Autor Tópico: Fé Bahá'í, alguém conhece?  (Lida 1057 vezes)

Temma

• Visitante
Fé Bahá'í, alguém conhece?
« Online: 03 de Março de 2006, 11:42:57 »
Olá, sou novo no fórum. Sempre passo por aqui e fico lendo as discussões que acho interessantes, racho de rir com as teorias do euzébio, agora resolvi me cadastrar.

bom, vamos ao assunto do tópico. tenho um colega de trabalho que participa dessa fé bahá'í. Ele quando fala da religião, por vezes me deixa curioso. Afirma que o objetivo da féh bahai é unificar as religiões, que na religião dele eles são se limitam a simplesmente orar e pronto, mas sim a entender todos os "porquês", pra buscar uma explicação coerente. Bom, mas ele não faz como alguns evangélicos, pegando pelos braços e cachoalhando dizendo que você tem que aceitar jesus, enfim, fiquei curioso com essa religião, que "abraça" a todas as outras. Acabei me supreendendo ontem, o maluco começou a jejuar. não come e nem bebe água durante todo o dia.  :?

ps: sou ateu. o interesse é só curiosidade mesmo. se bem que, nas fotos dos encontros têm muita gatinha, dá pra se considerar alguma coisa  :D

site no brasil: http://www.bahai.org.br/

O que ensina a Fé Bahá'í?

A Unidade da Humanidade: "... hoje todos os horizontes do mundo estão iluminados com a luz da unidade... fomos criados para levar avante uma civilização em constante evolução..."

A livre e independente busca da verdade: "A luz é boa, não importa em que lâmpada brilhe... uma flor é bela, não importa em que jardim floresça..."

A eliminação de todas as formas de preconceitos e discriminação: "...somos as folhas e os ramos de uma mesma árvore... as gotas de um único mar..."

A igualdade de direitos e oportunidades para o homem e a mulher: "A humanidade assemelha-se a um pássaro, uma asa é o homem e a outra, a mulher. O pássaro não pode alçar vôo sem o equilíbrio dessas duas asas..."

A harmonia essencial entre a religião, a razão e a ciência: "A verdade é uma só e é indivisível... o progresso da humanidade depende desses fatores..."

Educação compulsória universal "O homem é uma mina rica em jóias de inestimável valor, a educação, tão somente, poderá fazê-la revelar seus tesouros..."

A revelação divina é progressiva: "Deus é um, a religião é uma, a humanidade é uma... o objetivo da criação humana é conhecer e adorar a Deus... Todas as religiões provêm de um mesmo Deus..."

Mas agora o propósito do tópico. Alguém daqui já conhecia? frequenta? conhece frequentadores? experiências? tem alguma opinião que não seja assim tão "panfletagem" quanto esse ctrl-c ctrl-v do site oficial?

<o_

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Fé Bahá'í, alguém conhece?
« Resposta #1 Online: 03 de Março de 2006, 12:22:04 »
Mas agora o propósito do tópico. Alguém daqui já conhecia? frequenta? conhece frequentadores? experiências? tem alguma opinião que não seja assim tão "panfletagem" quanto esse ctrl-c ctrl-v do site oficial?

Eu frequentei a comunidade Bahá'í de Brasília por algum tempo.  Não acho que seja necessariamente representativa da religião como um todo, mas percebi algumas coisas boas e outras nem tanto.

Um dos maiores méritos dessa Fé é o incentivo a ver a humanidade como um todo, deixando de lado divisões por nacionalidade e etnia.  Em alguns sentidos eles são o que a ONU deveria ser - e por sinal, são os mantenedores da Escola das Nações, http://www.edn.org.br

Também merecem elogio pelo encorajamento que fazem à tolerância a outras crenças e religiões.

Não tão positivas são a ênfase que encontrei na crença em Deus (algo que eu considero um equívoco; a religião não precisa nem deveria procurar essa crença), a pretensão algo exagerada de ser herdeira de TODAS as religiões tradicionais (os Bahá'í que encontrei simplesmente não tem lá muita noção do que sejam o Hinduísmo e o Budismo) e um modelo administrativo que é eficiente mas passível de algumas críticas, principalmente por ser centralizado em excesso.  Pelo que sei há muitas dissidências dentro da Fé Bahá'í atual, mas também há um movimento conservador e centralizador bastante atuante.

Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Washington

• Nível 13
  • *
« Resposta #2 Online: 03 de Março de 2006, 17:56:48 »
Bem vindo.

Não, mas recebi um email em que o pessoal propunha a mesma coisa, vendia até um livro.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 04 de Março de 2006, 19:32:38 »
Bem vindo.

Eu, como Batista, desconfio paranoicamente de todo mundo que vier com essa conversinha de "vamos unir todas as religiões"...

Temma

• Visitante
« Resposta #4 Online: 08 de Março de 2006, 00:10:56 »
Opa.

Obrigado pelas boas vindas Guinevere.

Luis, a descrição sua bate certinho com o que esse meu colega de trabalho havia me falado. Claro, tirando a parte negativa :D

Quanto  a essa pretensão de ser "a religião que une todas as outras", é como a guinevere disse, não têm como não desconfiar. Mas eu realmente não entendi bem como funciona isso. A quais religiões eles "abraçam". Parece que acreditam em jesus e maomé, e que cada um desses foi enviado por deus pra deixar sua mensagem e ensinamentos aos povos de acordo com a época e o próprio nível de  cultura da  civilização. E que alguns desses ensinamentos perduram até hoje, mas outros estão ultrapassados. Mas agora quais outros provetas entram nessa eu não sei :?

Não tão positivas são a ênfase que encontrei na crença em Deus (algo que eu considero um equívoco; a religião não precisa nem deveria procurar essa crença)

Isso me chamou a atenção. Como assim não ter tanta ênfase em na crença em Deus? Há outro tipo de religião que não envolva a crença em alguma divindade/ente sobrenatural/extraterreno/forças ocultas?? Se há, por que só[/i] a Fé Bahá'í´não deveria ser baseada na crença em Deus? Não seria melhor logo todas as outras?  :P

Olha, pesando os prós e os contras. até que essa religião não me parece ser lá de todo ruim. Só há um problema com esse tal "Deus" que não me desce  :lol:
« Última modificação: 08 de Março de 2006, 00:13:04 por Temma »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!