Autor Tópico: para Pug: dúvidas sobre o Islã e biografia de Malcom X  (Lida 4912 vezes)

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
para Pug: dúvidas sobre o Islã e biografia de Malcom X
« Online: 22 de Fevereiro de 2006, 12:45:19 »
Tô lendo a autobiografia de Malcom X. Muito boa, muito violenta, muito impressionate.

Mas aí como ele é muçulmano me bateram umas dúvidas:

(atenção, as dúvidas são reais, não são agredir provocar ou polemizar com islamistas. Mesmo que soem jocosas, esse é meio jeito de dizer as coisas)

(Eu suponho que as respostas possam variar de uma corrente islâmica pra outra, responda o que souber)

A pessoa tem que rezar 5 vezes por dia, e se ela estiver dormindo na hora que o moazim tocar? Fica perdoada ou tem que rezar duas vezes na próxima? OU o moazim
e só um quebra-galho e a pessoa reza na hora que quiser, contando que seja 5 vezes por dia?

E se o cara trabalhar de noite e tiver que dormir de dia? Tem que acordar no meio do sono pra rezar?

E se tiver uma daquelas doenças de sono, tipo de Sandman 1, que a pessoa fica 70 anos dormindo? E se não for tão grave, se ficar digamos 48 dormindo? Acho que nesses casos Alá perdoa, né? Mas e se uma criança fingir que dormiu demais só pra não ter que rezar nos horários?

Tem pena pra quem não cumpre isso? Tipo, Alá castiga? Ou ele vai cobrar só no juízo final?

Malcom X mexia com drogas uma época, qual a posição dos grupos islâmicos sobre as drogas? Eu vi o seu Cid Ali de "O Clone" falar mal das drogas, mas achei aquilo nada a ver, porque ele fumava um naguilé.

Eu sei que ler o Alcorão ajudaria, mas nao tive muita paciência, quer dizer, tento ler a primeira sura e empaco, porque é muito repetitivo. (espero não receber um fatwa por dizer isso.

Pug

• Visitante
Re: para Pug: dúvidas sobre o Islã e biografia de Malcom X
« Resposta #1 Online: 22 de Fevereiro de 2006, 18:54:51 »
As orações têm um espaço tempo para as fazer de forma a facilitar o muçulmano(a).

Se tiver real necessidade poderá repôr mais tarde a oração que venha a falhar ( fora do tempo).

No islão se a pessoa tem problemas de saúde, e sabendo que tudo deve ser feito de forma a adaptar-se á necessidade especifica de cada pessoa, pode-se então alterar o que estava previsto. Veja por exemplo a peregrinação (hajj) a Meca é obrigatória uma vez na vida, mas desde que o muçulmano tenha meios financeiros ou fisicos para isso...
Pessoas com problemas nas costas podem evitar a prostação, podem fazer a oração sentadas numa cadeira por exemplo....
Válido para outras situações médicas que sejam impeditivas da normal concretização da oração...

O alcorão diz que Deus não impôe ao Homem fardo superior á capacidade deste em suporta-lo.

Agora,
sobre o fazer de propósito para falhar oração, essa pessoa só está a prejudicar-se a si mesma.
Islão lida com sinceridade, honestidade, quem não quizer cumprir pode muito bem não o fazer, mas certamente não será por ser demasiado duro, nem questão de horário, nem nenhum aspecto ligado á saúde. Sabendo que tudo se pode adequar á pessoa desde que exista real necessidade, não existe desculpa.

El-Hajj Malik El-Shabazz Malcolm X, antes de ser muçulmano usou drogas, foi um criminoso de delito comum...

Islão condena o uso ou ingestão de substâncias consideradas prejudiciais á saúde.
O muçulmano deve preservar o seu corpo das agressões desse tipo.
As drogas entram nessa descrição, logo condena o uso de drogas.

Pug

• Visitante
« Resposta #2 Online: 22 de Fevereiro de 2006, 18:59:37 »
Citação de: Guinevere
Tem pena pra quem não cumpre isso? Tipo, Alá castiga? Ou ele vai cobrar só no juízo final?

Ainda não sou perfeito nesse capitulo, e não tenho pena de mim mesmo.

Será Alá quem decidirá se os meus motivos foram satisfatórios. Idem para outros muçulmanos.

A prática do salat ( oração) é o segundo pilar do islão, é de suma importância, certamente será avaliado no juízo final.

Sinceridade e honestidade.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #3 Online: 22 de Fevereiro de 2006, 21:54:09 »
Desculpem-me, mas é uma dúvida sem relação ao islam.

... só está a prejudicar-se a si mesma. - Pug

só está a prejudicar-se a si mesma
só está a prejudicar a si mesma
só está a se prejudicar

Qual é a certa?

Pug

• Visitante
« Resposta #4 Online: 23 de Fevereiro de 2006, 06:20:27 »

só está a se prejudicar

Qual é a certa?

eu escolho a segunda!

mas fico com 1 mesmo!
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2006, 07:46:39 por Pug »

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 23 de Fevereiro de 2006, 09:03:42 »

só está a se prejudicar

Qual é a certa?
2 e 3 estão de acordo com a norma culta (estou deixando de lado o irritante debate sobre "certo" e "errado" na língua). A primeira é meio redundante, mas que se dane, esse fórum é bom pq a gente pode incorrer em oralidade a hora que quiser. :D

Pug

• Visitante
« Resposta #6 Online: 23 de Fevereiro de 2006, 10:40:06 »
Se tem coisa que chateia são as questões linguisticas, mas Gui, tem razão a primeira e por mim usada é redundante, mas é como soa melhor aos meus ouvidos...

p.s. pensava á muito ter parado de ter que escutar meus professores de português sobre a minha exterminação gramatical da língua :D

só falta falar na minha crónica incapacidade de pontuar frases :P

Pug

• Visitante
« Resposta #7 Online: 23 de Fevereiro de 2006, 10:41:41 »
Recebi o mail a avisar deste tópico, se não tiver sido devidamente esclarecida esteja á vontade...

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 23 de Fevereiro de 2006, 10:53:25 »
Sim , e quem trabalha de noite? Quer dizer, tem que ser 5 vezes, mas tem determinado o horario das 5 vezes? e se o cara quiser fazer todas as 5 de uma vez?

Pug

• Visitante
« Resposta #9 Online: 23 de Fevereiro de 2006, 11:10:13 »
O horário é definido mas flexível.

Veja: Salat

Se falhar uma delas deverá fazer junto com a seguinte, pode-se juntar as orações por necessidade.

A pessoa que trabalhe de noite e julgue ser incapaz cumprir o salat dentro dos limites, pode juntar as orações. Fazer todas de uma vez por a pessoa estar impossibilitada de fazer de outro modo e quem decide sobre isso é o própio.

« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2006, 11:20:36 por Pug »

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 23 de Fevereiro de 2006, 12:07:56 »

Citação de: wikipedia
As orações salat devem ser efectuadas em árabe, mesmo que o crente não conheça a língua

HEIN????? que que é isso!!!
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2006, 12:09:31 por Guinevere »

Pug

• Visitante
« Resposta #11 Online: 23 de Fevereiro de 2006, 12:22:35 »

Citação de: wikipedia
As orações salat devem ser efectuadas em árabe, mesmo que o crente não conheça a língua

HEIN????? que que é isso!!!

Coisas que também não compreendo!

Na mesquita onde me converti escutei que se podia fazer em português por não saber arabe. 
É tido como preferível fazer em arabe...mas é importante saber-se o que se faz, opinião não unanime mas é a minha pelo menos.

Existe quem diga que deve ser em arabe ponto. Outros reconhecem que no inicio se poderá fazer em português, ouvi tantas opiniões divergentes que na época escolhi a lingua portuguesa e não estou nem aí para quem diga que isso é inválido...existe muita aceitação e compreensão na dificuldade para com um recém convertido. O ritmo de aprendizado varia de pessoa para pessoa e é dever do muçulmano não ser indelicado no que toca ao ritmo adequado de cada um e somente ajudar se lhe for pedido...

ainda hoje o meu metodo é bilingue hehe
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2006, 12:25:40 por Pug »

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 23 de Fevereiro de 2006, 12:24:37 »
Mas tem isso no Alcorão?

Pug

• Visitante
« Resposta #13 Online: 23 de Fevereiro de 2006, 12:43:41 »
Mas tem isso no Alcorão?

Isso o quê?

as 5 orações?

que deve ser em arabe?

No alcorão dá para verificar a obrigação das orações, mas não está descrito como as fazer nem as excepções, esses aspectos são retiradas da sunnah do profeta, saws

Um dos motivos para dar menor importância á necessidade de as fazer em arabe para mim é um dito do profeta que refere que a oração mecanizada de nada vale. Ainda a necessidade de compreender que estamos a fazer e a dizer é essencial.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 23 de Fevereiro de 2006, 12:51:30 »
Que deve ser em Árabe.

Um dos motivos para dar menor importância á necessidade de as fazer em arabe para mim é um dito do profeta que refere que a oração mecanizada de nada vale.
Ah, parece que ele aprendeu isso com Jesus :D (daqui a pouco vem um espírito de porco falar que Jesus chupou isso de Mitra, Hércules e os outros mitos solares...)

Pug

• Visitante
« Resposta #15 Online: 23 de Fevereiro de 2006, 14:26:50 »
Jesus (Isa), saws, é um respeitado mensageiro de Deus, o messias...
Acredita-se quem um dia regressará.

Muito comum os céticos falarem que a mensagem é um plágio de x ou y, isso é negar a evidência, o islão reconhece que a mensagem já havia sido entregue á humanidade anteriormente.
Trata-se de uma transmissão progressiva ao longo dos tempos..

Uma das suratas (José/Yusuf) começa por dizer que se trata de lembrar o que já havia sido dito, para os distraídos ( na Torá).

Podem vir com esse discurso do antes, pois nada valerá perante os factos e o reconhecimento das diferentes mensagens.

O Alcorão para os muçulmanos é o livro que para lá de ser a palavra de Deus, tira as dúvidas sobre as mensagens anteriores.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 23 de Fevereiro de 2006, 14:37:53 »
Muito comum os céticos falarem que a mensagem é um plágio de x ou y, isso é negar a evidência, o islão reconhece que a mensagem já havia sido entregue á humanidade anteriormente.
é isso uma coisa que eu não concordo de jeito nenhum. A mensagem do cristianismo - qq versão dele - é bastante oposta ao do Islã - qualquer versão dele.

Pug

• Visitante
« Resposta #17 Online: 23 de Fevereiro de 2006, 14:56:13 »
é isso uma coisa que eu não concordo de jeito nenhum. A mensagem do cristianismo - qq versão dele - é bastante oposta ao do Islã - qualquer versão dele.

Muito oposta ao islão!

Nem por isso.

Diferença real, Jesus, saws não é Deus.

Sabe nem todos os cristãos primitivos acreditavam na divindade de Jesus, saws.

Foi somente no século 4 que ficou definido que se trataria de Deus incarnado, todos os que discordaram foram perseguidos.

Mas lá no fundo até que vc tem alguma razão, pois o cristianismo não provem de Jesus mas essencialmente de Paulo, os muçulmanos consideram que os ditos de Jesus se perderam.

Foi Paulo quem mudou a lei, quando nos própios evangelhos está dito que Jesus não veio para mudar a lei mas para a fazer cumprir...

Em suma os evangelhos oficialmente reconhecidos são muitissimo contraditórios...

Daí a sua conclusão de serem diferentes, pois o cristianismo hoje é o que vemos, uns acreditam em trindade outros não, não se entendem em relação a esse ponto vital. Existe ainda hoje quem coloque dúvidas sobre sua dita divindade, mas reconhecer seria o fim do cristianismo...

Alcorão como disse veio elucidar as mensagens anteriores.
Jesus, saws, é declarado como um mensageiro de Deus, não se tratanto portanto de Deus encarnado...

Idolatria, é um pecado no cristianismo mas basta entrar numa igreja católica para ver o quanto é cumprido.
As pessoas adoram a santos e santas...sim esse cristianismo não pode ser confundido com islão

Nota : As versões do cristianismo primitivo são a chave, basta ir estudar o antes do século 4 no concilio de Niceia se não estou em erro, onde se concluiu o que era cristianismo e o que devia ser excluido e considerado herético...

Enquanto que no islão apesar de todas as correntes, os cinco pilares da religião são unanimes entre os muçulmanos.
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2006, 15:02:10 por Pug »

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 23 de Fevereiro de 2006, 15:12:04 »
Isso tudo que vc falou só confirma que "transmissão progressiva ao longo dos tempos" não faz nenhum sentido.

Pug

• Visitante
« Resposta #19 Online: 23 de Fevereiro de 2006, 16:28:08 »
Isso tudo que vc falou só confirma que "transmissão progressiva ao longo dos tempos" não faz nenhum sentido.

Junte a isso facto de que os muçulmanos consideram que a mensagem foi alterada com o tempo, a vinda do profeta Mohamed (saws) vem lembrar, corrigir a mensagem...

Muitos mensageiros foram enviados, mas uns foram rejeitados  ( Jesus por exemplo) e outros sua mensagem foi deturpada... sim progressiva ao longo dos séculos através da vinda dos vários profetas.

O último profeta veio unir e concluir tudo o que havia sido iniciado muitos séculos antes.

Como disse, o alcorão serve de ponto de referência ás dúvidas surgidas anteriormente.

Se continuar a não fazer sentido aconselho-a procurar saber por outra fonte
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2006, 16:31:13 por Pug »

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #20 Online: 24 de Fevereiro de 2006, 08:17:49 »
p.s. pensava á muito ter parado de ter que escutar meus professores de português sobre a minha exterminação gramatical da língua :D

só falta falar na minha crónica incapacidade de pontuar frases :P
:o
Pergunto porque tenho muitas dúvidas e gosto de retirar tudo que posso dos debates.

Tem alguns membros do forum que eu pergunto até em MP sobre trechos por eles escritos... muitos me respondem com pedras na mão...

Humildade gente, humildade.

Abraços

Pug

• Visitante
« Resposta #21 Online: 24 de Fevereiro de 2006, 08:29:38 »
Tarcísio, limitei-me a lembrar os tempos em que os meus professores de português passavam o tempo todo a dar-me na cabeça por não dar importância á apresentação escrita.
Eles massacravam :lol:

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 24 de Fevereiro de 2006, 12:38:40 »
Nota : As versões do cristianismo primitivo são a chave, basta ir estudar o antes do século 4 no concilio de Niceia se não estou em erro, onde se concluiu o que era cristianismo e o que devia ser excluido e considerado herético...
Primeiro Concílio de Nicéia.

Pug

• Visitante
« Resposta #23 Online: 24 de Fevereiro de 2006, 18:22:07 »
Primeiro Concílio de Nicéia.

Obrigado Fernando.

O que li confirma o que pensava, entre os vários pontos discutidos nesse concílio está o debate sobre a natureza de Jesus (saws).

Nos dias de hoje o cristianismo não sobrevive a essa analise de meter em causa a divindade de Jesus (saws).

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 25 de Fevereiro de 2006, 14:27:13 »
E o que é "saws"?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!