Autor Tópico: Rituais fúnebres  (Lida 955 vezes)

Nigh†mare

• Visitante
Rituais fúnebres
« Online: 19 de Janeiro de 2006, 21:03:39 »
Alguém possui algum histórico sobre rituais fúnebres, principalmente na Europa medieval? Quando as pessoas deixam de serem queimadas para serem enterradas? Quando se passa a usar caixões?

Obrigado.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re.: Rituais fúnebres
« Resposta #1 Online: 19 de Janeiro de 2006, 22:41:31 »
O neandertal enterrava.

Tem um episódeo de Maravilhas Modernas do The History Channel sobre o tema, bem legal.

Offline Srta. Quaresma

• Nível 02
  • *
    • Comentários de Relevância Duvidosa
Rituais fúnebres
« Resposta #2 Online: 20 de Janeiro de 2006, 10:14:27 »
A coisa não segue exatamente a lógica de estágios, variava de sociedade pra sociedade. Os mortos já eram enterrados desde a pré-história. Mas não sei quando começaram a usar caixões. Nesse link achei um breve histórico dos rituais fúnebres. A respeito dos primeiros usos do caixão, esse é o único comentário:
Assim que começaram os primeiros sepultamentos em caixões, enquantoo morto era transportado para o local do enterro, espalhavam-se cinzas no caminho para confundiro espírito e impedir que ele encontrasse o caminho de volta.

Mas não é mencionado local ou época. Se eu achar mais alguma coisa interessante, posto aqui. :)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 20 de Janeiro de 2006, 10:21:27 »
vi num Fantástico que em qualquer lugar da europa, acho que não muito antigamente.... os cemitérios nem enterram nem queimam os mortos..... eles apenas ficam lá guardados, meio que à exposição até.....

algo a ver com a Itália, tipo Sicília acho

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #4 Online: 20 de Janeiro de 2006, 15:56:39 »
Tem uma cultura acho que no tibet, que estripa os mortos e dão para os abutres.

É interessante, só não peço para fazerem isso comigo (QUANDO EU MORRER, não antes) por que como eu sou urbanizado, vou matar os abutes envenenados.
"The patient refused an autopsy."

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
Re: Re.: Rituais fúnebres
« Resposta #5 Online: 20 de Janeiro de 2006, 16:13:43 »
Citação de: Felipe

É interessante, só não pesso para fazerem isso comigo (QUANDO EU MORRER, não antes) por que como eu sou urbanizado, vou matar os abutes envenenados.

Você vai morrer logo logo se não aprender a escrever direito. O Pasquale vai aparecer na porta da sua casa com uma serra elétrica e gritará: “Partir-lo-ei por esquartejamento!”
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #6 Online: 20 de Janeiro de 2006, 16:15:49 »
Melhorou?
"The patient refused an autopsy."

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #7 Online: 20 de Janeiro de 2006, 18:39:54 »
Citação de: Felipe

É interessante, só não pesso para fazerem isso comigo (QUANDO EU MORRER, não antes) por que como eu sou urbanizado, vou matar os abutes envenenados.
Citação de: Alenônimo
Você vai morrer logo logo se não aprender a escrever direito. O Pasquale vai aparecer na porta da sua casa com uma serra elétrica e gritará: “Partir-lo-ei por esquartejamento!”

:lol:  :roll:

Depois, ele vai a sua casa com a serra toda ensangüentada, recitar-lhe-á as regras de colocação pronominal, com especial atenção à mesóclise, e, depois disso, repetir-lhe-á: Parti-lo-ei, senhor Alexandre! Parti-lo-ei!

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #8 Online: 20 de Janeiro de 2006, 18:42:32 »
Pessoal, obrigado pela ajuda... Tenho especial interesse por saber sobre o início e formas de uso do caixão.

Fiz as pesquisas de praxe antes de abrir este tópico, mas encontrei pouca coisa.  :(

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!