Danniel, se eu entendi bem o panfleto, eles vão primeiro dar uma palestra, e depois permitir perguntas. E pelo que parece, não vai haver forma de "moderar" o que a galera pergunta, ou seja, eles vão ter que responder tudo mesmo.
hummm... tanto melhor..... mas acho que ainda há a estratégia deles esticarem o proseletismo em uma ou outra pergunta boba que fizerem, ou que dá muita amplitude de resposta, de digressão, como "mas Darwin não provou a evolução?"... e fugirem mais rapidamente de eventuais saias justas. É torcer para que tenha gente que saiba perceber as saias justas e insistir nelas
Vou tentar começar logo expondo a Aposta de Pascal do panfleto. Depois debaterei a respeito de nenhum cientista cristão ter jamais ganho um prêmio Nobel (é meio falacioso, e eu já sei o que responderão - "é preconceito contra os cristãos!!!" -, mas ainda assim vale a pena pra mostrar pra turma que os cientistas crentes não são tão cientistas assim).
sem querer ser chato, mas acho muito fraco. Newton era cristão, acho que só isso já descamba os nóbeis. Além disso, não é totalmente correto, ver sobre
Charles Townes, nobel (dividido) da física em 64 e em 2005 ganhou o
prêmio Templeton (Templeton Prize for Progress Toward Research or Discoveries about Spiritual Realities)
Depois, fósseis. Fósseis destróem a noção de um criador supremo fazendo criaturas perfeitas. Outra coisa que é uma pedra no sapato do desenho inteligente são partes do corpo que não têm nenhuma utilidade, como mamilos nos homens, ou o "rabinho" no coccix.
Isso e que não existe isso da impossibilidade de evoluirem coisas "irredutivelmente complexas", só há a impressão que seria assim se supusessemos que a evolução de uma dada estrutura evoluiu "desde o início" para aquele fim, em vez de ter sido exaptada eventualmente.
Lendo o panfleto tou vendo que um dos temas será "Starlight and time". Já prevejo que tentarão desmentir a medição de tempo tomada a partir da distância das estrelas, pra concluir que a Terra pode ter mesmo apenas 6 mil anos. Não sei qual o argumento deles, então não sei o que responder :S
então nem é bem ID que defendem, mas criacionismo bíblico mesmo... argh
Vai ter um dinner break (comida grátis
) onde passarão o filme "privileged planet". Já sei o que falarão: que a Terra tem as condições EXATAS pra desenvolvimento da vida, patati patatá. Se derem algum espaço pra refutar o filme, direi que afirmar que as condições de vida na Terra são perfeitas pro surgimento e desenvolvimento da vida é um erro de concepção antropocentrista, ou seja, julgar que somos tão importantes que estamos no centro de tudo, e que tudo foi feito sob medida pra nós. Na verdade, a Terra não foi feita pra nos acomodar - nós só estamos aqui porque ela é assim.
E ela também é "perfeita" porque nos adaptamos as condições dela. Quem sabe não fosse um pouco diferente, ainda não existiria muito da vida, talvez até algo análogo a humanidade, mas em condições pouco diferentes?
Me falaram outro dia de espécies de insetos e outros artrópodes encontrados numa caverna selada, que ficaram alguns milhares de anos isolados, sem muito O2 por lá. Aberta a caverna, começaram a morrer por excesso de O2. Agora a caverna é fechada.
O mesmo vale para outras formas de vida, há muitas que estão adaptadas para condições que para nós são letais. E aidna há vulcões, cometas, radiação.....
Fora isso.... uma pedrinha minúscula entre uma infinidade delas numa imensidão do espaço.... eventualmente alguma teria condições para abrigar a vida.... se o universo realmente parecesse ter sido feito para abrigar vida, seria bem diferente, e a vida seria abundante.
... e boa sorte, que Darwin, e o unicórnio rosa invisível estejam com você, e coma um espaguete com almôndegas em homenagem ao monstro de espaguete voador que ele também te abençoará