Autor Tópico: Viagem de astronauta é "marketing", diz diretor do CTA  (Lida 527 vezes)

Offline Freddy Hazuki

• Nível 23
  • *
Viagem de astronauta é "marketing", diz diretor do CTA
« Online: 15 de Fevereiro de 2006, 13:08:38 »
Viagem de astronauta é "marketing", diz diretor do CTA

O novo diretor do CTA (Centro Técnico Aeroespacial), tenente-brigadeiro-do-ar Carlos Augusto Leal Velloso, afirmou que a viagem do astronauta brasileiro ao espaço é "questão de marketing" e que a experiência "não trará nenhum avanço científico para o Brasil".

Velloso, entretanto, defende a viagem do tenente-coronel da FAB (Força Aérea Brasileira) Marcos Cesar Pontes. Para Velloso, gastar cerca de US$ 10 milhões com o lançamento do primeiro astronauta brasileiro é melhor do que "pagar mensalão" e ainda servirá para divulgar o programa espacial brasileiro.

"Eu acho que, para efeito do que se pretendia com o vôo do astronauta, que era dar visibilidade ao programa espacial brasileiro de uma maneira geral, está sendo muito bom. Estamos mostrando o programa espacial para o país inteiro", disse Velloso no final da tarde de anteontem, após entrevista coletiva sobre as mudanças na estrutura do CTA, em São José dos Campos (interior paulista).

Pontes viajará à ISS (Estação Espacial Internacional) a bordo da nave russa Soyuz. O lançamento está marcado para o dia 30 de março. Atualmente, ele passa por um período de treinamento na Cidade das Estrelas, na Rússia. Pontes aproveitará o ambiente de microgravidade para fazer alguns experimentos encomendados por instituições nacionais.

Na semana passada, a Folha revelou que a viagem, antes prevista para outubro, foi adiada para março a pedido do governo brasileiro. As eleições teriam motivado o pedido. O ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, negou que o adiamento tenha motivação política.

Quando lhe perguntaram se considerava razoável o governo gastar US$ 10 milhões com o projeto, sob o argumento de dar visibilidade ao programa, Velloso citou o escândalo do "mensalão" para defender sua posição.

"Eu acho que foi bom [o investimento]. É uma opinião pessoal. Tem gente que prefere dar US$ 10 milhões para mensalão do que lançar um astronauta. Eu acho que o mensalão foi muito pior do que o astronauta", disse.

"O fato de ele [Pontes] voar não traz nenhum avanço tecnológico. Claro que alguma coisa você ganha de conhecimento. Mas o que quero dizer é que nessa etapa o programa espacial está ganhando, porque está sendo divulgado para a nação", declarou. Segundo ele, é preciso mostrar à população que "um programa espacial não é só lançar um foguetinho".

Velloso ainda lembrou que o lançamento do astronauta brasileiro foi apenas um dos pontos do acordo original, que previa ainda a transferência de tecnologia para o Brasil, que então ficaria responsável pela fabricação de componentes para a ISS.

Fonte: Folha
“Milagre: um acontecimento descrito por aqueles que souberam dele por gente que não o viu.”

Elbert Hubbard

Offline Washington

• Nível 13
  • *
Re: Viagem de astronauta é "marketing", diz diretor do CTA
« Resposta #1 Online: 15 de Fevereiro de 2006, 16:53:41 »
astronautica sempre foi assim, eu mesmo acho mais importante o acordo que o Presidente Lula, fechou com a Russia para transferência de tecnologia
de um foguete já usado pelos russos.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
Re: Viagem de astronauta é "marketing", diz diretor do CTA
« Resposta #2 Online: 15 de Fevereiro de 2006, 16:58:00 »
Quer uma coisa melhor que pagar mensalão? Me devolve todo meu dinheiro gasto em imposto que eu te mostro!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!