Autor Tópico: Desafio de lógica  (Lida 1909 vezes)

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
Desafio de lógica
« Online: 30 de Janeiro de 2006, 22:58:34 »
Você está num país onde há dois tipos de pessoas: as que sempre dizem a verdade e as que sempre dizem a mentira. Você está indo a uma estrada que leva a capital. Num dado momento ela bifurca. Nesta bifucação há uma barraca de informações. Contudo, uma informação custa exatame tudo o que você tem no bolso. Ou seja, você só pode fazer uma pergunta. Você não sabe que tipo de pessoa é o atendente da barraca de informações. E ainda existe uma condição: as perguntas devem ser do tipo que só adimitem "sim" ou "não" como resposta.

Qual pergunta deve ser feita para você saber qual caminho tomar para chegar à capital?

Tarcísio

• Visitante
Re.: Desafio de lógica
« Resposta #1 Online: 31 de Janeiro de 2006, 06:50:06 »
Não entendi. :?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 31 de Janeiro de 2006, 10:22:59 »
Uma pessoa que mente me diria que a estrada certa é a da esquerda?

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
Desafio de lógica
« Resposta #3 Online: 31 de Janeiro de 2006, 11:13:18 »
Mãos ao alto, é um assalto...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline OldSkull

• Nível 29
  • *
« Resposta #4 Online: 31 de Janeiro de 2006, 14:54:33 »
Se soubesse que uma só diz a verdade e a outra só diz a mentira ficava fácil.. :P

"The sun is the same in a relative way but you're older,
Shorter of breath and one day closer to death. "

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #5 Online: 31 de Janeiro de 2006, 15:15:25 »
Se eu disser que vou à esquerda você me dirá que eu estou certo ou errado?

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
Re: Re.: Desafio de lógica
« Resposta #6 Online: 31 de Janeiro de 2006, 15:40:13 »
Citação de: Tarcísio
Se eu disser que vou à esquerda você me dirá que eu estou certo ou errado?

A resposta é só sim ou não.

Atheist

• Visitante
Desafio de lógica
« Resposta #7 Online: 31 de Janeiro de 2006, 16:00:53 »
O Gabriel matou!

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 31 de Janeiro de 2006, 16:01:50 »
Eu já conhecia... E escrevi em letras miúdas para não tirar a graça de quem não conhece.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #9 Online: 31 de Janeiro de 2006, 16:11:47 »
Citação de: Willy Nilly
Eu já conhecia... E escrevi em letras miúdas para não tirar a graça de quem não conhece.

Eu não entendi, como funcionaria essa sua resposta?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 31 de Janeiro de 2006, 16:45:32 »
Citação de: Marcelo Terra

Vamos analisar todas as possibilidades para ver porque a pergunta "Uma pessoa que mente me diria que a estrada certa é a da esquerda?" funciona:

1. Se você está falando com o mentiroso.

1. a) O mentiroso responde sim.

Se o mentiroso responde sim para a pergunta "Uma pessoa que mente me diria que a estrada certa é a da esquerda?" então a resposta sim é uma mentira (lembre-se de que os mentirosos sempre mentem.) Quem me diria sim seria a pessoa que não mente, como quem não mente me diz que quem mente me diria para seguir pela esquerda então eu sei que o caminho certo seria o da direita.

1. b) O mentiroso responde não.

Se o mentiroso responde não para a pergunta "Uma pessoa que mente me diria que a estrada certa é a da esquerda?" então a resposta não é uma mentira (lembre-se de que os mentirosos sempre mentem.) Quem me diria não seria a pessoa que não mente, como quem não mente me diz que quem mente me diria para não seguir pela esquerda então eu sei que o caminho certo seria o da esquerda.

2. Se você está conversando com quem não mente.

2. a) A pessoa que não mente diz sim

Se quem não mente responde sim para a pergunta "Uma pessoa que mente me diria que a estrada certa é a da esquerda?" então essa resposta é verdadeira, um mentiroso me indicaria o caminho da esquerda, implicando que o caminho certo é o outro, o da direita.

2. b) A pessoa que não mente diz não

Se quem não mente responde não para a pergunta "Uma pessoa que mente me diria que a estrada certa é a da esquerda?" então essa resposta é verdadeira, um mentiroso me desaconselharia o caminho da esquerda, implicando que o caminho certo é o da esquerda mesmo.

Resumindo, independente de a pessoa ser mentirosa ou não, se ela responder sim o caminho certo é o da direita, se ela responder não o caminho certo é o da esquerda.

Moral da história: A mentira tem perna curta.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #11 Online: 31 de Janeiro de 2006, 18:50:32 »
Uma pessoa que mente me diria que a estrada certa é a da esquerda?

Isso não responde nada...

Sempre a resposta será duvidosa.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 31 de Janeiro de 2006, 19:39:14 »
Não. Você leu a justificativa?

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #13 Online: 31 de Janeiro de 2006, 22:18:47 »
Citação de: Marcelo Terra

Vamos analisar todas as possibilidades para ver porque a pergunta "Uma pessoa que mente me diria que a estrada certa é a da esquerda?" funciona:

Se o mentiroso responde sim para a pergunta "Uma pessoa que mente me diria que a estrada certa é a da esquerda?" então a resposta sim é uma mentira (lembre-se de que os mentirosos sempre mentem.) Quem me diria sim seria a pessoa que não mente, como quem não mente me diz que quem mente me diria para seguir pela esquerda então eu sei que o caminho certo seria o da direita.

Se o mentiroso responde não para a pergunta "Uma pessoa que mente me diria que a estrada certa é a da esquerda?" então a resposta não é uma mentira (lembre-se de que os mentirosos sempre mentem.) Quem me diria não seria a pessoa que não mente, como quem não mente me diz que quem mente me diria para não seguir pela esquerda então eu sei que o caminho certo seria o da esquerda.

2. Se você está conversando com quem não mente.

2. a) A pessoa que não mente diz sim

Se quem não mente responde sim para a pergunta "Uma pessoa que mente me diria que a estrada certa é a da esquerda?" então essa resposta é verdadeira, um mentiroso me indicaria o caminho da esquerda, implicando que o caminho certo é o outro, o da direita.

2. b) A pessoa que não mente diz não

Se quem não mente responde não para a pergunta "Uma pessoa que mente me diria que a estrada certa é a da esquerda?" então essa resposta é verdadeira, um mentiroso me desaconselharia o caminho da esquerda, implicando que o caminho certo é o da esquerda mesmo.

Resumindo, independente de a pessoa ser mentirosa ou não, se ela responder sim o caminho certo é o da direita, se ela responder não o caminho certo é o da esquerda.

Moral da história: A mentira tem perna curta.

Você está certo. Mas existe outra solução também.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #14 Online: 01 de Fevereiro de 2006, 11:29:52 »

Não entendi essa parte, tá muito confuso.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
Re: Desafio de lógica
« Resposta #15 Online: 01 de Fevereiro de 2006, 12:30:40 »
Citação de: Dante, the Wicked
Você está num país onde há dois tipos de pessoas: as que sempre dizem a verdade e as que sempre dizem a mentira. Você está indo a uma estrada que leva a capital. Num dado momento ela bifurca. Nesta bifucação há uma barraca de informações. Contudo, uma informação custa exatame tudo o que você tem no bolso. Ou seja, você só pode fazer uma pergunta. Você não sabe que tipo de pessoa é o atendente da barraca de informações. E ainda existe uma condição: as perguntas devem ser do tipo que só adimitem "sim" ou "não" como resposta.

Qual pergunta deve ser feita para você saber qual caminho tomar para chegar à capital?
Essa é velha... Quando criança eu tinha vontade de perguntar "quem descobriu o Brasil" e depois tentar no chute, hehehehe.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 01 de Fevereiro de 2006, 12:33:37 »
Citação de: Rhyan

Rhyan, eu realmente troquei as bolas e me confundi na resposta, mas a resposta certa é parecidíssima. Peço desculpas ao Nightmare que já tinha me chamado a atenção antes, mas eu não conferi a resposta naquele momento.

Na verdade a solução revista e atualizada é

"Se eu perguntasse 'a você' se a estrada certa é a da esquerda, você me diria sim?"

No caso do mentiroso:

Vamos lembrar que o mentiroso responde tudo ao contrário, então a resposta que ele me der sobre "Se eu perguntasse a você se estrada certa é a da esquerda você diria sim?" é a oposta da resposta certa.

Se o mentiroso me responder sim, então é porque ele na verdade me responderia não se eu chegasse para ele e perguntasse "A estrada certa é a da esquerda?". Se um mentiroso me diz não quando eu pergunto para ele se a estrada certa é a da esquerda é porque a estrada da esquerda é a certa. Então se ele respondeu sim da primeira vez é porque a da esquerda é a certa. Se ele responder não é o contrário.

No caso de quem diz a verdade:

Se eu pergunto para quem diz a verdade  "Se eu perguntasse a você se a estrada certa é a da esquerda ele me diria sim?" a sua resposta seria a resposta correta.

Se ele me responder sim é porque se eu chegasse para ele e perguntasse "A estrada certa é a da esquerda?" ele realmente me diria sim, e como ele diz a verdade sim é esquerda e não é direita.

Em ambos os casos:

Sim esquerda, não direita.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #17 Online: 01 de Fevereiro de 2006, 13:54:59 »

"Se eu perguntasse 'a você' se a estrada certa é a da esquerda, você me diria sim?"

No caso do mentiroso:

Vamos lembrar que o mentiroso responde tudo ao contrário, então a resposta que ele me der sobre "Se eu perguntasse a você se estrada certa é a da esquerda você diria sim?" é a oposta da resposta certa.

Se o mentiroso me responder sim, então é porque ele na verdade me responderia não se eu chegasse para ele e perguntasse "A estrada certa é a da esquerda?". Se um mentiroso me diz não quando eu pergunto para ele se a estrada certa é a da esquerda é porque a estrada da esquerda é a certa. Então se ele respondeu sim da primeira vez é porque a da esquerda é a certa. Se ele responder não é o contrário.

Se eu pergunto para quem diz a verdade  "Se eu perguntasse a você se a estrada certa é a da esquerda ele me diria sim?" a sua resposta seria a resposta correta.

Se ele me responder sim é porque se eu chegasse para ele e perguntasse "A estrada certa é a da esquerda?" ele realmente me diria sim, e como ele diz a verdade sim é esquerda e não é direita.

Em ambos os casos:

Agora sim. Pensei que eu estivesse ficando maluco ou burro por que pra mim aquela outra resposta não parecia funcionar.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #18 Online: 01 de Fevereiro de 2006, 14:22:06 »
Citação de: Rhyan

Rhyan, eu realmente troquei as bolas e me confundi na resposta, mas a resposta certa é parecidíssima. Peço desculpas ao Nightmare que já tinha me chamado a atenção antes, mas eu não conferi a resposta naquele momento.

No caso do mentiroso:

Em ambos os casos:

A tá, agora sim. Você chegou a está resposta sozinho?

Valeu!

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 01 de Fevereiro de 2006, 18:20:48 »
Eu não cheguei sozinho à pergunta, pois já conhecia esse desafio há muito tempo e também a sua resposta. Acontece que eu não lembrava muuuito bem então dei uma resposta errada para vocês. Aí quando fui tentar explicar melhor para o Rhyan eu percebi onde estava meu erro e o corrigi.

• Nível 37
  • *
    • Lattes
Desafio de lógica
« Resposta #20 Online: 02 de Fevereiro de 2006, 23:41:08 »
Já tá na hora de dar a resposta:

Apontando para qualquer caminho, perguntar:

"Você diz a verdade se e somente se este caminho leva à capital?"

V↔C
V V V
V F  F
F F V
F V F

As linhas 1 e 2 só concernem ao honesto. As linhas 3 e 4 só concernem ao mentiroso.

Resposta do honesto à linha 1: Sim.
Resposta do honesto à linha 2: Não.
Resposta do mentiroso à linha 3: Sim.
Resposta do mentiroso à linha 4: Não.

Ou seja, se você apontar para o lugar certo, ouvirá "sim".  Se você apontar para o lugar errado, ouvirá "não".  Independentemente da índole do cara que responde.

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
    • http://sidis.multiply.com
Desafio de lógica
« Resposta #21 Online: 03 de Fevereiro de 2006, 01:30:15 »
como diz um amigo, basta multiplicar as respostas deles por -1.

+).
If you don't live for something you'll die for nothing.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!