mais se for um sistema puro.[/list:u]
Para quem ver um fórum novo:
- Verificar se ele é bem cuidado no visual, na organização, no sistema, na url, etc. Se não for, devem haver milhares de fóruns melhores.
- Verificar se é bem postado (se os membros não são falsos, por exemplo).
- Verificar se os dados dos usuários são bem protegidos.
- Registrar com uma senha totalmente diferente de qualquer uma usada em qualquer lugar, pelo menos até ter certeza de que é um ambiente seguro.
- Usar e-mails que podem pegar spam, e evitar os que não podem.
- Dar um WHOIS no domínio para ver a quem pertence (alguns usuários mal intencionados colocam não só dados falsos, mas como dados completamente sem sentido ou até ofensivos).
- Verificar se quem indicou é um forista de verdade ou um spammer eventual que postou só aquela mensagem.[/list:u]