As teorias GUT (Grand Unified Theory) na verdade buscam unificar apenas três das quatro forças, a interação gravitacional fica de fora. As teorias que buscam unificar as três forças são as teorias de tudo (TOE - Theory Of Everything).
Obrigado pela correção. ^^
De fato, o modelo cosmológio prevê essa mesma unificação conforme se aproxima do Big Bang. O limite atual para o que se sabe a respeito da história do Universo é t=10
-43 segundos, que é precisamente o momento em que a gravitação se "separou" das outras interações. Em t=10
-35 é a vez da força forte, e finalmente em t=10
-12 a fraca e a eletromagnética se tornam distintas.
Quanto ao sucesso da GUT em descrever as três interações, ainda depende de confirmação experimental, já que ela prevê o decaimento do próton e a existência de monopolos magnéticos, até hoje não observados.
Ahh o decaimento do próton... duvido que algum dia detectem isso. Levando em conta que o tempo de vida médio dele é algo em torno de 10
20 vezes a idade do universo...

(...) a existência de monopolos magnéticos...
Aproveitando a presença dos físicos... 
Já fiz algumas pesquisas a respeito, mas até agora não consegui compreender bem esta questão dos monopolos magnéticos.
Alguém se dispõe a dar alguns esclarecimentos?
Basicamente a não existência de monopolos magnéticos quer dizer que não existe uma "carga magnética", como é o caso da carga elétrica, por exemplo. Se você pega um elétron, ele é um monopolo elétrico, porque tem uma única polaridade. Se você aproxima um próton dele, surge um campo elétrico entre os dois, levando a uma diferença de potencial.
Não dá pra fazer o mesmo com o campo magnético, essencialmente porque segundo o eletromagnetismo "convencional" o campo magnético é um mero efeito da aceleração de cargas elétricas. Não se pode separar os pólos Norte e Sul, porque no fundo eles existem na forma da rotação de uma carga elétrica. Não há nada que se possa fazer para separar um do outro: se você inverter o sentido da rotação, só inverte a orientação dos pólos; se interromper a rotação, eles somem.