Mas a alma 1 pode ser algo totalmente diferente da alma 2. A alma 1 pode ser algo como dizem os budistas: não depende da memória, ou da inteligência, ou da linguagem ou de outra coisa qualquer. A alma 1 pode ser apenas o senso que se tem de sermos uma entidade. O resto pode morrer sem afetar esse senso...
Isso lembra umaa espécie de "terceira teoria" em que o seres vivos(no geral) tem uma "substância" que não é responsável pelas faculdades mentais(até consciência) sendo responsável apenas em "dar vida".Ela é chamada de vitalismo.
Porém tal é refutada a partir de quando se mostra que a vida e sua manutenção dependem da bioquímica e biofísica do corpo, ao invés de uma substância que não seja matéria ou energia.
É assim... eu estudo biologia e não me passa pela cabeça aplicar qualquer conceito de vitalismo no meu futuro como biologo.O meu ponto é apenas este: A ciência não pode provar que a alma 1 não existe, porque a ciência não pode provar uma negativa. A refutação que a biologia faz do vitalismo é formal. A ciência só se preocupa com o que pode medir. Eu concordo que o vitalismo é inutil numa explicação ciêntífica. Mas eu nunca falei que a alma 1 é um conceito científico. É o mesmo com Deus. Formalmente a ciência não considera Deus nas suas explicações, porque a ciência é naturalista.
Eu não estava falando que você vai aplicar na biologia, mas no geral.A ciência pode provar uma negativa de duas formas:
-provando que a hipótese contrária é verdadeira, é o que acontece frequentemente
- em condições limitadas, uma negativa é difícil de provar, mas não impossível, geralmente porque os defensores dá teoria em decadência aplicam ad-hoc(uma correção na teoria original para explicar os resultados experimentais ou predições que a contradizem)
A Ciência não preocupa apenas com o que se pode medir,tanto que existem as hipóteses e suposições, claro que baseam-se em evidências, mas ela própria são explicações não-empíricas que serão testadas e refutadas.
A Ciência não é naturalista, é empírica e racional, procurando equilibrar os dois lados para que não haja carência que torna qualquer conhecimento manco(inclusive a Filosofia).Aliás, temos que parar de separar Filosofia e Ciência, ambas são guias para a racionalidade, se uma diz A e outra B, é pq uma delas está errada.