Autor Tópico: Severino Nepotista!!  (Lida 3887 vezes)

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
Severino Nepotista!!
« Online: 30 de Março de 2005, 09:17:07 »
Se vocês lerem a Época dessa semana, tomarão conhecimento de mais uma bizarrice desse senhor.
Ele colocou 6 parentes em cargos federais, sobre a justificativa de serem graduados e assim "capacitados" (ora! por que ele não elege  pós-graduandos de Ciência Política para esses cargos?Eles parecem bem mais "capacitados").
Ele ainda emenda que se tivesse mais filhos, colocariam-nos em outros cargos!!!

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
Severino Nepotista!!
« Resposta #1 Online: 30 de Março de 2005, 10:06:37 »
Sim, ja havia lido isto.Ele prega que seus parentes tem diploma superior, logo a nomeacao dos mesmos aos cargos publicos é um "bem ao servico publico" :shock: .Um argumento destes chega a ser hilario, para nao dizer ridiculo...

Acho que na falta de argumento, qualquer "lixo" vale.Isso que é aplicacao da isonomia(sarcasmo) :D
A verdade, em sua essencia, se manifesta sob diferentes roupagens.Sabedoria é comunica-la usando-se da veste do seu interlocutor.

Offline Snake

• Nível 31
  • *
Re.: Severino Nepotista!!
« Resposta #2 Online: 30 de Março de 2005, 10:10:48 »
Ele mesmo não tem curso superior, se não me engano.
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Poindexter

• Visitante
« Resposta #3 Online: 30 de Março de 2005, 11:19:34 »
Concordo plenamente com Severino, e acho que ele está mesmo fazendo um bom serviço ao país ao nomear pessoas com nível superior. Ele está perfeitamente coerente: os cargos são de confiança e... EM QUEM AS PESSOAS MAIS COSTUMAM CONFIAR, SE NÃO EM SUAS FAMÍLIAS?

Enquanto não alterarem as características desses cargos, ele está corretíssimo: por quê colocar pessoas de menor confiança em cargos que, por definição, são de confiança?

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
Re: Re.: Severino Nepotista!!
« Resposta #4 Online: 30 de Março de 2005, 11:46:13 »
Citação de: Poindexter
Concordo plenamente com Severino, e acho que ele está mesmo fazendo um bom serviço ao país ao nomear pessoas com nível superior. Ele está perfeitamente coerente: os cargos são de confiança e... EM QUEM AS PESSOAS MAIS COSTUMAM CONFIAR, SE NÃO EM SUAS FAMÍLIAS?

Enquanto não alterarem as características desses cargos, ele está corretíssimo: por quê colocar pessoas de menor confiança em cargos que, por definição, são de confiança?
O problema nem é o cargo ser de confiança e colocar gente da família. O problema é encaixar toda a família, uns 25 membros e ficar com a maior parte da grana!

Outro problema seria a distribuição de renda que, nesse caso, ficaria restrita somente aos familiares dos já podres de rico.

PS: Point, eu não voto em você.  :roll:
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Poindexter

• Visitante
« Resposta #5 Online: 30 de Março de 2005, 11:55:18 »
Citação de: Alenônimo

O problema nem é o cargo ser de confiança e colocar gente da família. O problema é encaixar toda a família, uns 25 membros e ficar com a maior parte da grana!

O problema é, sim, os cargos serem de confiança. Havendo 100 posições a serem preenchidas, não está incorreto o deputado que puser 100 membros de sua família!

Não estou entrando no mérito sobre se isso é bom ou não para o Brasil. Meu ponto é que isso não é tecnicamente incorreto!

Por quê, neste caso, ao invés de se reclamar das leis, se reclama do Severino? Escolham o alvo certo, oras!

Outro problema seria a distribuição de renda que, nesse caso, ficaria restrita somente aos familiares dos já podres de rico.

Distribuição de renda? A população lembrar mais de pegar camisinhas nos Postos de Saúde já deve ajudar um tanto...

PS: Point, eu não voto em você.  :roll:

Ah, é assim? Então também não voto em você. :lol:

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
« Resposta #6 Online: 30 de Março de 2005, 15:37:20 »

Negrito= falácia, a pergunta já pressupõe uma resposta, mas respondendo você saberia especificar quais cargos são esses?E o que são cargos de confiança?

Pois pode estar supondo que seja assessoria ou algo do tipo...

Partindo do mesmo princípio o PT está certo ao fazer o mesmo esquema com a CEAGESP, colocando parentes ou ex-comissionados como gerentes de entrepostos e afins.Ou será apenas a Câmara  uma extensão da dinastias familiares?

Poindexter

• Visitante
« Resposta #7 Online: 30 de Março de 2005, 15:56:17 »
Citação de: Marco Prates

Negrito= falácia, a pergunta já pressupõe uma resposta,...

Não há problema, Marco... cada deputado pode decidir em quem mais confia... e pode ser que alguns deles, ou mesmo muitos deles, ou até mesmo todos eles, escolham muitos membros de suas famílias!

...mas respondendo você saberia especificar quais cargos são esses?E o que são cargos de confiança?

São cargos com o intuito de serem preenchidos pelos nomeantes por pessoas de gozam da confiança destes.

Partindo do mesmo princípio o PT está certo ao fazer o mesmo esquema com a CEAGESP, colocando parentes ou ex-comissionados como gerentes de entrepostos e afins.

Se são cargos de confiança, não está errado o PT em fazer isso. Se não são, está errado.

Ou será apenas a Câmara  uma extensão da dinastias familiares?

Claro que não. Mandatos na Câmara não são hereditários.

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
« Resposta #8 Online: 30 de Março de 2005, 16:11:02 »

Negrito= falácia, a pergunta já pressupõe uma resposta,...

Não há problema, Marco... cada deputado pode decidir em quem mais confia... e pode ser que alguns deles, ou mesmo muitos deles, ou até mesmo todos eles, escolham muitos membros de suas famílias!

...mas respondendo você saberia especificar quais cargos são esses?E o que são cargos de confiança?

São cargos com o intuito de serem preenchidos pelos nomeantes por pessoas de gozam da confiança destes.

Partindo do mesmo princípio o PT está certo ao fazer o mesmo esquema com a CEAGESP, colocando parentes ou ex-comissionados como gerentes de entrepostos e afins.

Se são cargos de confiança, não está errado o PT em fazer isso. Se não são, está errado.

Obrigado pelas respostas totalmente esclarecedoras, enfim um cargo de confiança é aquele que exige uma pessoa de confiança...

Ou será apenas a Câmara  uma extensão da dinastias familiares?

Claro que não. Mandatos na Câmara não são hereditários.

Mas o deputado pode eleger quem ele quiser, não há muita diferença.Penso que há muito cara lá com formação ou capacidade razoáveis, mas muitas vezes não é  suficiente, contando  como seu motivo de permanência  ser  primo de segundo grau daquele nordestino do PP... :P

Offline Osias

• Nível 18
  • *
« Resposta #9 Online: 30 de Março de 2005, 16:33:55 »
PD defende o nepotismo?

Definitivamente na minha lista de inimigos do Orkut!

Offline Esperto

• Nível 25
  • *
« Resposta #10 Online: 30 de Março de 2005, 16:52:21 »
nepotismo não é o problema, realmente em certos cargos de confiança, um familiar pode trazer muito mais segurança do que um desconhecido, o problema é quando vira cabide de emprego, e o cara coloca a mulé, o filho, a nora, o sobrinho, o primo doidão, sem o menor critério, simplismente dizendo que é de confiança como desculpa, quando na verdade é troca de favor, cabide, ou um jeito de aumentar seu próprio salário....

o problema não é o nepotismo, é a COMPLETA FALTA DE VERGONHA NA CARA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :evil:
filosofia de um professor meu:
"A mente abre quando o cu aperta!"

Poindexter

• Visitante
« Resposta #11 Online: 30 de Março de 2005, 17:33:04 »
Citação de: osias
PD defende o nepotismo?

Definitivamente na minha lista de inimigos do Orkut!

Eu procuro debater o âmago das questões, além dos estereótipos usuais gerados por questões de confusão ou revolta. Ao ver Severino sendo "malhado" por empregar parentes, eu não vou me basear no fato de o Brasil estar no Terceiro Mundo, ou na média salarial do povo brasileiro, ou mesmo ainda na nossa taxa de desemprego. A Justiça deve, entre outras coisas, ser cega (longe de mim querer me fazer passar por um juiz...). Baseio-me, isso sim, no fato de ser legalmente permitido que ele faça essas nomeações.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #12 Online: 30 de Março de 2005, 17:44:36 »
Sabem que o Poindexter está certo?  Se a lei dá tanto excesso de poder aos parlamentares, que importa se o abuso é feito para beneficiar parentes em vez de outros tipos de cúmplice?

Deveríamos é parar de esperar que os políticos sejam "bonzinhos" (tradução: corruptos e mancomunados com nossos interesses pessoais) e em vez disso exigir que em vez disso sejam profissionais sérios, com a obrigação de lidar com a diversidade de opiniões.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 30 de Março de 2005, 17:54:24 »
a veja também tem uma matéria metendo o pau no severino, e vai mais longe do que nepotismo...
esse cara é podre  :evil:
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Poindexter

• Visitante
« Resposta #14 Online: 30 de Março de 2005, 17:57:49 »
Citação de: Luis Dantas
Sabem que o Poindexter está certo?

:tintin:

Aí vai outra questão: imagine-se que eu sou um cidadão educado, competente e cumpridor dos meus deveres e que exista uma lei que não permita que determinados parentes (ou todos) de pessoas que exerçam o poder legislativo exerçam cargos de confiança. Daí e tenho um primo que mal via desde a infância que se torna um político daqueles que ficam 28 anos (7 mandatos) sendo constantemente eleitos deputados... seria justo que, por causa desse primo que eu nem conheço, e que talvez jamais me nomearia, ele próprio, para um cargo de confiança, eu seja privado de ser nomeado, por minha formação e competência, para cargos de confiança, mesmo que fosse por um outro deputado? Teria eu que fazer campanha CONTRA esse primo só para recuperar esse direito?

Sinceramente, acho que não. Se já é um absurdo se condenar alguém pelo crime de outro, o que dizer de se condenar alguém por ações que nem criminosas são de outras pessoas...

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
« Resposta #15 Online: 30 de Março de 2005, 18:02:42 »
Citação de: bruno
a veja também tem uma matéria metendo o pau no severino, e vai mais longe do que nepotismo...

Eu li por cima algumas coisas da Época, tem uma matéria que eu acho(só isso) que dá um perfil dos políticos brasileiros e parece que a maioria pensa que nem Severino Cavalcanti.Agora não sei nem como, nem quem fez essa pesquisa, quando eu ler dou mais detalhes(para evitar confusões)

Poindexter

• Visitante
« Resposta #16 Online: 30 de Março de 2005, 18:03:23 »

Não me dou à perda de tempo de ler nem "Veja" e nem "Época".

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
Severino Nepotista!!
« Resposta #17 Online: 30 de Março de 2005, 18:19:23 »
Acho que o PD esta certo segundo sua linha de raciocinio.Entao vamos mudar o enfoque: para que cargo de confianca???Qual a utilidade disso num sistema em que se pressupoe transparencia e publicidade????

Digo isto pois meu pai é desembargador, e nunca fui nomeada como assessora(nem pedi, e nem quero) , cargo previsto pelas leis de organizacao judiciaria.Acontece que analisando as atividades de um assessor de um desembargador(que conheco muito bem e posso opinar), em nada tem da necessidade de confianca.É um cargo puramente tecnico, o qual o assessor analisa os processos e da seu voto(que depois é copiado pelo desembargador), ou seja, é ridícula a existencia deste tipo de cargo(digo isso no judiciario).Ao menos o meu pai, por ter bom senso, visando diminuir a carga de processos, nomeou outro desembargador aposentado.Mas conheco varios "filhinhos", sem o menor conhecimento tecnico, mamando as expensas do governo nas famosas "trocas"...

Logo, o cargo de confianca no judiciario foi criado nao por haver necessidade efetiva de confianca, mas sim para funcionar como "cabide de empregos" mesmo...

Deveriam acabar com esta pouca vergonha e colocar ingresso mediante concurso.Isto é isonomia, o resto é conversa pra boi dormir(do tipo do PD)...
A verdade, em sua essencia, se manifesta sob diferentes roupagens.Sabedoria é comunica-la usando-se da veste do seu interlocutor.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 30 de Março de 2005, 18:22:52 »

Não me dou à perda de tempo de ler nem "Veja" e nem "Época".

sabe, eu também pensava assim. mas estou gostando de ver a veja, acho que devem ter mudado de editor. apesar de todos os conhecidos defeitos, está com umas reportagens boas. fora que sou vestibulando e não tenho tempo de ler a folha todo dia, então a veja é como uma síntese.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 30 de Março de 2005, 20:32:17 »
A questão da Dani é importante, até que ponto esses cargos são tão importantes?

Acho que só temos a perder colocando alguém menos capacitado somente pelo parentesco. Um cargo de confiaça demonstra, muitas vezes, ser mais um cabide de emprego do que um cargo em que as atribuições do mesmo são, de fato, importantes.

Offline Bruno Faria

• Nível 11
  • *
« Resposta #20 Online: 31 de Março de 2005, 02:44:42 »
Citação de: Luis Dantas
Sabem que o Poindexter está certo?

:tintin:

Aí vai outra questão: imagine-se que eu sou um cidadão educado, competente e cumpridor dos meus deveres e que exista uma lei que não permita que determinados parentes (ou todos) de pessoas que exerçam o poder legislativo exerçam cargos de confiança. Daí e tenho um primo que mal via desde a infância que se torna um político daqueles que ficam 28 anos (7 mandatos) sendo constantemente eleitos deputados... seria justo que, por causa desse primo que eu nem conheço, e que talvez jamais me nomearia, ele próprio, para um cargo de confiança, eu seja privado de ser nomeado, por minha formação e competência, para cargos de confiança, mesmo que fosse por um outro deputado? Teria eu que fazer campanha CONTRA esse primo só para recuperar esse direito?

Sinceramente, acho que não. Se já é um absurdo se condenar alguém pelo crime de outro, o que dizer de se condenar alguém por ações que nem criminosas são de outras pessoas...

Acho que primo é um parentesco distante para gerar uma incompatibilidade geral...
Independente disso, eu reconhço as razões do ponto de vista defendido Pelo Poindexter. Uma lei desse tipo poderia, sim, afastar gente competente de cargos públicos.
Porém, acho que os ganhos são maiores que os prejuízos. Alguém competente e preparado, mesmo que passe pela injustiça de não poder ser nomeado por ter um parente deputado, certamente acabará por arranjar outra colocação.
Já com a liberação da contratação de parentes, ninguém poderá opor nada ao nepotismo, mesmo que o deputado (ou governador, ou desembargador) não exija do parente nenhum compromisso com o trabalho.
No serviço público, eu preferia que valesse a história da "mulher de César"... Não basta ser honesta. Também é preciso parecer honesta.
Quod dixi, dixi.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #21 Online: 31 de Março de 2005, 04:28:11 »
Para quem não sabe, a contratação de parentes é muito comum aqui em Brasília.  Via de regra as autoridades indicam parentes para os cargos uns dos outros.  Isso é visto com tanta naturalidade que vive-se ouvindo garantias de que é pura coincidência.

Seria um pouco diferente se não tivéssemos tanto desnível entre as classes sociais.  A elite do poder tende a ser um tanto incestuosa e isolada, com ou sem nepotismo, devido a outras características da nossa cultura.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!