Autor Tópico: Brasil terá PC pré-pago no 2º semestre  (Lida 1299 vezes)

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
Brasil terá PC pré-pago no 2º semestre
« Online: 25 de Janeiro de 2006, 02:29:40 »
Sexta-feira, 20 janeiro de 2006 - 08:02

No segundo semestre, a Microsoft e o Magazine Luiza iniciam as vendas do PC pré-pago no Brasil, plataforma de testes mundial do projeto de inclusão digital da Microsoft.

A idéia é oferecer a máquina a outros países emergentes como Rússia, Índia e China.

O primeiro teste do computador pré-pago foi feito em agosto de 2005 com a oferta de mil máquinas em 17 cidades dos Estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná e São Paulo.

"Neste primeiro semestre faremos um segundo teste com um novo lote de mil máquinas para verificar a segurança do sistema", informa Marcelo Rodrigues Neves, responsável pelo núcleo de compras de Informática da rede magazine Luiza.

O modelo pré-pago compreende a venda de um PC por 599 reais (ou financiado em 25 parcelas de 39,90 reais) que permite o uso dos softwares por meio de cartões pré-pagos. Enquanto compra os cartões, o usuário subsidia o valor restante do micro.

O sistema é muito similar ao modelo de telefonia celular. O usuário que compra um cartão para usar o sistema por 20 horas recebe um alerta ao final do tempo utilizado e deve comprar outro cartão para continuar usando o desktop. Após determinadas horas de uso do computador, o sistema é liberado e passa ser propriedade do usuário.

"A vantagem sobre o celular é que o usuário não corre o risco de ficar sem computador ou software se não puder comprar o cartão pré-pago por um tempo", avalia Neves.

Para testar o preço mais viável, a rede Magazine Luiza vendeu cartões com valores diferentes por hora para o uso do sistema - 50 centavos, um real e dois reais. Nos testes, o valor de um real por hora teve a melhor aceitação, segundo o executivo.

O computador pré-pago conta com sistema operacional Windows XP Home Edition Pre Paid, processador Intel Celeron D320, 128 Megabytes de memória RAM, 40 Gigabytes de espaço em disco, CD/CD-RW, monitor de 15 polegadas, teclado, mouse e kit multimídia. A máquina ainda inclui os games Zoo Tycoon e Age of Empires II.

O primeiro lote de máquinas foi produzido localmente pela Solectron. Já o segundo lote será importado de um fabricante de Taiwan. "Quando o projeto for lançado será escolhido um fabricante local", explica Neves.

IDG Now!

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re.: Brasil terá PC pré-pago no 2º semestre
« Resposta #1 Online: 25 de Janeiro de 2006, 05:46:59 »

"A vantagem sobre o celular é que o usuário não corre o risco de ficar sem computador ou software se não puder comprar o cartão pré-pago por um tempo", avalia Neves.

não?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #2 Online: 25 de Janeiro de 2006, 11:38:43 »
Que idéia completamente idiota...

Ta na cara que vai ser um fiasco de vendas.
e se vender, na 1ª regarca, o cara ja formata e coloca softwares piratas.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #3 Online: 25 de Janeiro de 2006, 11:44:33 »
Isso é esquisito. Como eles pretendem evitar que as pessoas substituam o sistema operacional???

Offline Zibss

• Nível 28
  • *
« Resposta #4 Online: 25 de Janeiro de 2006, 11:58:28 »
Cada idéia idiota.... |(

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
Re: Re.: Brasil terá PC pré-pago no 2º semestre
« Resposta #5 Online: 25 de Janeiro de 2006, 13:17:22 »
Essa idéia é completamente estúpida.

Citação de: Marcelo Terra
Isso é esquisito. Como eles pretendem evitar que as pessoas substituam o sistema operacional???

Suspeito que seja pela ignorância dos usuários, que não saberão fazer isso.

Offline Francielly Pierri

• Nível 15
  • *
  • This is the way the world ends!
« Resposta #6 Online: 25 de Janeiro de 2006, 14:07:01 »
Citação de: Oceanos
Suspeito que seja pela ignorância dos usuários, que não saberão fazer isso.

Bem, acho que não é bem assim. Muitos que entendem do negócio vão fazer questão de  comprar a bagaça pra ter o prazer de burlar e vender a "destrava" do sistema. A idéia é ridícula!

É como a idéia que a Microsoft teve quando a internet ficou popular, eles queriam cobrar 1 dólar por e-mail enviado!

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 25 de Janeiro de 2006, 14:11:24 »
Citação de: Francielly Pierri
Bem, acho que não é bem assim. Muitos que entendem do negócio vão fazer questão de  comprar a bagaça pra ter o prazer de burlar e vender a "destrava" do sistema. A idéia é ridícula!

Sim, tem gente que pode destravar e vender. Mas tirei isso pelo negócio dos celulares que só aceitam uma operadora, a facildade que é pra destravar aquilo é imensa, e pouca gente faz.

Ham, de qualquer modo, quem comprar o computador e não pagar, SPC não? :)

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #8 Online: 25 de Janeiro de 2006, 14:23:44 »
Citação de: Francielly Pierri

Sim, tem gente que pode destravar e vender. Mas tirei isso pelo negócio dos celulares que só aceitam uma operadora, a facildade que é pra destravar aquilo é imensa, e pouca gente faz.

Mas Franci alguém só vai querer destravar o celular se for mudar de operadora e quiser manter o aparelho, o que é pouco comum. O computador não, quem vai querer ficar pagando pra usar o computador? O celular travado ou destravado vai pagar do mesmo jeito, são situações bem distintas.

Ham, de qualquer modo, quem comprar o computador e não pagar, SPC não? :)

Não é disso que estão falando. A pessoa vai pagar R$ 600,00 mas pra usar o computador tem que ficar comprando cartões de recarga para que o computador funcione (quanto mais eu penso nisso mais imbecil eu acho essa idéia), não recarregou não pode usar o computador.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 25 de Janeiro de 2006, 14:34:29 »
Hum Marcelo, fiquei em dúvida agora. Eu estava encarando como se fosse necessário o pagamento de todas as parcelas, senão o comprador poderia ser negativado. E não é assim que vai ocorrer?

Eu imaginei isso de "computador pré-pago" mais como jogada de marketing mesmo, é um computador parcelado, só que pior: Se você não pagar em dia você não usa! :D

Não é disso que estão falando. A pessoa vai pagar R$ 600,00 mas pra usar o computador tem que ficar comprando cartões de recarga para que o computador funcione (quanto mais eu penso nisso mais imbecil eu acho essa idéia), não recarregou não pode usar o computador.

Sim, tudo bem. Mas a dúvida é: Se não pagar, além de não usar o computador, se ferra no SPC, não?

Se a intenção for apenas deixar o usuário não usar(e não dar nenhuma punição legal pra ele), a idéia é muito mais estúpida do que eu imaginei.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #10 Online: 25 de Janeiro de 2006, 14:44:51 »
Se a intenção for apenas deixar o usuário não usar(e não dar nenhuma punição legal pra ele), a idéia é muito mais estúpida do que eu imaginei.

É parecido com o celular. Você compra o computador por R$ 600,00. Ele é seu. Assim como o aparelho celular e a linha. Para usá-lo você precisa comprar os tais cartões que lhe darão um tempo de uso quando acabar o tempo o computador "trava" até você "recarregá-lo". Então não há por que punir o usuário por não usar o computador. Na telefonia você pode perder a linha por não recarregar o seu celular mas não perde o aparelho. Não há um equivalente à linha no caso dos computadores. A diferença é que após "comprar" um número X de horas, acho que ainda não foi definido ou então eu não li direito, ele fica definitivamente liberado.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 25 de Janeiro de 2006, 14:57:07 »
Hum... Quero ver como eles vão fazer pra impedir o usuário de reinstalar um S.O. diferente então. E putz, esses caras abusaram da minha ingenuidade, eu nunca deduziria que eles conseguiriam ter uma idéia tão "brilhante".

Se eles não conseguirem um sistema eficaz (o que eu duvido muito que irá acontecer), esse projeto vai ser um fiasco enorme.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #12 Online: 25 de Janeiro de 2006, 14:58:16 »
Ué..., se eles dizem que o usuário compra cartões se quiser, é poque se pago 600 reais, o computador já é seu. Só que para usá-lo precisa dos cartões. É obvio que compraria um PC desse super barato e logo depois formataria...Num pal eu comprava outro HD...É a idéia mais estupida que já vi....
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #13 Online: 25 de Janeiro de 2006, 15:02:14 »
http://www.comciencia.br/noticias/2005/06/venda_computador.htm

Se o sistema de bloqueio estiver no sistema operacional e a máquina for como as tradicionais isso significa que o usuário poderia apagar o sistema, instalar um novo e usar o computador mesmo sem inserir novos créditos. A assessoria de imprensa da Microsoft diz que, como o produto não é voltado para usuários experientes, não espera que ele seja burlado facilmente.

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #14 Online: 25 de Janeiro de 2006, 15:31:21 »
Sim. Isso é idéia estúpida. Quando tiver tem proteção hardware. Já tem como burlar!  8-)

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 25 de Janeiro de 2006, 15:32:34 »
http://www.comciencia.br/noticias/2005/06/venda_computador.htm

Se o sistema de bloqueio estiver no sistema operacional e a máquina for como as tradicionais isso significa que o usuário poderia apagar o sistema, instalar um novo e usar o computador mesmo sem inserir novos créditos. A assessoria de imprensa da Microsoft diz que, como o produto não é voltado para usuários experientes, não espera que ele seja burlado facilmente.

HAHAHAA!

• Nível 15
  • *
« Resposta #16 Online: 25 de Janeiro de 2006, 15:58:41 »

Então o PC teria uma espécie de "operadora", como no celular???

Pois o que eu falo de destrava é como se não tivesse a operadora, se destravasse ele pegava ... como videogame!

Oceanos: Depois de 5 anos caduca no SPC ... hehehehe

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 25 de Janeiro de 2006, 16:02:35 »
acho que a 'trava' tá no próprio windows xp.
O computador pré-pago conta com sistema operacional Windows XP Home Edition Pre Paid, processador Intel Celeron D320, 128 Megabytes de memória RAM, 40 Gigabytes de espaço em disco, CD/CD-RW, monitor de 15 polegadas, teclado, mouse e kit multimídia. A máquina ainda inclui os games Zoo Tycoon e Age of Empires II.

então é só formatar.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

• Nível 15
  • *
« Resposta #18 Online: 25 de Janeiro de 2006, 16:30:45 »
Citação de: bruno
acho que a 'trava' tá no próprio windows xp.

então é só formatar.

Talvez seja ...

Offline Zibss

• Nível 28
  • *
« Resposta #19 Online: 25 de Janeiro de 2006, 17:03:03 »
Provavelmente o zé povinho que comprar o PC não vai pensar em formatar o computador e talvez nem saiba que isso pode ser feito... :?

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #20 Online: 25 de Janeiro de 2006, 17:05:14 »
Depois do Windows XP Starter Edition (quase monotarefa: só dá pra abrir três programas ao mesmo tempo) a Microsoft inventa essa. O Brasil é realmente um grande laboratório para a MS.
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 25 de Janeiro de 2006, 18:29:08 »
Esse pessoal da microsoft é muito inocente.

E daí que os usuários não são experientes? É só começarem as vendas que aparecerão pessoas com um pouco mais de conhecimento, e uns cds piratas, "destravando" o sistema por alguns trocados.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

• Nível 15
  • *
« Resposta #22 Online: 26 de Janeiro de 2006, 13:34:26 »
É isso que eu tava falando ... quem vai comprar não sabe mesmo ... mas vai ter os caras que vão aprender a destravar pra ganhar dinheiro em cima ... o irmão do meu namorado ia ganhar a maior grana com isso!

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 26 de Janeiro de 2006, 13:40:18 »
Citação de: Snake
Depois do Windows XP Starter Edition (quase monotarefa: só dá pra abrir três programas ao mesmo tempo) a Microsoft inventa essa. O Brasil é realmente um grande laboratório para a MS.

Pensando só nas "invenções" da MS para o Brasil, acho que o Brasil está mais para pinico, do que pra laboratório.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!