Autor Tópico: Pauta de perguntas pra uma conferência de Céticos  (Lida 2179 vezes)

Offline Kid

• Nível 08
  • *
Pauta de perguntas pra uma conferência de Céticos
« Online: 23 de Fevereiro de 2006, 20:51:11 »
Olá amigos! Faz um tempo que não apareço aqui. Venho por um bom motivo.

Nos dias 24 e 25 desse mês, haverá numa cidade próxima à minha uma conferência de céticos - planejada por cristãos - que visa responder dúvidas de ateus e tentar "convencer-nos" de que desenho inteligente é possível, e que há a possibilidade de um criador. Eles trarão uns 3 cientistas crentes, e darão palestras e responderão dúvida dos crentes e ateus que estiverem lá.

Já marquei minha presença, e levarei até câmera pra filmar o negócio.

Agora, peço ajuda de vocês - me ajudem a bolar uma pauta de temas pra eu trazer à tona durante a palestra. Tenho alguns assuntos já em mente (livre arbítrio x onisciência, uma réplica à aposta de Pascal que eles pregam pra convencer os céticos, um argumento contra a suposta bondade de Deus, etc etc etc), mas sempre é bom ir bem preparado. Já suspeito que vão basear muita coisa nos escritos de Michael Behe, então é bom ir já sabendo o que responder pros caras.

Estou aberto a sugestões!

A quem estiver curioso, taí o panfleto do evento.

Abraços :)

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re: Pauta de perguntas pra uma conferência de Céticos
« Resposta #1 Online: 23 de Fevereiro de 2006, 20:57:24 »
Arght.

Offline Zibss

• Nível 28
  • *
« Resposta #2 Online: 23 de Fevereiro de 2006, 23:05:55 »
Cara, entra em contato urgente com o pessoal da American Atheists!!!!
www.atheists.org

Com certeza eles vão querer participar ou no mínimo te ajudar com perguntas.
Eles se amarram nesses debates!
Eles devem ter ligação com os ateus organizados do Canadá também!

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #3 Online: 23 de Fevereiro de 2006, 23:40:23 »
Participar disso é que nem jogar beisebol: você precisa rebater o que vier. Se falarem de design inteligente, mostre as falhas. Se falarem  que DI é ciência, pergunte no que se caracteriza o método de algo desenhado inteligentemente. E assim vai indo…

Dê uma olhada nos artigos da Ateus do Brasil, pois de repente tem algo que te interesse.

Ah! Sobre criacionismo, tem o texto fabuloso entitulado “Coisas que os criacionistas odeiam”. Vai ser uma mão na roda!

Tem também alguns artigos do Slate.com, entre eles o “The Brontossaurus”. Esse chega a ser cômico!

Se eu lembrar de mais algo, eu posto aqui.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Kid

• Nível 08
  • *
« Resposta #4 Online: 24 de Fevereiro de 2006, 00:01:07 »
Hehe, vou ter que estudar tudo rapidim porque o negócio é já essa semana!

Pretendo filmar/gravar tudo que der, e hospedar no meu site. Depois passo o link pra vocês.

Offline Kid

• Nível 08
  • *
« Resposta #5 Online: 24 de Fevereiro de 2006, 00:01:46 »
A propósito, como é Aposta de Pascal em inglês? Pascal's Wager, né?

Edit: Ihhh, acabei de ler a respeito da Segunda Lei da Termodinâmica, o princípio mais erroneamente utilizado por cristãos. Essa eu não posso deixar passar, tenho certeza plena que usarão.

Quem tiver mais dicas, vai deixando aí!
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2006, 00:03:59 por Kid »

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #6 Online: 24 de Fevereiro de 2006, 00:46:02 »
Quem tiver mais dicas, vai deixando aí!
Eles alegam terem provado que o criacionismo é verdadeiro? Se eles precisaram provar, é porque em determinado momento, eles questionaram a veracidade do criacionismo. Isso denotaria falta de fé, que é fundamental para eles. Ou seja: ou eles tem fé, ou eles provam qualquer coisa sobre qualquer teoria. Os dois ao mesmo tempo não pode por pura contradição. Se eles tem fé no criacionismo e este está certo independente de qualquer coisa, porque eles se importam tanto com a evolução?

Se todos os animais foram designs inteligentes, o que aconteceu com os animais extintos? Eles não eram tão perfeitos assim?

E os dinossauros? Eles foram para a Arca (visto que Noé pegou uma dupla de todos os animais)? E os vírus e bactérias? Estes não são citados em nenhuma parte da Bíblia. Como fica?

Se houve dilúvio no mundo todo, porque que as civilizações egípcias, chinesas, nórdicas, astecas, maias, japonesas, aborígenes, etc não perceberam?

Se eles acreditam na literalidade da Bíblia, porque que tem coisas que eles mesmo não conseguem digerir? No Gênesis mesmo, tem uma parte onde Jacó luta com Deus sem saber quem era ele e este precisa apelar para magia para ganhar. É mole?

Os animais são tidos todos como herbívoros antes da queda de Adão. Os animais hoje tidos como carnívoros já vinham presas e garras especiais antes da queda ou evoluíram rapidamente assim que a queda aconteceu? ;)

Atheist

• Visitante
« Resposta #7 Online: 24 de Fevereiro de 2006, 11:07:46 »
Mas isso é uma conferência de céticos???

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 24 de Fevereiro de 2006, 11:41:55 »
Pergunte se a hipótese de um Projetista Inteligente é falseável. Segundo Karl Popper uma afirmação só pode ser considerada científica se for possível propor um experimento que possa invalidá-la. Se o experimento for consumado e a hipótese não tiver sido invalidada então ela pode ser considerada verdadeira.

Aproveite para pedir para esses "cientistas" proporem uma experiência que poderia falsear Deus.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #9 Online: 24 de Fevereiro de 2006, 11:48:16 »
Mas isso é uma conferência de céticos???

Provavelmente céticos em assuntos científicos!:D
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #10 Online: 24 de Fevereiro de 2006, 11:53:38 »
Pergunte se a hipótese de um Projetista Inteligente é falseável. Segundo Karl Popper uma afirmação só pode ser considerada científica se for possível propor um experimento que possa invalidá-la. Se o experimento for consumado e a hipótese não tiver sido invalidada então ela pode ser considerada verdadeira.

Aproveite para pedir para esses "cientistas" proporem uma experiência que poderia falsear Deus.
Para quem não entendeu, a falseabilidade serve para evitar respostas infalseáveis do tipo: “se você rezou e curou de sua doença, foi Deus; se você rezou e não se curou da sua doença, é porque não rezou o suficiente”.

A proposta deve conter algo que mostre que, caso não seja verdadeiro, a proposta seja falsa. No caso, algo que precisa ser verdadeiro para que Deus exista ou que caso seja falso, indique que ele não exista. Se não existe nada deste tipo (que ofereça uma possibilidade de Deus não existir), a hipótese não é falseável.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 24 de Fevereiro de 2006, 13:02:36 »
Provavelmente céticos em assuntos científicos!:D
:lol:

Offline Kid

• Nível 08
  • *
« Resposta #12 Online: 24 de Fevereiro de 2006, 13:10:46 »
A conferência é organizada por cristãos, mas para céticos (supostamente, né).

Vou amanhã, e vocês ficarão sabendo como foi. Viram o panfletinho? Sacaram a aposta de Pascal safadamente colocada lá?

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #13 Online: 24 de Fevereiro de 2006, 13:25:13 »
Ei Kid, tire foto principalmente da cara dos crentes quando vc refutar eles!
Vai ser uma comédia!

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 24 de Fevereiro de 2006, 14:02:54 »
problema é que talvez tenha algum crivo para selecionar as perguntas mais bobonas..... as que mais dão margem a respostas falaciosas porém impressioanantes, engolíveis por muitos...

Offline Kid

• Nível 08
  • *
« Resposta #15 Online: 24 de Fevereiro de 2006, 14:52:40 »
Danniel, se eu entendi bem o panfleto, eles vão primeiro dar uma palestra, e depois permitir perguntas. E pelo que parece, não vai haver forma de "moderar" o que a galera pergunta, ou seja, eles vão ter que responder tudo mesmo.

Vou tentar começar logo expondo a Aposta de Pascal do panfleto. Depois debaterei a respeito de nenhum cientista cristão ter jamais ganho um prêmio Nobel (é meio falacioso, e eu já sei o que responderão -  "é preconceito contra os cristãos!!!" -, mas ainda assim vale a pena pra mostrar pra turma que os cientistas crentes não são tão cientistas assim).

Depois, fósseis. Fósseis destróem a noção de um criador supremo fazendo criaturas perfeitas. Outra coisa que é uma pedra no sapato do desenho inteligente são partes do corpo que não têm nenhuma utilidade, como mamilos nos homens, ou o "rabinho" no coccix.

Lendo o panfleto tou vendo que um dos temas será "Starlight and time". Já prevejo que tentarão desmentir a medição de tempo tomada a partir da distância das estrelas, pra concluir que a Terra pode ter mesmo apenas 6 mil anos. Não sei qual o argumento deles, então não sei o que responder :S

Vai ter um dinner break (comida grátis :D) onde passarão o filme "privileged planet". Já sei o que falarão: que a Terra tem as condições EXATAS pra desenvolvimento da vida, patati patatá. Se derem algum espaço pra refutar o filme, direi que afirmar que as condições de vida na Terra são perfeitas pro surgimento e desenvolvimento da vida é um erro de concepção antropocentrista, ou seja, julgar que somos tão importantes que estamos no centro de tudo, e que tudo foi feito sob medida pra nós. Na verdade, a Terra não foi feita pra nos acomodar - nós só estamos aqui porque ela é assim.

Ou seja, uma confusão de causa e efeito :lol: É como dizer que o nariz foi colocado no meio do rosto pra equilibrar óculos, quando na verdade os óculos foram desenvolvidos por causa da "configuração" do rosto.

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #16 Online: 24 de Fevereiro de 2006, 15:12:20 »

Vai ter um dinner break (comida grátis :D) onde passarão o filme "privileged planet". Já sei o que falarão: que a Terra tem as condições EXATAS pra desenvolvimento da vida, patati patatá. Se derem algum espaço pra refutar o filme, direi que afirmar que as condições de vida na Terra são perfeitas pro surgimento e desenvolvimento da vida é um erro de concepção antropocentrista, ou seja, julgar que somos tão importantes que estamos no centro de tudo, e que tudo foi feito sob medida pra nós. Na verdade, a Terra não foi feita pra nos acomodar - nós só estamos aqui porque ela é assim.

Ou seja, uma confusão de causa e efeito :lol: É como dizer que o nariz foi colocado no meio do rosto pra equilibrar óculos, quando na verdade os óculos foram desenvolvidos por causa da "configuração" do rosto.

Principio Antrópico!

Pra responder a essa veja o texto do Luis Brudna, "Antunes, o especial"!
É genial!

Eu tenho guardado em algum lugar! Vou procurar!
"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

http://falandodeautismo.com.br

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 24 de Fevereiro de 2006, 15:43:43 »
Danniel, se eu entendi bem o panfleto, eles vão primeiro dar uma palestra, e depois permitir perguntas. E pelo que parece, não vai haver forma de "moderar" o que a galera pergunta, ou seja, eles vão ter que responder tudo mesmo.
hummm... tanto melhor..... mas acho que ainda há a estratégia deles esticarem o proseletismo em uma ou outra pergunta boba que fizerem, ou que dá muita amplitude de resposta, de digressão, como "mas Darwin não provou a evolução?"... e fugirem mais rapidamente de eventuais saias justas. É torcer para que tenha gente que saiba perceber as saias justas e insistir nelas

Vou tentar começar logo expondo a Aposta de Pascal do panfleto. Depois debaterei a respeito de nenhum cientista cristão ter jamais ganho um prêmio Nobel (é meio falacioso, e eu já sei o que responderão -  "é preconceito contra os cristãos!!!" -, mas ainda assim vale a pena pra mostrar pra turma que os cientistas crentes não são tão cientistas assim).
sem querer ser chato, mas acho muito fraco. Newton era cristão, acho que só isso já descamba os nóbeis. Além disso, não é totalmente correto, ver sobre Charles Townes, nobel (dividido) da física em 64 e em 2005 ganhou o prêmio Templeton (Templeton Prize for Progress Toward Research or Discoveries about Spiritual Realities)

Depois, fósseis. Fósseis destróem a noção de um criador supremo fazendo criaturas perfeitas. Outra coisa que é uma pedra no sapato do desenho inteligente são partes do corpo que não têm nenhuma utilidade, como mamilos nos homens, ou o "rabinho" no coccix.
Isso e que não existe isso da impossibilidade de evoluirem coisas "irredutivelmente complexas", só há a impressão que seria assim se supusessemos que a evolução de uma dada estrutura evoluiu "desde o início" para aquele fim, em vez de ter sido exaptada eventualmente.

Lendo o panfleto tou vendo que um dos temas será "Starlight and time". Já prevejo que tentarão desmentir a medição de tempo tomada a partir da distância das estrelas, pra concluir que a Terra pode ter mesmo apenas 6 mil anos. Não sei qual o argumento deles, então não sei o que responder :S
então nem é bem ID que defendem, mas criacionismo bíblico mesmo... argh

E ela também é "perfeita" porque nos adaptamos as condições dela. Quem sabe não fosse um pouco diferente, ainda não existiria muito da vida, talvez até algo análogo a humanidade, mas em condições pouco diferentes?

Me falaram outro dia de espécies de insetos e outros artrópodes encontrados numa caverna selada, que ficaram alguns milhares de anos isolados, sem muito O2 por lá. Aberta a caverna, começaram a morrer por excesso de O2. Agora a caverna é fechada.
O mesmo vale para outras formas de vida, há muitas que estão adaptadas para condições que para nós são letais. E aidna há vulcões, cometas, radiação.....

Fora isso.... uma pedrinha minúscula entre uma infinidade delas numa imensidão do espaço.... eventualmente alguma teria condições para abrigar a vida.... se o universo realmente parecesse ter sido feito para abrigar vida, seria bem diferente, e a vida seria abundante.

... e boa sorte, que Darwin, e o unicórnio rosa invisível estejam com você, e coma um espaguete com almôndegas em homenagem ao monstro de espaguete voador que ele também te abençoará

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 24 de Fevereiro de 2006, 15:50:51 »
Principio Antrópico!

Pra responder a essa veja o texto do Luis Brudna, "Antunes, o especial"!
É genial!

isso é inversão do princípio antrópico. Princípio antrópico é uma idéia que coloca mais ou menos a história atual do universo, como um parâmetro, uma variável numa equação. "A história anterior do universo, até uns tempos atrás = algo que mais recentemente resultaria na existência da humanidade no universo".

Daí se teorias sobre a evolução do universo, apesar de parecerem coerentes, auto-consistentes, se analisadas independentemente, podem estar erradas se estiverem incompatíveis com essa equação; se essa teoria estivesse correta, não existiríamos. Ou no mínimo, falta outra variável na equação para corrigir as coisas.

Não conheço bem a idéia, mas "antrópico" parece que é um exagero; nas versões mais fracas, pelo menos... nessas parece que o "antropocentrismo" considerado não é a evolução da espécie humana em si, mas coisas mais genéricas como existêcia de planetas rochosos e a proporção atualmente observada de elementos químicos... mas tem versões mais fortes, ao pé da letra, acho

Offline Kid

• Nível 08
  • *
« Resposta #19 Online: 24 de Fevereiro de 2006, 18:44:59 »
Bom, o que eu conhecia de "antropocentrismo" dava a idéia da corrente de pensamento que analisa tudo que existe pondo o homem no centro, e daí saem essas abobrinhas como "a terra é perfeitinha pro nosso organismo!!".

Posso estar enganado.

E alguém me arruma um link pra esse "Antunes, o Especial", porque não achei no google :(

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #20 Online: 24 de Fevereiro de 2006, 19:29:14 »
Hey Kid!!!

TalkOrigins

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #21 Online: 24 de Fevereiro de 2006, 19:44:41 »
E alguém me arruma um link pra esse "Antunes, o Especial", porque não achei no google :(

Tem num tópico do fórum da falecida STR: http://tinyurl.com/qkjkb
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #22 Online: 24 de Fevereiro de 2006, 19:57:39 »

Esse texto é muito bom! Nunca havia lido! :hihi:

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #23 Online: 24 de Fevereiro de 2006, 21:07:33 »
Esse texto é muito bom! Nunca havia lido! :hihi:
"Antunes é um espermatozóide em específico entre milhões (30, pra ser mais específico)"...

Cada ejaculação contém cerca de 300 milhões de espermatozóides e não só 30, a não ser Donivaldo tenha uma contagem extremamente baixa, o que torna Antunes muito mais especial ainda!!!
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2006, 21:12:57 por Nigh†mare »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 24 de Fevereiro de 2006, 21:43:55 »
Bom, o que eu conhecia de "antropocentrismo" dava a idéia da corrente de pensamento que analisa tudo que existe pondo o homem no centro, e daí saem essas abobrinhas como "a terra é perfeitinha pro nosso organismo!!".

Posso estar enganado.

isso é antropocentrismo; mas não é "princípio antrópico", outra coisa... inversão do princípio antrópico é antropocentrista.......

Outro texto parecido com o do Antunes, é o do "princípio Leonardópico" (seria inversão do, mais propriamente, ou ainda, inversão do princípio Res Cogitânico)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!