Autor Tópico: Proposta golpista  (Lida 983 vezes)

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Proposta golpista
« Online: 15 de Fevereiro de 2006, 20:55:26 »
Era só o que faltava!
O assessor para assuntos internacionais do presidente Lula, Marco Aurélio Garcia, propôs, diante da confusa situação da eleição haitiana, que se desconsidere os votos nulos e brancos, numa flagrante proposta golpista, uma vez que as regras não prevêem isso.
O objetivo é diminuir o número de votos válidos para que o candidato primeiro colocado, René Préval, alcance a maioria absoluta e seja declarado vencedor, evitando um segundo turno, e, segundo ele, evitando o prolongamento da crise.
 :shock: :shock: :shock:
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
Re: Proposta golpista
« Resposta #1 Online: 17 de Fevereiro de 2006, 15:34:38 »
E lá se vai nossa cadeira permanente no CS da ONU...
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #2 Online: 17 de Fevereiro de 2006, 16:07:13 »
E lá se vai nossa cadeira permanente no CS da ONU...

Que a gente não ia conseguir mesmo... os USA e a China já declaram serem contra essa idéia...
Além dos nossos próprios amigos argentinos, que não vêem o Brasil como liderança latina...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #3 Online: 17 de Fevereiro de 2006, 23:46:55 »
Só um louco pra dar isso ao Brasil.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 18 de Fevereiro de 2006, 00:18:34 »
E pelo visto, a proposta colou, com algumas "adaptações".

Que exemplo de democracia é esse?

BBC
O acordo foi fechado em uma reunião de emergência entre integrantes do governo e do conselho eleitoral, que concordaram em distribuir os votos em branco entre todos os candidatos de maneira proporcional.

Graças ao acordo anunciado no dia 16 de fevereiro, parte das urnas cuja legalidade dos votos estava em discussão foram desconsideradas e Préval foi declarado vencedor da eleição com 51,1% dos votos com base em 96% dos postos de votação.

O candidato mais próximo de Préval foi o também ex-presidente Leslie Manigat, que recebeu cerca de 12% dos votos.
"Por quê?"

Chaves

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #5 Online: 18 de Fevereiro de 2006, 02:45:24 »
Eles que se entendam por lá sobre essa eleição. Estou me lixando. Nem sei o que o Brasil tá fazendo lá.

E quanto à cadeira da ONU para o Brasil, não só o Brasil não a mecere, como se pegasse essa cadeira, ficaria pior para a gente. O Brasil é um país tido como neutro em quase todas as questões. Nesse caso, uma cadeira na ONU forçaria o Brasil a sair de cima do muro e defender um dos lados de alguma questão, como o conflito de Israel e Palestina, ou Colômbia e EUA. Coisas assim…

E o Brasil não merece uma cadeira pois não tem culhões para mandar em porra nenhuma. Para vários outros países, é só um paisinho grande que fica meio que para baixo do Equador e cuja a capital é Buenos Aires, só para terem idéia da nossa importância.

O Brasil precisa crescer muito para ter direito a uma cadeira na ONU. Precisa se impôr no Mercosul como o manda chuva (a Argentina por exemplo não reconhece o Brasil como um líder). Precisa aproveitar a onda de Combustíveis Renováveis e ser o maior exportador de cana-de-açúcar no Mundo, abastecendo todos os outros países (teríamos o mesmo respeito que a Arábia Saudita tem em relação ao Petróleo). Precisa eliminar a corrupção e baixar os impostos (para se tornar um local atrativo para se fazer negócios internacionais).
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 18 de Fevereiro de 2006, 14:28:03 »
E quanto à cadeira da ONU para o Brasil, não só o Brasil não a mecere, como se pegasse essa cadeira, ficaria pior para a gente. O Brasil é um país tido como neutro em quase todas as questões. Nesse caso, uma cadeira na ONU forçaria o Brasil a sair de cima do muro e defender um dos lados de alguma questão, como o conflito de Israel e Palestina, ou Colômbia e EUA. Coisas assim…

Realmente, é algo que deve ser considerado.
E, afinal, o que que ganha em ser membro permanente desse tal conselho?
"Por quê?"

Chaves

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #7 Online: 18 de Fevereiro de 2006, 15:22:33 »
Poder para decidir quem vai ser invadido ou não, poder para veto sobre assuntos polêmicos e que podem afetar mundialmente a economia...

nada de mais na verdade... :lol:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 18 de Fevereiro de 2006, 15:45:32 »
Poder para decidir quem vai ser invadido ou não, poder para veto sobre assuntos polêmicos e que podem afetar mundialmente a economia...

nada de mais na verdade... :lol:

Pelo que sei, o Conselho de Segurança só trata de questões de paz e segurança.
Questões econômicas são tratadas no âmbito do Conselho Econômico e Social, conhecido pela sigla ECOSOC. Ocupa-se de problemas econômicos, tais como o comércio, os transportes, a industrialização e o desenvolvimento econômico...

É claro que as questões tratadas no Conselho de Segurança têm impactos profundos na vida econômica do planeta (crises no Oriente Médio x Petróleo, por exemplo).

Mas será que vale mesmo a pena brigar por uma vaga, considerando-se o custo/benefício?

Um detalhe que pode ser esclarecedor: site do Ministério das Relações Exteriores:

"Atualmente, 15 países constituem o Conselho de Segurança, dos quais dez são eleitos por um sistema rotativo, com mandatos de dois anos, e cinco - Reino Unido, Estados Unidos, Rússia, França e China - são membros permanentes. O Governo brasileiro defende a idéia de que o número e a composição dos membros do Conselho devem ser revistos num contexto mais abrangente, que inclui o papel das Nações Unidas na promoção do desenvolvimento econômico e social, no respeito aos direitos humanos e liberdades fundamentais e na promoção de um ambiente normativo estável e previsível para o comércio e o investimento internacional."
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2006, 15:48:06 por HSette »
"Por quê?"

Chaves

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #9 Online: 18 de Fevereiro de 2006, 16:54:03 »
Hnnn... desde quando você acha que guerra é diferente de economia?

Qto a invasão do Iraque (que não foi legitimada pelo CS) afetou nossa economia??

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 18 de Fevereiro de 2006, 17:40:43 »
Hnnn... desde quando você acha que guerra é diferente de economia?

Qto a invasão do Iraque (que não foi legitimada pelo CS) afetou nossa economia??

Não, Diego, eu não penso assim e nem disse isso!

Talvez vc não tenha lido o post com atenção, pois eu até ressaltei a relação Crise no Oriente Médio x Petróleo.

O ponto que estou frisando é a necessidade de uma análise custo/benefício da proposta.
"Por quê?"

Chaves

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #11 Online: 19 de Fevereiro de 2006, 08:47:41 »
Pelo que você mesmo disse, a posição "neutra" do Brasil com relação a essas crises internacionais poderia ser favorável justamente no sentido que outras nações buscariam alianças conosco por termos esse histórico de neutralidade...

O poder que uma posição permanente no CS da ONU traz é sem igual...
Acho que as vantagens seriam satisfatórias...

Entretanto, muito se fala em uma reforma da ONU em geral já que houveram muitas mudanças desde a 2ª guerra e o mundo já não está mais centralizado nesses países (os membros permanentes são vencedores da 2ª Guerra Mundial) e o Japão por exemplo, é o país que mais contribui com a organização e mesmo assim não possui poder de veto...

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 19 de Fevereiro de 2006, 11:49:00 »
outras nações buscariam alianças

Este é o ponto.
Fazer alianças implica, na outra ponta, em criar focos de atritos.

Mas, no frigir dos ovos, penso que a idéia é interessante e benéfica.
Se o Brasil deseja atingir o status de um país de 1a. linha, é inevitável que enfrentemos divergências cada vez mais graves.
Aliás, já estamos assistindo isso em várias frentes na área de comércio exterior.

E enfrentar essas divergências ocupando um posto de relevância no âmbito das  Nações Unidas é muito mais confortável.
"Por quê?"

Chaves

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!