Esta é uma das maiores descobertas na pesquisa por vida em outros planetas: encontrar um planeta similar a Terra.
Apesar de que o OGLE-2005-BLG-390Lb possui cerca de 5 vezes a massa da Terra esta massa é baixa o suficiente para que, ao contrario dos outros planetas extrasolares decobertos até agora, ele seja rochoso e não um gigante gasoso como Jupiter.
Ele pode realmente ser um corpo congelado como as lua
Europa de Jupiter ou a lua
Enceladus de Saturno.
Ambas são mundos congelados na superfície mas possuem algum tipo de fonte de calor interno seja devido ao atrito gerado pelo puxao gravitacional dos planetas gigantes que orbitam seja por decaimento de elementos radioativos em seu interior, isto pq as duas luas apresentam atividade geológica que modifica o gelo em sua superficie.
O site do Terra informa que tal planeta possuiria uma atmosfera:
http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI848660-EI302,00.htmlO artigo na NATURE apresenta uma representação do planeta com uma tênue atmosfera, mas não a cita diretamente:
A presença de uma atmosfera traria grandes implicações, poderia este ser um mundo congelado mas nos moldes de Enceladus ?
Abaixo um mapa térmico de Enceladus, esta lua possui uma média de temperatura 80 K ou -193 oC ( próxima a do planeta descoberto )
No entanto Enceladus possui considerável atividade geológica por debaixo do manto de gelo:
Possuindo inclusive
geisers de vapor d´agua o que indica que pode possuir água em estado líquido sob a superfície:
Ou seja a proximidade com o Sol não é absolutamente necessaria como fonte de energia. Enceladus está muito mais distante de nosso Sol do que o novo planeta do Sol que ilumina aquele sistema solar.
Se uma atmosfera foi detectada no planeta isto indica que ou ele possui uma superfice congelada sendo que esta sublima de tempos em tempos e volta a se congelar quando o planeta se afasta do Sol ( como ocorre em Plutão ) ou entao o planeta possui uma atmosfera permanente o que indicaria que ele possui atividade geológica que permite manter esta atmosfera.
E se a cobertura de gelo do planeta for de água isto pode signifcar que abaixo de sua superfíece exista água em estado líquido o que seria um dos quesitos fundamentais para o surgimento da vida como conhecemos.
Estas são especulações baseadas no que conhecemos em nosso sistema solar.
Em todo caso vamos esperar a publicação oficial do artigo, no final de janeiro, com todos os detalhes da descoberta.
Mais em:
-
http://www.nature.com/news/2006/060123/full/060123-5.html[ ]´s