Duas opções:
1. Se você quer simplesmente voltar a ir dormir mais cedo, banhos de Sol resolvem. Não vou fazer um tratado explicando o porquê, pois o Google te dará todos os porquês. Tem a ver com melanina e regulagem do hormônio/substância que controla o sono. Se quer uma transição lenta, banhos de sol bastam (banhos de sol, conforme recomendam os médicos; é um pouco óbvio: depois das 16:00, já que pela manhã a bela adormecida estará dormindo). Assim, seu sono virá cada dia mais cedo.
Para isso funcionar, você também não pode ignorar seu sono. Existem ciclos que vão do "ligadão" ao "morto de sono", que se fecham e recomeçam a cada cerca de uma hora e meia. Estes ciclos são divididos em outros intervalos de cerca de 15 minutos com variações das dosagens que regulam o sono... (estou sendo bastante resumido). Se você começa a ignorar o seu sono, terá mais cerca de 45 minutos de estado "ligadão" até que o "ligadão" vá gradativamente caindo até ou você ignorar o sono e continuar ligadão, ou ir se rendendo ao sono e apagar.
Sentiu o primeiro bocejo, já vá diminuido sua atividade, ou vá pra cama mesmo.
2. Se você não está preocupado com o horário que vai dormir, mas quer, simplesmente, deitar na cama e apagar, sem ficar rolando de um lado para o outro, tem um negócio que comigo funciona. Eu tenho insônia naturalmente, é só eu deitar e começam as divagações e, se eu me permitir, fico horas em devaneios sobre nada muito útil. Se a causa da sua insônia é o calor, compre um ventilador; mas, se lhe ocorre o mesmo que comigo, tente o seguinte:
- Deite numa posição confortável, de preferência a que costuma dormir;
- Se você está ligadão, relaxe e deixe que seu coração baixe o ritmo (só ficar parado por algus segundos, 10 ou 20);
- Uma vez relaxado, comece a prestar atenção à sua respiração, mas, é só para prestar atenção a ela sem querer controlá-la; se tentar controlá-la, o efeito vai ser inverso e você vai ficar mais ligadão.
- Comece a escutar sua respiração, só ela (não tente aumentar a intencidade só para "poder ouvir melhor"). Em alguns segundos, sua audição estará direcionada a ela e, se conseguir ignorar o ambiente em volta, sua respiração parecerá mais alta a cada momento (pelo simples fato de estar prestando atenção a ela).
- Tente não conectar pensamentos e apenas escutar sua respiração; comece a achá-la atraente, mas sem buscar os motivos para isso.
- Z z z z z Z z z z z . . .
Eu apago rapidinho assim.