Autor Tópico: Onde estão os valores?!?  (Lida 1603 vezes)

Offline Rina

• Nível 23
  • *
Onde estão os valores?!?
« Online: 25 de Janeiro de 2006, 21:28:23 »
O que os amigos do fórum pensam sobre o tema deste texto?

Onde estão os valores?!?
:: Rosana Braga ::

“Certo” e “errado” são, para mim, conceitos realmente relativos. Procuro me abster de julgar, especialmente porque me considero imperfeita demais para uma tarefa tão sublime como esta. De verdade, penso que o julgamento cabe somente ao Divino, ao Perfeito.
Entretanto, ainda que, em geral consiga não julgar, sinto-me quase que na obrigação de escrever sobre os valores. Posso não concordar com regras sociais ou clichês hipócritas sustentados por alguns grupos específicos: penso que esse é um direito de escolha de cada um. Porém, há um caos generalizado no que se refere aos valores!!!
Perdem-se os valores mais e mais, a cada dia. Ninguém é dono da verdade, mas sabemos (sabemos mesmo!) que nossas atitudes, nossos comportamentos, palavras, decisões e posicionamentos revelam - a todo instante - os nossos mais profundos valores!

Matar, roubar, ofender, machucar, usar, trair, oprimir, mentir, enganar, desrespeitar (em todos os sentidos) é, em qualquer lugar do mundo, em qualquer momento da vida, uma desvalorização do sagrado, do divino, do amor em seu mais amplo significado, do específico ao universal...
Sei! Parece praticamente impossível não cometermos nenhum desses erros ao longo de nossas vidas. Talvez seja mesmo, pois somos aprendizes. Mas não estou aqui para falar de uma vida irrepreensível; quero apenas levantar uma reflexão para que ao menos saibamos quais são, onde estão e o quanto temos praticado nossos valores.
De repente, parece que eles deixaram de ser importantes, relevantes, fundamentais na construção de relações mais verdadeiras, de amores mais construtivos, de amizades mais recíprocas.

De repente, parece que ‘matar’ se transformou numa opção pessoal! Não é!!! Nunca foi e nunca será!!! Não temos o direito de tirar a vida de ninguém. Essa é uma função que não nos cabe! E daí por diante... apoderar-se do que não é nosso, mentir um pouco aqui, um pouco lá... tentar enganar só desta vez, levar vantagem para ser esperto, magoar para dar o troco, oprimir para parecer mais forte, desrespeitar para ficar “por cima”... O que é isso?!?!?
Gente querida... em absoluto quero parecer melhor ou mais iluminada que qualquer outra pessoa. Estou exatamente no mesmo mundo e na mesma busca que todos vocês. Aqui, agora, meu papel se difere somente porque sou eu quem escreve e é você quem lê, mas estou certa de que - cada um no seu nível de compreensão, atenção e bondade - todos nós estamos apenas tentando acertar... embora cometamos incontáveis erros!
Portanto, meu desejo não é o de criticar, apontar o dedo ou condenar. Pelo contrário! Meu desejo é pelo amor, urgentemente amor! Um amor que acolhe para transformar, que reconhece a prostituição dos valores humanos e se esforça para resgatá-los!

Estamos em teste: dia após dia, vivemos situações difíceis, conflitos internos, acontecimentos que nos colocam na berlinda e nos questionam, gritando com vozes perturbadoras vindas de todos os lados... “O que é certo?, O que é errado”?
Se é verdade que não podemos mudar o outro e que já nos é tão difícil mudarmos a nós mesmos, então proponho que nos empenhemos na segunda tarefa. Antes o difícil do que o impossível. Cada um muda somente no instante em que acredita que precisa mudar. Sendo assim, se quem está ao seu lado ignora um valor humano, você tem ainda duas saídas: uma é rezar por ele e a outra é não ser conivente (não dar o troco, não se vingar, não cometer o mesmo equívoco com a justificativa de que ele fez primeiro)!

Pois penso que se nada fizermos, se não refletirmos sobre quais são nossos valores e o que temos feito para sustentá-los, defendê-los e, sobretudo, exercitá-los... estaremos cada dia mais vulneráveis, mais ameaçados, mais perdidos e vazios, sem saber a quem recorrer porque nem nós mesmos nos sentiremos dignos de sermos acolhidos.

E o amor... por fim e tristemente... terminará sucumbido pela aridez dos valores sagrados e divinos que fazem existir e sobreviver o coração humano.
 :pensativo:  :pensativo:  :roll:  :roll:
" O medo de sofrer é pior do que o próprio sofrimento. E nenhum coração jamais sofreu quando foi em busca de seus sonhos.”
http://cantinhodarina.blogspot.com/

Offline Zibss

• Nível 28
  • *
Re.: Onde estão os valores?!?
« Resposta #1 Online: 25 de Janeiro de 2006, 22:11:09 »
Respondendo a pergunta:
http://www.casadamoeda.com.br/

Offline Rina

• Nível 23
  • *
Re: Re.: Onde estão os valores?!?
« Resposta #2 Online: 25 de Janeiro de 2006, 22:30:01 »
Citação de: Mr.Hammond
Respondendo a pergunta:

Mas é só estes valores que vc gosta?..... acho este importante mas tem outros valores, que o da casa da moeda não compra.....
 :cry: :?
" O medo de sofrer é pior do que o próprio sofrimento. E nenhum coração jamais sofreu quando foi em busca de seus sonhos.”

Offline Siegfried

• Nível 12
  • *
« Resposta #3 Online: 26 de Janeiro de 2006, 09:04:39 »
"...ofender, machucar, usar, trair, oprimir, mentir, enganar, desrespeitar..."

Sim, os valores são importantes! Mas acreditar neles praticamente sozinho não é um pouco complicado? Eu diria até muito corajoso! É como estar na corrida de São Silvestre e decidir correr na direção contrária da multidão que pode pisotear você. :pensativo:
"Nada neste mundo nos torna necessários a não ser o amor." (Goethe)

Offline Zibss

• Nível 28
  • *
« Resposta #4 Online: 26 de Janeiro de 2006, 09:37:12 »
Rina, eu só fui irônico porque detesto e odeio textos de auto-ajuda... |(

Offline Rina

• Nível 23
  • *
« Resposta #5 Online: 26 de Janeiro de 2006, 21:22:56 »
Rina, eu só fui irônico porque detesto e odeio textos de auto-ajuda... |(

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
Re: Onde estão os valores?!?
« Resposta #6 Online: 26 de Janeiro de 2006, 21:39:10 »
Citação de: Rina

Onde estão os valores?!?

“Certo” e “errado” são, para mim, conceitos realmente relativos.

Lixo pós-modernista inconsistente.

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #7 Online: 26 de Janeiro de 2006, 21:43:39 »
Respondendo a pergunta:

Mas é só estes valores que vc gosta?..... acho este importante mas tem outros valores, que o da casa da moeda não compra.....

Ah, compra sim. Sempre tem um jeitinho.
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #8 Online: 26 de Janeiro de 2006, 23:29:25 »
Citação de: Snake
Respondendo a pergunta:

Ah, compra sim. Sempre tem um jeitinho.

Compra não. Manda trazer
"The patient refused an autopsy."

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #9 Online: 26 de Janeiro de 2006, 23:36:03 »
Citação de: Dante, the Wicked

Onde estão os valores?!?

Que coisa mais anti-cética. Ainda está agarrado ao conceito de moral absoluta? Não sabe perder? :roll:
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #10 Online: 26 de Janeiro de 2006, 23:37:30 »
O delegado pergunta ao ladrão: Por que após ter pego todo o dinheiro você ainda voltou para levar as jóias, as obras de arte, os aparelhos eletrônicos,...

O ladrão responde:Ah, seu dotô! É que eu lembrei que só o dinheiro não traz a felicidade.

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #11 Online: 26 de Janeiro de 2006, 23:45:20 »
Citação de: Alenônimo
Citação de: Dante, the Wicked

Onde estão os valores?!?

Que coisa mais anti-cética. Ainda está agarrado ao conceito de moral absoluta? Não sabe perder? :roll:

Desculpa, Alenômio. Mas para ser cético eu tenho que acreditar que a Carta de Declaração de Direitos do Homem é tão válida quanto o Mein Kampf? Para ser cético tenho que olhar com os mesmos olhos uma sociedade que institucionalizou o genocídio e outra que respeita a vida humana?  :?

Alenômio, quer que eu crie um tópico para discutirmos isto na seção de filosofia? Não parece certo levarmos esta discussão para cada tópico deste fórum.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #12 Online: 26 de Janeiro de 2006, 23:51:54 »
Olha Dante. O que eu estou tentando te explicar é que a moral não é algo concreto como um objeto (pedra, sapato, cadeira, relógio) e também depende do pensamento de cada pessoa (achar que algo é certo ou errado, bom ou ruim, interessante ou nojento, etc). Não tem como uma coisa dessa ser absoluta!

Pior é ver você usando de declives Escorregadios e Apelos à Misericórdia (como no outro tópico onde perguntou em que mundo queríamos viver) para defender sua posição à fogo e ferro! Você não parece sequer querer entender sobre o que eu estou falando e já parte para a negativa!

Quer abrir o tópico? Fique à vontade. Mas ele não vai servir para nada se continuar a ter um comportamento semelhante ao de religiosos como o videomaker!

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #13 Online: 27 de Janeiro de 2006, 00:05:30 »
Eu devo estar com algum problema. Não consigo ler mais de um parágrafo desse tipo de texto...
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #14 Online: 27 de Janeiro de 2006, 00:14:15 »
Citação de: Stéfano
Eu devo estar com algum problema. Não consigo ler mais de um parágrafo desse tipo de texto...

Que texto? Ah é… parece que a Rina postou um texto aqui…  :lol:  :roll:  :D

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #15 Online: 27 de Janeiro de 2006, 00:43:11 »
Olha Dante. O que eu estou tentando te explicar é que a moral não é algo concreto como um objeto (pedra, sapato, cadeira, relógio) e também depende do pensamento de cada pessoa (achar que algo é certo ou errado, bom ou ruim, interessante ou nojento, etc). Não tem como uma coisa dessa ser absoluta!

Números também não são coisas concretas. São abstrações. Ou alguém aqui já viu o número 2 pairando no ar ou o 3 em repouso sobre uma mesa?
Mas eles tem propriedades objetivas. Não é porque as pessoas erram contas, que as contas são subjetivas.

Pior é ver você usando de declives Escorregadios e Apelos à Misericórdia (como no outro tópico onde perguntou em que mundo queríamos viver) para defender sua posição à fogo e ferro! Você não parece sequer querer entender sobre o que eu estou falando e já parte para a negativa!

Este raciocínio relativista que é falacioso:

- As pessoas divergem acerca das questões morais.
- Logo, moral é subjetiva e todas morais são válidas, não havendo uma superior a outra.

Isto tem a mesma estrutura do raciocínio pelo qual os pós-modernistas afirmam que ciência é tão válida quanto mito:

- Cada cultura tem sua visão de mundo.
- Logo, visão de mundo é subjetivo e todas são válidas, não havendo uma superior a outra.

Eu não considero os argumentos por mim aqui usados como falaciosos. Apenas estou apontando uma possível inconsistência na sua opinião: acreditar que a moral seja relativa e ao mesmo tempo ter convicções morais.

Concordo que este não é um dos melhores argumentos. Mas no tópico que começou essa quarela, existe um link para outro tópico no qual eu apresentei argumentos mais sofisticados. Não é certo ficar fazendo copy/paste deles.

Quer abrir o tópico? Fique à vontade. Mas ele não vai servir para nada se continuar a ter um comportamento semelhante ao de religiosos como o videomaker!

Fique tranqüilo.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 27 de Janeiro de 2006, 10:58:15 »
Que lixo de texto!

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 27 de Janeiro de 2006, 16:33:59 »
Como vocês são chatos, a Rina vai ficar triste.  :?

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 27 de Janeiro de 2006, 16:44:12 »
Citação de: Ricardo M

Que nada, com a ausência do Wil, eles estão fazendo a Rina não sentir falta dele.. :D

Offline Rina

• Nível 23
  • *
« Resposta #19 Online: 27 de Janeiro de 2006, 23:53:21 »
Citação de: Oceanos
Citação de: Ricardo M

Um pouco decepcionada, pois o tópico era para propor um debate sobre o tema do texto...e não sobre ele, como frisado na pergunta inicial. Eles não leram, e se detiveram no texto.....:cry:

Que nada, com a ausência do Wil, eles estão fazendo a Rina não sentir falta dele.. :D

O espirito de Wil...está entre nós no fórum....continua vivo!
  :(  :?  :twisted:  :twisted:

Offline Jasig Aurumalfa

• Nível 25
  • *
  • Eu tenho um Pássaro de Argila!
    • http://www.fotolog.net/joao_ms
« Resposta #20 Online: 31 de Janeiro de 2006, 23:11:03 »
Onde estão os valores?!?

Perguntaremos ao Nietzseche...
Blog do Pássaro de Argila!

(\__/)
(O.o )
(> < ) This is Bunny. Copy Bunny into your signature to help him on his way to world domination!

Offline Francielly Pierri

• Nível 15
  • *
  • This is the way the world ends!
« Resposta #21 Online: 01 de Fevereiro de 2006, 14:21:11 »
Acho que valores importantes não são http://www.casadamoeda.com.br/, mas sim as relações que você constrói com as pessoas que convive!

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #22 Online: 01 de Fevereiro de 2006, 21:26:00 »
Citação de: Siegfried
"...ofender, machucar, usar, trair, oprimir, mentir, enganar, desrespeitar..."

Sim, os valores são importantes! Mas acreditar neles praticamente sozinho não é um pouco complicado? Eu diria até muito corajoso! É como estar na corrida de São Silvestre e decidir correr na direção contrária da multidão que pode pisotear você. :pensativo:

Realmente, é complicado querer pagar o preço dos valores sem ter a cooperação do meio social.

E sim, exige coragem.  O que já é uma importante fonte de satisfação quando se consegue  :)

Convém não esquecer que não se trata de uma escolha completamente arbitrária.  Os valores, distorções, satanistas e outros istas à parte, são uma ferramenta prática que visa exatamente a construir e manter um ambiente social em que a cooperação e o amor fluam com mais facilidade.

Peter Singer propõe em "How Are We to Live?" que é possível construir círculos virtuosos, desde que a interação seja feita A MAIOR PARTE DO TEMPO (não todo) entre pessoas que ambas tenham um compromisso sincero em construir relações de cooperação.

É uma idéia belissima, ainda mais quando se percebe que a alternativa são apenas variações da lei da selva  :P
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #23 Online: 01 de Fevereiro de 2006, 22:34:12 »
Citação de: Jasig Aurumalfa
Onde estão os valores?!?

Perguntaremos ao Nietzseche...

Não faça isso.. talvez as pessoas não estejam preparadas para a realidade.

Brincadeira. Os foristas daqui estão bem preparados. Mas, sugiro a leitura de "Humano, demasiado humano.", ou, "Para elém do bem e do mal".

Só um aviso: antes de ler, deixem seus conceito de moral dentro da gaveta... e só abram a gaveta... er.. talvez nunca mais abram a gaveta...
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Francielly Pierri

• Nível 15
  • *
  • This is the way the world ends!
« Resposta #24 Online: 02 de Fevereiro de 2006, 13:46:18 »
Citação de: hugo
Não faça isso.. talvez as pessoas não estejam preparadas para a realidade.

Brincadeira. Os foristas daqui estão bem preparados. Mas, sugiro a leitura de "Humano, demasiado humano.", ou, "Para elém do bem e do mal".

Só um aviso: antes de ler, deixem seus conceito de moral dentro da gaveta... e só abram a gaveta... er.. talvez nunca mais abram a gaveta...

Estou com medo de ler!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!