O Google desafiou a pretensão legal do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, que quer a revelação de detalhes sobre as buscas realizadas no site. O procurador geral americano, Alberto Gonzalez, apresentou na quarta-feira um pedido na cidade de San José, no Vale do Silício, que tentava reforçar uma notificação ao Google para que o site de buscas apresente informações valiosas sobre a utilização da página por usuários da Internet.
O governo americano afirma que precisa destes dados para defender constitucionalmente a Lei de Proteção dos Menores Online em uma corte federal do estado da Pensilvânia. Advogados federais querem estas informações do Google para sustentar o argumento de que a lei é uma ferramenta mais eficaz do que software de filtragem a fim de manter menores fora do alcance dos sites de conteúdo adulto.
A solicitação do Governo se refere a palavras, símbolos e termos usados nas buscas no Google de 1º de junho de 2005 a 31 de julho do mesmo ano, segundo documentos judiciais. "Se o Google perde nesta questão, quem deterá o governo (Bush) em constantes requerimentos de todo tipo em nome das investigações sobre terrorismo ou sobre empresas suspeitas", perguntou Pam Dixon do World Privacy Forum.
Fonte:
http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI841584-EI4802,00.html