Autor Tópico: Privatizar é a solução?  (Lida 1065 vezes)

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
Privatizar é a solução?
« Online: 18 de Fevereiro de 2006, 14:27:31 »
17/02/2006 - 20h40m
Petrobras tem lucro histórico de R$ 23,7 bilhões

Juliana Rangel - Globo Online

RIO - A Petrobras anunciou nesta sexta-feira um lucro líquido recorde de R$ 23,7 bilhões em 2005, com crescimento de 40% em relação ao ganho 2004. O valor é o maior já registrado por uma empresa de capital aberto em toda a América Latina e corresponde ao valor de mercado da Arcelor Brasil.

Em dólares, o resultado, em torno de US$ 10 bilhões, supera o da gigante norueguesa Statoil (US$ 4,689 bilhões, segundo o Centro Brasileiro de Infra-Estrutura). Mas ainda é inferior ao das empresas mais relevantes mundialmente (VEJA A COMPARAÇÃO) .

De acordo com nota divulgada pela empresa, os resultados estão atribuídos ao aumento de 10% da produção de petróleo no Brasil e no exterior, além da alta da carga processada nas refinarias brasileiras. A Petrobras destaca ainda um reajuste de preços de 10% para a gasolina e de 12% para o diesel ocorrido em setembro do ano passado.

No quarto trimestre do ano, a empresa teve lucro de R$ 8,1 bilhões, com aumento de 92% frente o mesmo período do ano passado.

Em 2005, o lucro antes do pagamento de juros, taxas e da contabilização de amortizações e depreciações (ebtida) ficou em R$ 47,808 bilhões, com aumento de 30% frente 2004. Com este resultado, a empresa também teve um investimento recorde de R$ 25,7 bilhões, o maior já feito por uma companhia no Brasil.

Outro fator positivo foi que a empresa reverteu o déficit de sua balança comercial e registrou exportações líquidas de 58 mil barris por dia em 2005, sem considerar gás natural e álcool. (VEJA OUTRAS INFORMAÇÕES).

Mas, se a alta do petróleo no mercado internacional beneficiou a empresa, elevou também os custos de extração da Petrobras em 2005, que subiram 37% em dólar. (CONFIRA OS CUSTOS DA EMPRESA EM 2005) .

"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

O ENCOSTO

• Visitante
Re: Privatizar é a solução?
« Resposta #1 Online: 18 de Fevereiro de 2006, 21:15:47 »
Sobre o título do tópico:

É a solução para acabar com a corrupção em empresas publicas, diminuir o tamanho do estado, etc.

É uma ótima iniciativa, sem dúvidas.

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #2 Online: 18 de Fevereiro de 2006, 23:16:19 »

É a solução para acabar com a corrupção em empresas publicas, diminuir o tamanho do estado, etc.

Então voce acha que corrupção é algo original de Empresas Públicas?
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #3 Online: 19 de Fevereiro de 2006, 00:36:29 »
Corrupção em empresa particular, é rapidamente resolvido em nome do lucro. Se é significativo é notado e rapidamente resolvido. Se é insignificante, tipo desvio de meia duzia de lapis e duas borrachas, não faz muita diferença.
"The patient refused an autopsy."

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #4 Online: 19 de Fevereiro de 2006, 01:04:22 »
Corrupção em empresa particular, é rapidamente resolvido em nome do lucro. Se é significativo é notado e rapidamente resolvido. Se é insignificante, tipo desvio de meia duzia de lapis e duas borrachas, não faz muita diferença.

Não se trata desse "tipo" de corrupção. O grande problema é a corrupção ativa, causada em nome do lucro.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #5 Online: 19 de Fevereiro de 2006, 01:18:30 »
Nw , o problema é um politico controlando uma estatal e tirar 400 mil por mes dessa estatal para pagar um safado presidente do partido que colocou ele lá.............
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

O ENCOSTO

• Visitante
« Resposta #6 Online: 19 de Fevereiro de 2006, 06:33:51 »

Então voce acha que corrupção é algo original de Empresas Públicas?

Empresa pública é um ambiente adequado para a pratica da corrupção. Isso é fato.

Por tanto, não há motivo algum para manter uma agenvia de correios publico, telefonia, mineradora, etc.

O estado deve cuidar somente de saúde, educação e segurança, com os impostos arrecadados.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #7 Online: 19 de Fevereiro de 2006, 10:50:07 »
Claro que é!

Acabar com o monopólio e gerar livre concorência, num livre mercado sempre cria mais empregos e mais renda. Pra mim parece tão óbvio...

Offline Perseus

• Nível 22
  • *
« Resposta #8 Online: 19 de Fevereiro de 2006, 12:30:15 »
Realmente, privatizar é uma solução.

Seria *ótimo* privatizarmos a Petrobrás e passarmos a pagar mais caro ainda para usarmos nosso Petróleo.

By the way, ja que a privatização é a solução para a corrupção, que se inicie a privatização de nosso Congresso.

No mais, se o problema é a corrupção, eu prefiro cortar a corrupção em sua fonte, e não em seus meios.
"Send me money, send me green
Heaven you will meet
Make a contribution
and you'll get a better seat

Bow to Leper Messiah"

O ENCOSTO

• Visitante
« Resposta #9 Online: 19 de Fevereiro de 2006, 14:56:21 »

Seria *ótimo* privatizarmos a Petrobrás e passarmos a pagar mais caro ainda para usarmos nosso Petróleo.

By the way, ja que a privatização é a solução para a corrupção, que se inicie a privatização de nosso Congresso.

No mais, se o problema é a corrupção, eu prefiro cortar a corrupção em sua fonte, e não em seus meios.

A petrobras já tem capital privado. Não sei se o controle ainda é estatal (deve ser).

Mas, por acaso, você sabe quanto pagamos de imposto sobre o litro de combustivel?

Você quer dizer que o governo cobraria mais imposto sobre o litro de combustivel só porque a empresa passaria a ser privada? Qual a lógica nisso?

O ENCOSTO

• Visitante
« Resposta #10 Online: 19 de Fevereiro de 2006, 14:57:07 »

Eu também: Que vendam todas as empresas publicas.

Offline Perseus

• Nível 22
  • *
« Resposta #11 Online: 19 de Fevereiro de 2006, 15:16:16 »

Oh sim, façamos que nem o terrorista FHC fez.

Apenas como ilustração da atual situação no setor de energia. Existem as empresas de geração de energia, e as de distribuição de energia.

É evidente que a geração de energia da preju, e a distribuição da um baita lucro.

O que aquele porco resolveu fazer?
Privatizou (está mais para privatidoação do que privatização, mas tudo bem) tudo o que dá lucro, e segurou tudo o que da preju.

Ou seja, nós pagamos muito caro para a geração, que está toda sobre controle estatal, e pagamos mais caro ainda pela distribuição, que está nas mãos de empresas privadas, preocupadissíssimas apenas com seus lucros.

O resultado é que pagamos taxas em demasia, mais do que a grande maioria dos países.

Dinheiro esse, que conforme a lei central do capitalismo, deveria estar indo para o consumismo inútil.
Heaven you will meet
Make a contribution

Bow to Leper Messiah"

Offline Perseus

• Nível 22
  • *
« Resposta #12 Online: 19 de Fevereiro de 2006, 15:21:27 »

A petrobras já tem capital privado. Não sei se o controle ainda é estatal (deve ser).

Mas, por acaso, você sabe quanto pagamos de imposto sobre o litro de combustivel?

Você quer dizer que o governo cobraria mais imposto sobre o litro de combustivel só porque a empresa passaria a ser privada? Qual a lógica nisso?
É a mesma lógica do carro e do automóvel.

Nós pagamos imposto para poder usar o carro, ou seja, para poder liga-lo.
Pagamos imposto também para poder andar com ele nas ruas.
Pagamos imposto para andar com ele nas estradas.
Pagamos imposto pela manutenção de tais estradas e ruas.

E em tudo isso que falei, não está incluído ne o IPVA, nem o Pedágio, que também são impostos para manutenção e etc.

Ou seja, pagamos em dobro.

Outro exemplo?
Aqui em Campinas e na maioria das cidade do Sudeste, pagamos pela agua que usamos, e pela agua que escorre.
ou seja, se você abrir a torneira e dela cair 100 litros de água, você vai pagar por 200 litros.

Privatizando a Petrobrás, não duvide, pagaríamos não só para os estrangeiros explorarem nosso território (como pagamos para Agip extorquir boa parte de uma mina de Petróleo encontrado em Santos-sp em 99), como vamos pagar mais caro ainda pelo combústivel.
Heaven you will meet
Make a contribution

Bow to Leper Messiah"

O ENCOSTO

• Visitante
« Resposta #13 Online: 19 de Fevereiro de 2006, 15:35:55 »

Oh sim, façamos que nem o terrorista FHC fez.

Terrorista por quê?

Uma péssima privatização sempre será melhor para o pais do que manter uma empresa publica. Empresa publica só tem ladrão. Nos livramos de muitas e penso que foi uma das poucas coisas positivas que FHC conseguiu fazer.

Apenas como ilustração da atual situação no setor de energia. Existem as empresas de geração de energia, e as de distribuição de energia.

Sim.

É evidente que a geração de energia da preju, e a distribuição da um baita lucro.

Por quê?

O que aquele porco resolveu fazer?
Privatizou (está mais para privatidoação do que privatização, mas tudo bem) tudo o que dá lucro, e segurou tudo o que da preju.

Não é verdade. Basta você analisar o processo de privatização da vale do Rio Doce. Esta empresa não era tão rentável quanto é hoje.

E hoje ela paga IMPOSTOS ao governo e nenhum centavo do dinheiro publico cai nas mãos de gente corrupta.

Ou seja, nós pagamos muito caro para a geração, que está toda sobre controle estatal, e pagamos mais caro ainda pela distribuição, que está nas mãos de empresas privadas, preocupadissíssimas apenas com seus lucros.

Empresa existe para dar lucro. Isso é básico.

Repito a pergunta: quanto pagamos de imposto sobre a energia elétrica?

O resultado é que pagamos taxas em demasia, mais do que a grande maioria dos países.

Exatamente. Mas é um erro dizer que isso é culpa da privatização, principalmente quando estamos falando de um pais onde quase 50% é pago em imposto.

Não consigo entender seu ódio contra a iniciativa privada.

Dinheiro esse, que conforme a lei central do capitalismo, deveria estar indo para o consumismo inútil.

O quê é consumo inútil?

Você acha útil gastar energia elétrica para entrar num forum de internet?

O ENCOSTO

• Visitante
« Resposta #14 Online: 19 de Fevereiro de 2006, 15:39:38 »

É a mesma lógica do carro e do automóvel.

Nós pagamos imposto para poder usar o carro, ou seja, para poder liga-lo.
Pagamos imposto também para poder andar com ele nas ruas.
Pagamos imposto para andar com ele nas estradas.
Pagamos imposto pela manutenção de tais estradas e ruas.

Deixa eu ver se entendi:

Se a GM e a ford fossem estatais, o carro sairia mais barato?

A Ford e a GM são empresas estatais nos EUA ou o americano paga menos pelo carro porque a carga tributária é menor?

Não há lógica alguma na sua critica.

E em tudo isso que falei, não está incluído ne o IPVA, nem o Pedágio, que também são impostos para manutenção e etc.

Qual o foco de sua critica? Carga tributária ou iniciativa privada?

Ou seja, pagamos em dobro.

Outro exemplo?
Aqui em Campinas e na maioria das cidade do Sudeste, pagamos pela agua que usamos, e pela agua que escorre.
ou seja, se você abrir a torneira e dela cair 100 litros de água, você vai pagar por 200 litros.

Privatizando a Petrobrás, não duvide, pagaríamos não só para os estrangeiros explorarem nosso território (como pagamos para Agip extorquir boa parte de uma mina de Petróleo encontrado em Santos-sp em 99), como vamos pagar mais caro ainda pelo combústivel.

Vou tentar ter fé nisso.

Ah! estamos pagando mais caro pelo telefone?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!