Autor Tópico: Descoberta no Peru construção com mais de dois mil anos  (Lida 548 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

APODman

  • Visitante
Descoberta no Peru construção com mais de dois mil anos
« Online: 27 de Janeiro de 2006, 12:39:31 »
Está é por Euzébio  :D


Citar


Descoberta no Peru construção com mais de dois mil anos

MARCELO APARICIO
da France Presse, em Barcelona

Um novo tipo desconhecido de construção, de mais de dois mil anos, foi descoberto na área arqueológica de La Puntilla, na província peruana de Nazca, por uma equipe de cientistas da Universidade Autônoma de Barcelona e da Universidade de Almeria.

Uma equipe de jovens cientistas, chefiada pelo pesquisador peruano Juan Carlos de la Torre Zevallos e pelo professor espanhol Pedro Castro Martínez, descobriu, após dois meses de trabalho sob um sol inclemente, um conjunto de pátios construídos com muros de pedra, situado no centro da área urbana, onde os moradores trabalhavam em diferentes trabalhos agrícolas e artesanais.

A descoberta do conjunto, que data do primeiro milênio antes da nossa era, "mostra que os edifícios eram destinados ao trabalho centralizado e não para servir como locais cerimoniais, ao contrário do que se havia pensado" no Peru e na comunidade arqueológica em geral, explicou De La Torre.

O cientista peruano, que participa ativamente do projeto Palpa há dez anos --com a colaboração de instituições alemãs e de uma fundação suíça--, é pesquisador adjunto da UAB e não esconde sua satisfação com a descoberta, feita em novembro e dezembro do ano passado, com a colaboração de Castro Martínez e da professora Trinidad Escoriza, da Universidade de Almeria.

A equipe de cientistas evidenciou um amplo número de tarefas de processamento agrícola e trabalhos artesanais praticadas em conjunto, cuja idade ainda não pôde ser precisada com exatidão.

"Estamos esperando para cerca de dois meses os resultados de um estudo de datação por radiocarbono (Carbono 14), que permitirá ajustar com precisão em que momento do primeiro milênio antes da nossa era esteve em funcionamento o edifício escavado", declarou Castro Martínez.

O projeto La Puntilla 2005 visa à realização de uma pesquisa sociológica sobre as comunidades do primeiro milênio antes da nossa era na costa sul do Peru e, concretamente, na província de Nazca, explicaram.

"Entre as tarefas realizadas nestas construções se destacam a fabricação de ferramentas de andesina e obsidiana, a produção de ornamentos em nácar de moluscos marinhos, trabalhos de fiação e tecelagem e o processamento de alimentos (milho e feijões)", explicou De la Torre, enquanto mostrava orgulhoso as fotos de peças de belíssimos nácares.

Os jovens cientistas detectaram a presença de moluscos do gênero Spondylus, que teriam sido trazidos de locais muito distantes, provavelmente do litoral do atual Equador.

"Havia um grande tráfego de materiais e produtos nesta época e isto demonstraria quão longe chegavam. A andesina, com a qual eram feitas as pontas das lanças, são da serra", explicou De la Torre, o que poderia demonstrar que a comunidade que habitou a região de La Puntilla tinha acesso a materiais trazidos de longas distâncias.

As escavações documentaram unidades domésticas, onde se observa a disponibilidade de produtos fabricados no local central do assentamento. Com isto, será possível analisar a distribuição e se existia ou não uma classe dominante que controlava a produção.

A próxima etapa poderá esclarecer a realidade social dos grupos estabelecidos na região de Nazca, ao longo de épocas relacionadas com o mundo de Paracas e do Nazca remoto, momentos históricos "de grande interesse, já que são etapas anteriores à consolidação do Estado de Nazca, no início do primeiro milênio da nossa era", concluiu Castro Martínez.




fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u14202.shtml

[ ]´s

Tarcísio

  • Visitante
Re.: Descoberta no Peru construção com mais de dois mil anos
« Resposta #1 Online: 27 de Janeiro de 2006, 14:53:39 »
APODman
Teve uma época que era muito comum encontrar textos de um tal arqueologista peruano sobre pedras com desenhos de humanos matando dinossauros( muitas pedras ), fazendo operações de coração/cérebro e até voando em uma espécie de avião. Se não estou enganado ele havia apresentado 2000 pedras e ainda existiam 54000 intocadas na fonte. Você chegou a ler sobre isso?

APODman

  • Visitante
Re: Re.: Descoberta no Peru construção com mais de dois mil
« Resposta #2 Online: 27 de Janeiro de 2006, 16:43:28 »
Citação de: Tarcísio
APODman
Teve uma época que era muito comum encontrar textos de um tal arqueologista peruano sobre pedras com desenhos de humanos matando dinossauros( muitas pedras ), fazendo operações de coração/cérebro e até voando em uma espécie de avião. Se não estou enganado ele havia apresentado 2000 pedras e ainda existiam 54000 intocadas na fonte. Você chegou a ler sobre isso?


São as "Pedras de Ica".

De uma olhada neste artigo: O Legado dos Flinstones


[ ]´s

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!