Autor Tópico: Troca da dívida por investimento em educação  (Lida 1086 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Skorpios

  • Visitante
Troca da dívida por investimento em educação
« Online: 28 de Março de 2005, 16:42:16 »
Se der certo seria ótimo...desde que realmente os recursos fossem para educação .

Citar
Segunda-feira, 28 de março de 2005 15h28
Brasil apresenta em julho troca da dívida por investimento em educação
da Folha Online

O Brasil vai apresentar em julho, durante um encontro na Espanha, uma proposta para converter parte da dívida externa em investimentos destinados à educação. Os ministérios da Fazenda e das Relações Exteriores do Brasil vão discutir com entidades financeiras as alternativas para essa conversão e a formação de um marco referencial para orientar outras negociações.

O secretário executivo adjunto do Ministério da Educação, Jairo Jorge, avalia que "há um clima internacional favorável a essa idéia porque o mundo está consciente sobre a importância da educação para o crescimento sustentável de um país".

A idéia consiste em destinar à educação parte de recursos que pagariam dívidas com outros países e organismos multilaterais (como Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento e o Fundo Monetário Internacional), que respondem por quase 20% da dívida brasileira. Hoje, a dívida externa do país tem valor aproximado de R$ 545 bilhões.

Já existem propostas de conversão que privilegiam países altamente endividados, como a Nicarágua, Equador e a Bolívia, mas não atingem países como o Brasil. Para o secretário, a iniciativa da Espanha de perdoar 60 milhões de euros da dívida externa argentina demonstrou que os países que não estão no grupo dos altamente endividados também precisam desse tipo de apoio.

O secretário diz que não haverá obstáculos nas negociações com as instituições financeiras multilaterais. "Esses organismos já têm a visão de que a educação não é um gasto, mas um investimento". De acordo com dados do Banco Mundial, a América Latina tinha, em 2002, uma dívida externa de US$ 728 bilhões --um aumento de cerca de 63% se comparado com 1990.

Para o representante da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) no Brasil, Jorge Werthein, países endividados enfrentam dificuldades para investir em políticas sociais. Ele diz que a proposta de negociar parte da dívida não compromete a relação do país com outros credores. "O Brasil tem uma excelente imagem internacional, e o mundo está convencido de que é necessário fazer investimentos em educação, ciência e tecnologia. O retorno é muito alto."

Com informações do MEC




http://noticias.bol.com.br/educacao/2005/03/28/ult305u17227.jhtm

Offline Osias

  • Nível 18
  • *
  • Mensagens: 514
Re.: Troca da dívida por investimento em educação
« Resposta #1 Online: 28 de Março de 2005, 16:46:08 »
mole! Agora é só qualquer governo parar de investir em educação por alguns anos e depois fazer a mesma proposta e embolsar tudo.

Poindexter

  • Visitante
Re.: Troca da dívida por investimento em educação
« Resposta #2 Online: 28 de Março de 2005, 16:51:48 »
Exato, osias. Não era de se surpreender: é este novo gabinete liberalista dando ao contribuinte espanhol o "direito decidir"... depois ainda dizem que os terroristas querem governos conservadores no Ocidente... aquela explosão parece ter influído muito para a vitória dos liberalistas.

Offline Osias

  • Nível 18
  • *
  • Mensagens: 514
Re: Re.: Troca da dívida por investimento em educação
« Resposta #3 Online: 28 de Março de 2005, 16:54:28 »
Citação de: Poindexter
depois ainda dizem que os terroristas querem governos conservadores no Ocidente... aquela explosão parece ter influído muito para a vitória dos liberalistas.
Por favor, eu não estou bem hoje, não faça mingau com meu cérebro. Me explica o que isso tem a ver com...

quer dizer, deixa pra lá!

Poindexter

  • Visitante
Re: Re.: Troca da dívida por investimento em educação
« Resposta #4 Online: 28 de Março de 2005, 17:03:14 »
Citação de: osias
Citação de: Poindexter
depois ainda dizem que os terroristas querem governos conservadores no Ocidente... aquela explosão parece ter influído muito para a vitória dos liberalistas.
Por favor, eu não estou bem hoje, não faça mingau com meu cérebro. Me explica o que isso tem a ver com...

quer dizer, deixa pra lá!



Explicação:

A Espanha está de gabinete novo. Até pouco tempo atrás, o gabinete era conservador, e, recentemente, passou a ser liberalista.

Logo no início desse gabinete liberalista, aparece essa proposta e, daí, estou "metendo o pau" nos liberalistas.

Aproveitei também para responder àqueles que dizem que seria bom para os terorristas que os países do Ocidente tenham governos conservadores: diz-se que "o melhor negócio" para Bin Laden era a reeleição de Bush. Minha resposta ilustra a contradição dessas alegações porque, às vésperas das eleições na Espanha, houve um ataque terrorista na Espanha que fez as intenções de voto nos conservadores despencar. Muito favoráveis aos conservadores, hein? O resultado das eleições foi a vitória dos liberalistas, e agora o contribuinte espanhol já poderá contemplar seu suado dinheiro sendo dado pelo seu governo.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!