E o meu professor de Física D que escreveu refrexão no quadro? Depois que ele escreveu a turma se entreolhou, muita gente segurou o riso, mas ninguém teve coragem de contar para o professor que ele tinha errado no português; corrigir erros de matemática tudo bem, é normal errar contas, mas um erro desses...
O pior é que pela letra do professor não dava para ter certeza de que o x era um x mesmo ou se era um c, então ficamos sem saber se ele escreveu reflexão ou refração...
Mas eu tinha um professor de literatura no colegial que era bem esperto! Uma vez ele contou para a gente que na primeira aula que ele deu na vida por pouco ele não pagou o maior mico; estava fazendo um ditado para seus alunos como exercício de ortografia e depois, na hora de conferir, ele escreveu "chícara" em vez de "xícara". Pouco depois um aluno vei corrigi-lo perguntando:
"Professor, mas xícara não é com x?"
Nesse momento o professor disse que, percebendo seu erro, suou frio e pensou "Nossa, agora fudeu! Vou perder o respeito dos alunos logo no primeiro dia de aula!" Mas rapidamente ele pensou numa solução:
"Xícara? A não, eu queria escrever chácara!"