Autor Tópico: Toxoplasma e comportamento  (Lida 755 vezes)

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Toxoplasma e comportamento
« Online: 11 de Fevereiro de 2006, 18:52:30 »
Cientistas do Laboratory Research at the Stanley Medical Research Institute, de Oxford, anunciaram que a mente “?” (comportamento “?”) de ratos infectados com o parasita Toxoplasma gondii foi sutilmente alterada. Em uma série de experimentos, eles demonstraram que ratos saudáveis evitam prudentemente áreas contendo urina de gato. De fato, quando cientistas testam drogas ansiolíticas em ratos, eles usam, eles usam a urina do gato para induzir um pânico neuroquímico.
Porém, ratos infectados com o parasita não apresentam a mesma reação. Na realidade, alguns deles perseguem seqüencialmente estas mesmas áreas.
Agora, os pesquisadores se perguntam se algo semelhante ocorreria com humanos.

Fonte: www.livescience.com/scienceoffiction/060210_technovelgy.html
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
Re: Toxoplasma e comportamento
« Resposta #1 Online: 11 de Fevereiro de 2006, 18:58:43 »
Essa não é uma notícia nova, mas esse efeito da toxoplasmose realmente é  muito interessante.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 11 de Fevereiro de 2006, 19:22:16 »
Essa não é uma notícia nova, mas esse efeito da toxoplasmose realmente é muito interessante.

E já existe sequência de estudos no caso de humanos?
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #3 Online: 11 de Fevereiro de 2006, 19:33:41 »
Essa não é uma notícia nova, mas esse efeito da toxoplasmose realmente é muito interessante.
E já existe sequência de estudos no caso de humanos?
Não que eu saiba. Mas o humano é um hospedeiro "acidental" do toxoplasma, que evoluiu com o gato e o rato como hospedeiros. E é o exemplo mais impressionante de parasita que muda o comportamento do hospedeiro para facilitar a sua transmissão.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Atheist

• Visitante
« Resposta #4 Online: 14 de Fevereiro de 2006, 02:14:27 »
Realmente é um caso fantástico, digno de ficção científica...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!