Autor Tópico: Clonaram meu cartão!  (Lida 7244 vezes)

Offline Zibss

• Nível 28
  • *
Clonaram meu cartão!
« Online: 22 de Fevereiro de 2006, 17:39:21 »
 :x :x :x
Gostaria de compartilhar com vocês minha revolta e indignação com o sistema bancário desta porcaria de país.

Hoje de manhã fui tirar meu extrato no site da Caixa Econômica (lembrando que a senha de internet é diferente da senha do cartão).
Não tenho cartão de crédito. Só cartão de Conta Corrente.
Não faço compras pela internet e também não tenho trojans. Não abro e-mails com arquivos anexados e não clico em links de spams.

Pois bem. Vi um saque feito ontem, no valor de R$ 134,00 que eu não fiz.
Imediatamente desconfiei de clonagem.
Liguei para o gerente da minha conta , que calmamente falou..."é...eu acho que clonaram seu cartão... :? O saque foi feito no Ceará... :?"
Felizmente, o gerente bloqueou o cartão na hora e o f.d.p., desgraçado e vagabundo que sacou meu dinheiro ontem não poderia mais brincar com meu cartão.

Fui para a delegacia da Polícia Civil.
Contei o ocorrido para o escrivão, que tinha a cara do João-Bafo-de-onça, personagem da Disney .
Ele falou:

-Tem o extrato aí?
-Sim..
-Ah, esse é impresso da internet...não vale! :P Tem que ser o impresso no banco, pelo gerente..
-Tá bom...
 |(
Fui para o Banco.
Lá, o Gerente (com cara de estagiário de almoxarifado)  imprimiu o extrato.  Respondi um questionário, fiz uma carta para a Caixa pedindo investigação e que o dinheiro seja devolvido.

Perguntei ao gerente:
-Quanto tempo leva para vocês me mandarem um novo cartão?
-Hum...agora com o carnaval..deve levar uma semaninha... :?
- E eu com isso? :xDia 2 tenho contas para pagar...  :x
- :? (ele fez esta cara)
-E a devolução do dinheiro?  |(
-Ah, isso deve ser mais rápido..o processo costuma não demorar ! :)

Voltei para  a delegacia, aonde os policiais tinham cara de bandidos de filme   nacional. Fiquei com medo do escrivão.
Mostrei o bendito extrato emitido pelo gerente... e o escrivão, dando uma de detetive da Scotland Yard, começou o interrogatório:

- Você deu a senha  alguém?
-Não... |(
-Mais alguém sabia que você usa o cartão?
-Sim, mas só eu sabia a senha... |(
-Então foi clonagem mesmo? :?
 (neste momento quase que eu falei: "Não , seu escrivão mal pago f.d.p.! Eu estou inventando isto, sabe? :x)
Me acalmei e falei:
-Sim..foi clonagem.
Fiquei  uma hora dando dados pessoais, respondendo as perguntas feitas anteriormente mais um zilhão de vezes, assinei 8 folhas do processo do boletim de ocorrência...

Depois de uma hora e meia plantado na delegacia, o escrivão emitiu o boletim de ocorrência. Voltei para o banco e o gerente anexou ao processo.
Já avisei a ele que se minha conta entrar no negativo eu não vou pagar juros porcaria nenhuma. Ele falou que quanto a isto, não haviam problemas. A responsabilidade agora estava toda nas mãos da Caixa Econômica Federal. Talvez volte um cheque por causa do dinheiro sacado. E como eu avisei ao gerente, a culpa não é minha pelo fato do sistema deles ser tão vulnerável.

Se eu descobrisse a quadrilha que fez isso, espancava . Talvez  eu cortaria as mãos dos filhos da puta que criam sistema de clonagem de cartãos.

Nunca mais vou sacar dinheiro em caixa 24 horas. Recomendo que façam o mesmo.
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2006, 17:57:20 por Mr.Hammond »

Offline Zibss

• Nível 28
  • *
Re: Clonaram meu cartão!
« Resposta #1 Online: 22 de Fevereiro de 2006, 18:03:04 »
" O chupa cabra era instalado nas leitoras dos cartões instaladas nas portas das salas de auto-atendimento dos bancos e no comércio eram entregues a garçons, frentistas de postos de gasolina e vendedores do comércio em geral que, ao pegar o cartão dos clientes, realizavam a cópia dos dados sem despertar qualquer suspeita.

Nesta primeira versão do "chupa cabra", para sacar dinheiro das contas dos clientes, as quadrilhas ainda observavam o cliente realizando suas operações nos equipamentos de auto-atendimento para descobrir a sua senha. Esta modalidade evitava o contato pessoal do processo de troca dos cartões mas mantém a necessidade da presença física muito próxima á vitima para observação da senha ao ser digitada no teclado dos equipamentos.

O um novo salto tecnológico é utilização de uma versão melhorado do "chupa cabra". Trata-se de um chip muito pequeno, mais ou menos 2cm X 1cm, com capacidade para armazenar 64 Kb de dados ou mais, o que significa a possibilidade guardar informações de mais de 600 cartões. Este chip é instalado no interior dos equipamentos de auto-atendimento dos bancos, intercepta e grava todas informações dos clientes, dados da tarja magnética dos cartões e a senha digitada pelo cliente. Desta forma a produção de dados para as quadrilhas não dependia mais de intervenção humana, o que viabilizou golpes milionários.

Outra maneira utilizada pelas quadrilhas é a instalação do "chupa cabra" em terminais de auto-atendimento dos bancos, uma mini-câmera filmando o teclado do equipamento associada a um sistema de transmissão de imagens e, nas imediações, normalmente num veículo, um vídeo cassete grava a imagem do cliente digitando a senha. Com todos os dados nas mãos o cartão é produzido e os saques são realizados consumando a fraude.

A 12ª Delegacia de Polícia Taguatinga-DF, realizou neste ano uma grande investigação sobre clonagem de cartões, prendeu 7 integrantes da quadrilha que agia em diversos estados do Centro-Sul do Pais, outros quatro fugiram e alguns não foram identificados. Foram apreendidos cartões de crédito, talões de cheque, computadores, impressoras, scanners e notebooks, chupa-cabras, fotolitos das artes de cartões de diversos bancos.

Esta quadrilha era especializada na clonagem de cartões bancários. Os chips eram instalados nos equipamentos por técnicos das empresas responsáveis pela manutenção das máquinas. A fábrica dos cartões era instalada em endereços alugados pela quadrilha com documentos falsificados. Os saques foram realizados nos equipamentos dos próprios bancos e também nas redes conveniadas (RVA, Banco 24 horas, Cirrus e etc.) sendo que muitos deles foram realizados no exterior. Em menos de 30 dias um dos bancos envolvidos teve prejuízo superior a R$ 500.000,00.

Algumas quadrilhas que agem neste ramo demonstram muita organização. Para concretizar golpes de grande monta é necessário aliciar pessoas (técnicos, vendedores, frentistas e etc..) para instalar os chips/chupa-cabras. Os dados coletados são encaminhados para a "fábrica" dos cartões. Uma vez produzidos os cartões, os saques e compras devem ser realizados com muita agilidade, antes que os bancos e administradoras de cartões de crédito identifiquem a fraude e bloqueiem as contas.

Estes bandidos não estabelecem território delimitados para a pratica do crime, é muito comum não agir nas cidades onde possuem residência fixa. Esta característica facilita o crime e dificulta a ação da polícia que, em sua maioria, não demonstra possuir conhecimento nem equipamentos para inibir e enfrentar o problema.

A clonagem de cartões não está prevista na legislação penal brasileira, fato que está prestes a se tornar passado. O Projeto de Lei do Senado (PLS) n.º 106/02, discutido na Comissão Mista Especial de Segurança Pública, pretende modificar o Código Penal e incluir no Código Penal o crime de clonagem de cartões de crédito e de débito com pena de dois a oito anos de prisão e multa.

Enquanto a legislação não é atualizada, o enquadramento no Código Penal é realizado através do Artigo 171 "Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento:" e parágrafos.

Como se não bastasse a dificuldade das polícias, dos bancos e das administradores de cartão de crédito para identificar os bandidos e coibir a clonagem dos cartões, a falta de legislação específica facilita o trabalhos dos advogados que facilmente encontram formas de libertar os bandidos.

Não é possível identificar a participação direta de representantes do estado como policiais, juizes e promotores nestas quadrilhas, exceto por comentários de agentes de policia que noticiaram a compra de "habeas-corpus" ou algum possível suborno de delegados e outros agentes de polícia.

Outro indício de conluio com o estado, segundo promotores do Ministério Público do Ceará, é a entrada no ramo político para eleição de deputados e o financiamento de estudantes de direito para se tornarem juizes e promotores.

Mesmo assim, algumas destas quadrilhas estão estruturadas o suficiente para serem enquadrados como participantes do "crime organizado". A inexistência de conluio com representantes do estado pode ser dispensada e justificada pela dificuldade de investigação deste tipo de crime, a falta de legislação penal específica e utilização do instituto da fiança com facilidade."

http://www.brasiliano.com.br/artigo_20030503_08.htm

Offline Freddy Hazuki

• Nível 23
  • *
« Resposta #2 Online: 22 de Fevereiro de 2006, 19:48:12 »
qué um cartão pelo "estagiario de almoxerifado" ou vai pedi desculpas?
“Milagre: um acontecimento descrito por aqueles que souberam dele por gente que não o viu.”

Elbert Hubbard

Rhyan

• Visitante
« Resposta #3 Online: 22 de Fevereiro de 2006, 20:58:59 »
[Will]Aqui não é seu blog.[/Will]
:P

Offline Zibss

• Nível 28
  • *
« Resposta #4 Online: 22 de Fevereiro de 2006, 21:25:56 »
qué um cartão pelo "estagiario de almoxerifado" ou vai pedi desculpas?

Tu que eras o gerente? :?

Oi Wilfredo...

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #5 Online: 22 de Fevereiro de 2006, 22:20:37 »
Vou quebrar meu cartão de débito.

Offline Washington

• Nível 13
  • *
« Resposta #6 Online: 23 de Fevereiro de 2006, 12:16:16 »
Não confio em computador, se tivesse que usar um computador para ter dados importantes manteria fora da internete até que precisasse.

Offline Zibss

• Nível 28
  • *
« Resposta #7 Online: 23 de Fevereiro de 2006, 13:03:02 »
Esta clonagem não tem nada a ver com internet, gente.
Entenda isso, Washington. Foi clonado em caixa 24 horas. Não tem nada , nada a ver com uso de sistema bancário de internet.
 E o que é " internete"?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #8 Online: 23 de Fevereiro de 2006, 13:54:01 »
Faz o seguinte, diz pra ele que a falha no sistema de cartões deles não é sua culpa e que você tem contas à pagar que são de vital importância (são?) e que caso você não pague essas dívidas, você sofrerá danos morais (caloteiro, nome sujo) e materiais (juros) e que irá buscar ser ressarcido desses danos de todas as formas possíveis...

Quando sumiu uma grana da minha conta, liguei na hora pro gerente e depois de brigar um cado, eles depositaram o dinheiro na minha conta na hora, só por precaução...
É o que a maioria dos bancos faz hoje... inclusive CEF...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #9 Online: 23 de Fevereiro de 2006, 14:16:03 »
Mas a CEF é das piores em segurança de caixas eletronicos, a sistema home bankink deles até que é razoavel mas os das caixas eletronicos é sofrível.

Notem que tem vários desativados "para manutenção" mas na verdade é porque eles não conseguem segurar os ladrões.

Mesmo tomando cuidado o meu cartão foi colnado no caixa eletronico de uma agência grande, cheia de "meganhas" vigiando todo mundo, sorte que o preju fou pequeno e a CEF reembolsou.

Uma coisa que eu acho mais seguro é sacar dinheiro nas casas lotéricas, como são pequenas e os funcionários são sempre os mesmos é mais difícil algum gatuno instalar chupa-cabras, microcâmeras e tals.
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Offline Washington

• Nível 13
  • *
« Resposta #10 Online: 23 de Fevereiro de 2006, 16:55:44 »
Voce nãio verifica os caixas antes de usar?

Quando tinha conta sempre eu verificava, e se parecece algo suspeito,
eu ia para outro caixa.

Offline Zibss

• Nível 28
  • *
« Resposta #11 Online: 23 de Fevereiro de 2006, 16:59:09 »
Faz o seguinte, diz pra ele que a falha no sistema de cartões deles não é sua culpa e que você tem contas à pagar que são de vital importância (são?) e que caso você não pague essas dívidas, você sofrerá danos morais (caloteiro, nome sujo) e materiais (juros) e que irá buscar ser ressarcido desses danos de todas as formas possíveis...

Eu falei mais ou menos isto. Eles se responsabilizaram em cobrir o cheque que vai entrar por estes dias ( e para o qual o dinheiro estava guardado). Também vão devolver o restante da quantia e não vão me cobrar taxas por causa deste problema todo.
E de fato, a culpa do sistema ser vulnerável é deles. Nunca dei minha senha para ninguém, sempre tomo cuidado para tapar a senha quando eu digito-a em caixa eletrônico...

Eu verifico  os caixas antes de usar. Não tinha nada de anormal no caixa eletrônico que eu saquei na quarta-feira, o qual eu tenho disconfiança.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #12 Online: 23 de Fevereiro de 2006, 17:03:22 »
Se quiser processar, avisa... :lol:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #13 Online: 23 de Fevereiro de 2006, 17:13:09 »
Aurélio, se você não se sente seguro tendo sua conta na Caixa, então muda de banco. Mas eu acho que isso não vai acontecer de novo tão cedo e nem que tenha maiores problemas do que os que já teve.

Eu, particularmente, nunca tive maiores problemas com o Banco do Brasil, mas fiquei enfesado quando precisei ter uma conta no Itaú. Os caixas eletrônicos são horríveis de usar! Nunca vi algo tão mal projetado! Os caixas eletrônicos do Banco do Brasil são uma beleza.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 23 de Fevereiro de 2006, 18:39:55 »
Ok, fui eu, sorry, pensei que tu ia achar engraçado... :oops:

Offline Zibss

• Nível 28
  • *
« Resposta #15 Online: 23 de Fevereiro de 2006, 23:04:11 »
Se quiser processar, avisa... :lol:

Esses advogados..sempre uns urubus! :roll:
:lol:

Offline MushiSan

• Nível 04
  • *
    • http://www.mushi-san.com
« Resposta #16 Online: 24 de Fevereiro de 2006, 00:41:39 »
Hammond, você sacou em agência da caixa ou naqueles caixas 24 horas vermelhos?

Offline Zibss

• Nível 28
  • *
« Resposta #17 Online: 24 de Fevereiro de 2006, 04:39:24 »
24 horas vermelho...

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #18 Online: 24 de Fevereiro de 2006, 09:33:50 »

Ururubu não!!
Só proporcionando a um companheiro forista a possibilidade de receber o que lhé é devido e fazer com que as instituições bancárias passem a adotar formas mais seguras de proteger o patrimônio de seus clientes...

E o que há de errado em ganhar uma graninha com isso...? :lol:

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #19 Online: 24 de Fevereiro de 2006, 12:05:12 »

Ururubu não!!
Só proporcionando a um companheiro forista a possibilidade de receber o que lhé é devido e fazer com que as instituições bancárias passem a adotar formas mais seguras de proteger o patrimônio de seus clientes...

E o que há de errado em ganhar uma graninha com isso...? :lol:
Verdade… Contanto que não vejamos exageiros como o da velhinha que tá pedindo toda a grana do Universo…
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline GMGall

• Nível 21
  • *
  • Se precisarem entrar em contato, usem o e-mail.
« Resposta #20 Online: 24 de Fevereiro de 2006, 15:28:13 »
Eu, particularmente, nunca tive maiores problemas com o Banco do Brasil, mas fiquei enfesado quando precisei ter uma conta no Itaú. Os caixas eletrônicos são horríveis de usar! Nunca vi algo tão mal projetado!

Eu ia justamente indicar ao Hammond a abertura de uma conta no Itaú por causa dos excelentes caixas eletrônicos. Será que estamos falando do mesmo banco?

Offline Taleb

• Nível 20
  • *
« Resposta #21 Online: 24 de Fevereiro de 2006, 16:40:16 »
Eu, particularmente, nunca tive maiores problemas com o Banco do Brasil, mas fiquei enfesado quando precisei ter uma conta no Itaú. Os caixas eletrônicos são horríveis de usar! Nunca vi algo tão mal projetado!

Eu ia justamente indicar ao Hammond a abertura de uma conta no Itaú por causa dos excelentes caixas eletrônicos. Será que estamos falando do mesmo banco?

Concordo, o sistema de digitação de senhas me parece dos mais seguros, trabalho com o itaú a 9 anos e nunca tive problemas.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #22 Online: 24 de Fevereiro de 2006, 16:53:05 »
Ei Hammond. Clonagemd e cartão da caixa econômica é de competência da policia federal. Vá lá na Polícia Federal registrar a ocorrência que você vai ver a diferença. Pelo menos a PF aqui do Paraná tem vontade de verdade investigar e é muito bem equipada. Vai por mim.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Zibss

• Nível 28
  • *
« Resposta #23 Online: 24 de Fevereiro de 2006, 17:34:12 »
Eu fiz BO na Civil porque a Federal e a Militar me orientaram para fazer na civil..:?

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #24 Online: 24 de Fevereiro de 2006, 17:50:28 »
Eu fiz BO na Civil porque a Federal e a Militar me orientaram para fazer na civil..:?

Bah... Caixa Econômica é empresa pública federal.... os crimes contra a caixa, sim porque quem teve que desembolsar apra pagar o rombo na sua conta foi ela, cabe a PF investigar. Mas provavelmente a própria caixa irpa representar, porquanto ela é a vítima. Esqueci que aí também é RJ... (nada contra cariocas) mas as instituições daí são complicadas...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!