Autor Tópico: Fanatismo em sistemas operacionais ... aff  (Lida 1598 vezes)

Offline H3rmam

• Nível 03
  • *
Fanatismo em sistemas operacionais ... aff
« Online: 10 de Fevereiro de 2006, 20:38:11 »
Vejam isso :

http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=4227&pagina=5            :D :D

O último comentário é meu.

Offline H3rmam

• Nível 03
  • *
Re: Fanatismo em sistemas operacionais ... aff
« Resposta #1 Online: 10 de Fevereiro de 2006, 20:39:25 »
era o último ..........

Offline H3rmam

• Nível 03
  • *
« Resposta #2 Online: 10 de Fevereiro de 2006, 21:58:52 »
Rsrs tomei lição de moral no mesmo ... eita vergonha

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 11 de Fevereiro de 2006, 00:02:52 »
"Eu nunca entraria em um fórum cristão falando sobre as maravílhas que o Linux fez na minha vida, que eu creio que o seu kernel é monolítico e que ele transforma códigos-fonte em binários usando gcc."

Putz, essa eu vou lembrar pro resto da vida.

:D

Offline Freddy Hazuki

• Nível 23
  • *
« Resposta #4 Online: 11 de Fevereiro de 2006, 02:00:14 »
em fanatismos, tem gente que em vez de adorar algum santo adora a um pinguin... eu acho a mesma coisa.. o fanatismo e a cegueira são iguais...
“Milagre: um acontecimento descrito por aqueles que souberam dele por gente que não o viu.”

Elbert Hubbard

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 12 de Fevereiro de 2006, 02:00:26 »
Não quando o sistema funciona.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline H3rmam

• Nível 03
  • *
« Resposta #6 Online: 12 de Fevereiro de 2006, 02:21:09 »
O pau ta quebrando .... Imagina o cara fazer scripts com mensagens religiosas ...   :D

em fanatismos, tem gente que em vez de adorar algum santo adora a um pinguin... eu acho a mesma coisa.. o fanatismo e a cegueira são iguais...

:(   seria eu um evangélico fanático do open source ?  talvez tenha razão ... recordo-me que só entrava no fórum do ateus.net para postar meus screens do slack ... não vou dormir agora  :(

Offline Freddy Hazuki

• Nível 23
  • *
« Resposta #7 Online: 12 de Fevereiro de 2006, 03:10:29 »
é sim, tu vai discutir com ele, e ele nunca vai ouvir argumentos, nunca vai aceitar ouvir uma opinião contraria... e a cegueira é que mesmo que ele veja um erro ele nunca vai querer aceita-lo, nunca vai admitir o erro.. (no caso do sistema operacional)

é como discutir com aquelas pessoas que ficam citando a bilbia.. maior saco...

O pau ta quebrando .... Imagina o cara fazer scripts com mensagens religiosas ... :D

:( seria eu um evangélico fanático do open source ? talvez tenha razão ... recordo-me que só entrava no fórum do ateus.net para postar meus screens do slack ... não vou dormir agora :(

hehehhehe, fanatismo é ruim em qualquer q seja o assunto
“Milagre: um acontecimento descrito por aqueles que souberam dele por gente que não o viu.”

Elbert Hubbard

Offline ThePlaceboBoy

• Nível 10
  • *
  • Love will tear us apart.
« Resposta #8 Online: 12 de Fevereiro de 2006, 13:49:47 »
Fanatismo não, é só um Gentoo stage 1. É ver para crer :D
Your GOD device is unspecified or not detected. Cannot sync. Faith panic.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 12 de Fevereiro de 2006, 15:04:23 »
O que nunca acontece. A não ser que você tenha o divino e inexistente GoogleOS. :D

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 12 de Fevereiro de 2006, 23:25:17 »
Fanatismo não, é só um Gentoo stage 1. É ver para crer :D

EU ainda não sou macho pra isso.  Só isntalei gentoo stage 2 e o LFS!

Compilar um compilador continua sendo uma experiência alucinante!
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2006, 23:29:18 por SnowRaptor »
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline ThePlaceboBoy

• Nível 10
  • *
« Resposta #11 Online: 13 de Fevereiro de 2006, 01:30:31 »

EU ainda não sou macho pra isso.  Só isntalei gentoo stage 2 e o LFS!

Compilar um compilador continua sendo uma experiência alucinante!

O Gentoo  stage 1 requer uma dose farta de tempo para ser concluído, mas não representa tarefa tão hercúlea assim. Todo o processo encontra-se extremamente bem documentado, principalmente no que diz respeito a grupos e fóruns de discussão. Aliás, é altamente recomendável ler as FAQ's e as principais threads a fim de se evitar descuidos e seu conseqüente desperdício de tempo.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 13 de Fevereiro de 2006, 01:46:05 »
EU sei. Só não  fiz stage 1 pq levei 3 dias pra completar o stage 2

E eu já fiz LFS... me orgulho disso... apesar de não estar pronto ainda...
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 13 de Fevereiro de 2006, 01:48:58 »
O Gentoo é aquela distribuição que compila todos os pacotes de acordo com seu computador na instalação, não? Se for, ele fica tão bom assim depois de instalado?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 13 de Fevereiro de 2006, 01:54:03 »
O Gentoo é aquela distribuição que compila todos os pacotes de acordo com seu computador na instalação, não? Se for, ele fica tão bom assim depois de instalado?

Sim, fica excelente, meu note (64 bits) é uma flecha no linux e uma carroça no windows. Dá rpa colocar uma quantidade incomensurável de flags de otimização, daquelas que o programa só vai funcionar nos eu processador, mas vai voar nele. COisa impossível de fazer em distribuiçào binária, que rpecisa garantir que vá rodar na maioria dos computadores.

Sem contar que você pdoe selecionar bem mais cudiadosamente os pacotes que entram.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 13 de Fevereiro de 2006, 02:07:08 »
Qual seu pc? Pelo que entendi em posts anteriores, a instalação 'média' demorou 3 dias? :|

Pelo menos dá pra reiniciar no meio da instalação e continuar depois?
« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2006, 02:08:41 por Oceanos »

Offline ThePlaceboBoy

• Nível 10
  • *
« Resposta #16 Online: 13 de Fevereiro de 2006, 07:57:05 »
Qual seu pc? Pelo que entendi em posts anteriores, a instalação 'média' demorou 3 dias? :|

Pelo menos dá pra reiniciar no meio da instalação e continuar depois?

Há a possibilidade de se interromper a compilação em qualquer ponto. Não se perde completamente a instalação, perde-se somente o binário do arquivo que estava sendo compilado. Ainda, dependendo do estágio em que se encontra o sistema, pode ser preciso ter de remontar os dispositivos e reconfigurar a rede depois de uma reinicialização.

O tempo médio para o término da instalação varia muito de máquina para máquina e de usuário para usuário (!).

Offline ThePlaceboBoy

• Nível 10
  • *
« Resposta #17 Online: 13 de Fevereiro de 2006, 07:58:04 »
Tem uma camisa do gentoo com a seguinte frase:

I'd rather be compiling...

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #18 Online: 13 de Fevereiro de 2006, 10:24:19 »
Eu não acho a otimização um bom motivo para usar o Gentoo; ela não faz muita diferença e deixou de ser um dos pilares da distribuição há tempos. Aliás, é justamente pelos usuários que colocam CFLAGS absurdas - os chamados "ricers" - tentando obter o máximo de otimização (o que nem sempre acontece; algumas CFLAGS tendem a deixar o programa mais lento) que o Gentoo tem uma má fama em alguns lugares, principalmente em listas de discussão do Debian.

E há algum tempo os stages 1 e 2 foram removidos da documentação, devido aos problemas que eles estavam causando.

Mas ainda existem vantagens nessa distro (que eu uso), como a qualidade do Portage (gerenciador de pacotes), a documentação e comunidade (geralmente dá pra resolver um problema bem rápido), e aparentemente programas compilados são mais estáveis que os binários (não vi testes sobre isso, mas é o que acontece aqui).
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline ThePlaceboBoy

• Nível 10
  • *
« Resposta #19 Online: 13 de Fevereiro de 2006, 12:48:21 »
Eu não acho a otimização um bom motivo para usar o Gentoo; ela não faz muita diferença e deixou de ser um dos pilares da distribuição há tempos. Aliás, é justamente pelos usuários que colocam CFLAGS absurdas - os chamados "ricers" - tentando obter o máximo de otimização (o que nem sempre acontece; algumas CFLAGS tendem a deixar o programa mais lento) que o Gentoo tem uma má fama em alguns lugares, principalmente em listas de discussão do Debian.

E há algum tempo os stages 1 e 2 foram removidos da documentação, devido aos problemas que eles estavam causando.

Mas ainda existem vantagens nessa distro (que eu uso), como a qualidade do Portage (gerenciador de pacotes), a documentação e comunidade (geralmente dá pra resolver um problema bem rápido), e aparentemente programas compilados são mais estáveis que os binários (não vi testes sobre isso, mas é o que acontece aqui).

Ela não faz diferença?? Necessariamente, um fonte de SO compilado especificamente para uma arquitetura X vai exibir desempenho igual ou melhor do que o mesmo fonte de SO compilado de forma genérica - a não ser que a arquitetura forneça instruções específicas ineficientes (!). Isso tem a ver com o conjunto especial de instruções otimizadas da máquina (SSE, SSE2, MMX, 3DNOW) e outros recursos especiais, predição de desvio e pipeline, por exemplo.  Nestes dois últimos, a ordem relativa das instruções  no código influi muito, podendo conseqüênciar ganhos enormes de tempo de processamento. E ainda existem vários outros motivos, como poder deixar o kernel mais light e eficiente através da remoção de recursos desnecessários ao hardware atual. É claro que todas as distros permitiriam, à priori, que se recompile o SO completamente. Mas só o gentoo realmente encoraja isso.
      Continuando, os stages 1 e 2 foram removidos apenas da documentação oficial, tais stages ainda são possíveis. Um stage 3 é perfeitamente capaz de suprir os stages 1 e 2. Como?? Veja:

Bootstrapping means building the toolchain (the C library and compiler) for your system after which you install all core system packages. To bootstrap the system, perform a stage3 installation. Before you start the chapter on Configuring the Kernel, modify the bootstrap.sh script to suit your needs and then run it:

Code Listing 3.7: Bootstrapping the system

# cd /usr/portage/scripts
# vi bootstrap.sh

# ./bootstrap.sh

Next, rebuild all core system packages with the newly built toolchain. We need to rebuild them since the stage3 tarball already offers them:

Code Listing 3.8: Rebuilding the core system packages

# emerge -e system

Abraços.

Offline ThePlaceboBoy

• Nível 10
  • *
« Resposta #20 Online: 13 de Fevereiro de 2006, 12:50:00 »
e aparentemente programas compilados são mais estáveis que os binários (não vi testes sobre isso, mas é o que acontece aqui).

Podem não ser. Algumas flags (otimização agressiva demais) introduzem erro de semântica no código.

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #21 Online: 13 de Fevereiro de 2006, 22:38:42 »
Ela não faz diferença?? Necessariamente, um fonte de SO compilado especificamente para uma arquitetura X vai exibir desempenho igual ou melhor do que o mesmo fonte de SO compilado de forma genérica - a não ser que a arquitetura forneça instruções específicas ineficientes (!). Isso tem a ver com o conjunto especial de instruções otimizadas da máquina (SSE, SSE2, MMX, 3DNOW) e outros recursos especiais, predição de desvio e pipeline, por exemplo.  Nestes dois últimos, a ordem relativa das instruções  no código influi muito, podendo conseqüênciar ganhos enormes de tempo de processamento.

Poderia mostrar alguns dados? Isso não é o que minha experiência com distros tem mostrado.

e aparentemente programas compilados são mais estáveis que os binários (não vi testes sobre isso, mas é o que acontece aqui).

Podem não ser. Algumas flags (otimização agressiva demais) introduzem erro de semântica no código.

Sim, eu estava falando de CFLAGS seguras.
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline ThePlaceboBoy

• Nível 10
  • *
« Resposta #22 Online: 14 de Fevereiro de 2006, 04:03:33 »
Ela não faz diferença?? Necessariamente, um fonte de SO compilado especificamente para uma arquitetura X vai exibir desempenho igual ou melhor do que o mesmo fonte de SO compilado de forma genérica - a não ser que a arquitetura forneça instruções específicas ineficientes (!). Isso tem a ver com o conjunto especial de instruções otimizadas da máquina (SSE, SSE2, MMX, 3DNOW) e outros recursos especiais, predição de desvio e pipeline, por exemplo.  Nestes dois últimos, a ordem relativa das instruções  no código influi muito, podendo conseqüênciar ganhos enormes de tempo de processamento.

Poderia mostrar alguns dados? Isso não é o que minha experiência com distros tem mostrado.

Para mim ficou bastante claro isso, principalmente pela minha experiência advinda do curso de Ciência da Computação aqui na Federal de Viçosa. As matéria sobre organização de computadores dão uma idéia bem clara sobre a diferença de desempenho quando o código se adequa à arquitetura específica, o que era de se esperar, intuitivamente. Mas se você quer dados, eles existem. Vc mesmo pode fazer um benchmarking. Eu não vou procurar dados no google simplesmente porque acho que a minha participação no debate já ficou de bom tamanho.

Abraços.

PS. (curiosidade): Todos os computadores destinados aos alunos do nosso departamento de informática são terminais leves rodando Gentoo / win 2003 server.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 14 de Fevereiro de 2006, 12:26:11 »
PS. (curiosidade): Todos os computadores destinados aos alunos do nosso departamento de informática são terminais leves rodando Gentoo / win 2003 server.

O 2003 server é o mais decente dos windows q já vi. É mais moderno que o XP e, ao contrário dele, não presume que o usuário seja uma porta.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!