Enquete

O que causa a transsexualidade?

Votos Totais: 0

enquete encerrada: 02 de Fevereiro de 2006, 13:23:05

Autor Tópico: Causas da Transexualidade  (Lida 3944 vezes)

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
Re: Causas da Transexualidade
« Resposta #25 Online: 06 de Fevereiro de 2006, 09:26:04 »
Agora apareceu... Mas tá tudo horrível... e os numeros da páginas mudaram, e não mostra os tópicos respondidos com aquele linkinho verde... vou chorar... :'(

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 06 de Fevereiro de 2006, 11:22:20 »
É falta de costume, Gui. Eu gostei.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 28 de Junho de 2006, 16:33:20 »
citando a mim mesmo:

...pelo que me parece as críticas [do livro The Man Who Would Be Queen: The Science of Gender-Bending and Transsexualism (2003) de J. Michael Bailey, elogiado por Steven Pinker, mas bastante polêmico e não agradou a comunidade <insira a sigla aqui>[1]) são mais por não ser exatamente politicamente correto do que por ter algo de mal fundamentado, ainda que o artigo cite pessoas dizendo coisas nesse sentido, não diz quais seriam...

...de qualquer forma...

Acho que além daquelas duas explicações serem bem plausíveis, algo como tentei explicar em portunhol em outro tópico, algo como no sentido de associação (ou falta de, ou associação negativa) com grupo social, como góticos, muricinhos&patricinhas, trabalhador, empregado, pai, filho, mãe, filha, namorado, namorada, rappers, brasileiros, americanos, esportistas, modelos, intelectuais, etc.

...Você deve ter procurado mais sobre o assunto, sabe se há alguém "de verdade" que defenda algo mais ou menos assim? Porque não consigo engolir aquilo de "transexualidade neurológica", acho que a coisa mais parecida com isso possível, seria algo muito menos específico (talvez algo mais ou menos parecido (senão a mesma coisa... canalizada diferentemente) com qualquer que seja a base neurológica para anorexia nervosa), que eventualmente seria "canalizado", por algo do tipo disso que eu imaginei.

Porque me parece muito estranho algo como uma área cerebral para "sentir-se mulher" ou "sentir-se homem", e todas as coisas relacionadas a isso, que são muito flexíveis culturalmente.

Por exemplo, esse estudo, apesar de mostrar que há diferenças neurológicas entre transexuais e não transexuais, aparentemente não procurou saber se haviam não transexuais, anorexicos, por exemplo, com essa mesma diferença. Ou fez isso?

Outra coisa, mesmo aceitando essa área igual a de mulheres não-transexuais, levando em conta aquilo que já disse anteriormente, de ser muito duvidoso uma área cerebral para se sentir homem ou mulher - sendo que são coisas que variam muito de acordo com o tempo e local - sabe-se que mulheres sofrem mais freqüentemente de depressão que homens; a depressão pode ser uma tristeza sem motivo, autônoma, e a pessoa tende a procurar razões. Acho que a transexualidade como auto-justificativa do porque de uma depressão parece algo bem razoável, mais do que uma área cerebral que determina a expectativa de se as pessoas vão se dirigir a alguém usando artigos e substantivos femininos ou masculinos, quando existem no idioma em questão; para dizer que a pessoa sentirá vontade de usar batom ou não, etc.

Haveriam estudos neurológicos parecidos com homens que sofrem de depressão?

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 28 de Junho de 2006, 16:58:06 »
Porque me parece muito estranho algo como uma área cerebral para "sentir-se mulher" ou "sentir-se homem", e todas as coisas relacionadas a isso, que são muito flexíveis culturalmente.

Não é uma área.

Isso é um equívoco muito comum.

Vou tentar explicar essa parte com cuidado agora e mais tarde o resto do topico.

Seria o cérebro inteiro de mulher, não só a tal área detectada nos estudos.

A tal área analizada é apenas uma "pista" detectável

Segundo eu entendo, o cérebro de um MTF seria identico a de uma mulher cisgênero. E isso ele perceberia no dia a dia. Ao se comparar com o comportamento emoções e etc das mulheres que conhece.

Daí a gente pensa "nossa, sou igual uma menina". Entende? Por comparação, e isso aumenta com o tempo.

Quando criança a gente nota uma coisa ou duas. Vai crescendo e conhecendo melhor as mulheres e vê que a semelhança é maior.

Não é assim "essa parte do meu cérebro fica responsavel por eu me sentir mulher", pegou?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 28 de Junho de 2006, 20:51:18 »
Ah, sim, então seria essencialmente aquilo que eu havia dito, de associação social (em vez de os estereótipos sexuais de cada época e local estarem de alguma forma como em um circuito integrado cerebral), mas em vez de ser algo aparentemente mais "improvável", poderia haver alguma colaboração do cérebro ser também anatomicamente feminino em algum aspecto pertinente a essas associações. Faz mais sentido. Mas mesmo assim, não haveria a necessidade de um cérebro "totalmente" feminino, na verdade, eu acho. Até porque, segundo uma ou outra coisa que li por aí, parece que há mais diferenças cerebrais dentro de um sexo do que entre eles (ainda que talvez ainda certas diferenças mais específicas se distribuam diferentemente entre os sexos).

Sabe se já fizeram algum estudo de vários fenômenos de transexualidade e coisas parecidas em culturas não ocidentais, e se dá esse mesmo resultado? Acho que não... mas seria interessante... bem como uma coisa que vi recentemente, de MRI de homens e mulheres ser um tanto diferentes, de cada sexo usar áreas distintas para as mesmas tarefas, e as mesmas áreas para diferentes tarefas.... (como recentemente eu estou tendendo para o lado mais "blank slater" cientificamente embasado, acho interessante lembrar que a ordem em que se aprende idiomas também interfere de maneira similar)

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 02 de Julho de 2006, 21:29:56 »
Ah, sim, então seria essencialmente aquilo que eu havia dito, de associação social (..;), mas em vez de ser algo aparentemente mais "improvável", poderia haver alguma colaboração do cérebro ser também anatomicamente feminino em algum aspecto pertinente a essas associações. Faz mais sentido.

Beleza! É por aí mesmo.

Mas mesmo assim, não haveria a necessidade de um cérebro "totalmente" feminino, na verdade, eu acho.
É verdade! Só o suficiente para a pessoa se identificar com mulheres na maioria dos casos, para sentir que o corpo deveria ser o de uma mulher, enfim, para ser o que os transexuais são.

E repare que mesmo o meu não seria um caso de "totalmente feminino" se for o caso em que orientação sexual é determinada por isso também. As lésbicas seriam - se for o caso! - mulheres com tudo de mulher fora o sei lá 2% que faz elas gostarem de mulher. E eu teria uma configuração misturada.

Mas feminina o suficiente para achar que eu sou uma mulher aqui dentro.

Por falar em configuração misturada , algumas pessoas consideram que o cérebro trans é mesmo misturado e que isso faz emergir algumas habilidades como a capacidade de aprender várias línguas. Já vi citarem várias vezes (mas ainda não vi estudos sobre isso) que o número de poliglotas entre transexuais é maior que entre o resto da população.

Mas também já vi vários trans que só falam uma língua.
Sabe se já fizeram algum estudo de vários fenômenos de transexualidade e coisas parecidas em culturas não ocidentais, e se dá esse mesmo resultado?
Estudos são muito escasso mesmo dentro das culturas ocidentais. Se alguém souber, me fala.

Offline Messiah

• Nível 08
  • *
« Resposta #31 Online: 14 de Julho de 2006, 15:14:48 »
Guinevere
Quer dizer, a gente (os trans) passaria a ser visto como gente com um problema médico que precisa de cuidados, e não um bando de sem-vergonha ou coisa assim.

Eu não diria "problema médico" nem nada assim. Isso faz parecer que a transexualidade é algum tipo de doença que deve ser tratada. Não, acho que isso é uma característica pessoal, que não se deve considerar errada ou doentia ou nada assim, e que só deveria ser tratada caso fosse do desejo da própria pessoa.
Mas sim, o SUS deveria fazer cirurgias como essas.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 14 de Julho de 2006, 15:27:04 »
faz parecer que a transexualidade é algum tipo de doença que deve ser tratada.

Mas é! Meu corpo tá todinho masculino com pênis e tudo e deve ser tratado pra ficar o mais feminino possível.

Offline Messiah

• Nível 08
  • *
« Resposta #33 Online: 14 de Julho de 2006, 15:31:32 »
Isso sim. Mas não é uma doença ou algo assim. Isso faz soar estranho.
Mas que deve ser tratado, desse ponto, sim. E o SUS deveria fazer isso.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 14 de Julho de 2006, 15:33:24 »
Pra mim é uma doença. Não da mente, mas do corpo. Causa provavelmente por problemas hormonais ainda no útero da minha mãe. Claro que ninguém vai aceitar chamar isso de doença, por isso evitarei falar.

Offline Messiah

• Nível 08
  • *
« Resposta #35 Online: 14 de Julho de 2006, 15:36:52 »
Certo. Se você acha correto considerar uma doença, consideremos assim. Só achei que seria meio ofensivo.
É uma incompatibilidade entre o sexo real da pessoa e seu corpo.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 14 de Julho de 2006, 15:43:45 »
Não sexo. Gênero.

É uma incompatibilidade entre o gênero "real" (psicológico) da pessoa e seu sexo (corpo)

Offline Messiah

• Nível 08
  • *
« Resposta #37 Online: 14 de Julho de 2006, 15:58:20 »
Exato. Foi isso o que quis dizer. Gênero.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!