Pasteur, por razões políticas, relacionadas ao conservadorismo dos mais importantes patrocinadores de suas pesquisas científicas, publicamente para refutava veementemente os experimentos de Pouchet, enquanto secretamente conduzia seus experimentos pessoais tentando gerar vida espontâneamente: acreditava até mesmo que vermes parasitas eram provenientes da geração espontânea. Também mal refutou a geração espontânea, por assim dizer: os resultados por ele publicados correspondiam a apenas 10% dos experimentos que realizou. Não que tivesse ocorrido geração espontânea, apenas o método de esterilização dele não era 100% eficaz, e ele interpretou corretamente assim, ainda que por "fé".
Segundo revelado no início da década de 70 pelo trabalho investigativo do historiador J. Farley da Universidade de Dalhousie, em Halifax, Nova Scotia, Canada.
referência: American Society for Microbiology news (PDF em inglês)Além disso, Pasteur também tinha idéias que segundo alguns teriam sido mais decisivas na sua oposição a Pouchet (defensor público da geração espontânea) do que a questão da geração espontânea em si. Decorrente de seus estudos de cristais, Pasteur desenvolveu a crença que a vida devia-se a uma "força cósmica assimétrica". Como Pouchet não estava ciente da importância atribuida a "força cósmica assimétrica", não poderia conduzir seus experimentos levando isso em consideração, e Pasteur assumiu que ele então só poderia estar errado.

Alguém saberia mais coisas a respeito disso? Foi meio chocante saber... mas ao mesmo tempo, faz certo sentido, que a história não tenha sido tão claramente dividida entre os vencedores, imparciais, detentores do método científico, contra os falsários, tendenciosos influenciados por suas crenças pessoais. Faz mais sentido que tenha ocorrido muito disso, felizmente a contestabilidade do conhecimento científico sempre permitindo revisões mais cedo ou mais tarde.
Descobri isso pesquisando para melhora do artigo sobre abiogênese para a wikipédia.
Aqui está o esboço na maior parte em português, do novo artigo. Tenho que resumir mais e etc, além de talvez reescrever alguns pontos. Está publicado numa página de usuário da wikipédia em inglês, porque acho que pode servir de referência para melhorar o artigo de lá também, e por esse motivo estou traduzindo (porcamente) ele para o inglês lá, nessa página. Por isso peço que não façam alterações nessa página que passei, não corrijam erros de português nem nada, porque eu já traduzi mais para o inglês se salvar, volta ao texto não-traduzido.
Estou descobrindo umas coisas interessantes também sobre a pesquisa para origem da vida no século XX, nada tão chocante, mas detalhes que também não ficam tão conhecidos. Se alguém souber de detalhes interessantes a acrescentar, me avise, dando fontes, ou acrescente na
versão atual do texto, preferencialmente citando fontes.