Nigeriana com filho faminto é escolhida foto do ano
O fotógrafo canadense Finbarr O'Reilly foi declarado, nesta sexta-feira. vencedor do prêmio Foto do Ano dentro do "World Press Photo 2005", com uma imagem de uma mulher nigeriana e de seu filho faminto.
A fotografia, feita em um centro de alimentação de urgência em agosto de 2005, foi a escolhida pelo júri internacional nesta 49ª edição dos prêmios mais importantes do fotojornalismo, concedidos anualmente em Amsterdã, na Holanda.
Imagem de uma mulher nigeriana venceu como melhor foto do ano no World Press Photo 2005
"Esta imagem tem de tudo: beleza, horror e desesperança. É simples, elegante e comovente", afirmou o presidente do júri, James Colton, no comunicado em que foi anunciada a lista de agraciados.
Participaram desta edição 83.044 imagens feitas por 4.448 profissionais de 122 países. Os 14 membros do júri internacional premiaram 63 fotógrafos de 25 países.
Além de ganhar o prêmio Foto do Ano, O'Reilly, da agência Reuters, ganhou um dos reconhecimentos na categoria de "Gente nas Notícias" com sua imagem, intitulada "Mãe e Filho em um Centro de Alimentação".
O vencedor da categoria de imagens de notícias foi o libanês Mohammed Azakir, com uma foto sobre a explosão de um carro-bomba em Beirute, enquanto o britânico Ben Curtis, da agência Associated Press, foi o vencedor da categoria séries informativas com imagens sobre a violência durante as eleições presidenciais do Togo.
Em fotografias de esportes, o primeiro prêmio foi para o americano John Mabanglo, da agência européia EPA, com uma imagem de uma atleta saltando durante o campeonato do mundo de esportes aquáticos de Montreal, no Canadá.
A guerra no Iraque, o terremoto na Caxemira, os atentados terroristas de Londres, o maremoto do Sudeste Asiático, o furacão Katrina, o conflito entre israelenses e palestinos, e a fome na África foram os temas das fotos que levaram a maioria dos prêmios nas categorias de notícias.
Fonte:
Folha Galeria de fotos vencedoras:
aqui