
Uma pousada do Rio de Janeiro está atraindo principalmente alemães, franceses e americanos ao oferecer hospedagem para turistas no meio da favela. Por um preço muito menor, os visitantes têm uma vista privilegiada das praias e morros cariocas na pousada Favelinha, na favela Pereira da Silva, também conhecida como Morro do Pereirão.
A pequena pousada de cinco quartos ficou lotada durante a semana de Carnaval apesar do local não ter telefone e só aceitar reservas por e-mail. "Tivemos que mandar as pessoas embora", contou uma das proprietárias, Andréia Martins, 31 anos. Um quarto com cama de casal custa US$ 35 a noite e uma cama em quarto coletivo sai por US$ 15.
"Este lugar não é para pessoas frágeis. Se você se preocupa, melhor ficar no Copacabana Palace", disse ela se referindo ao luxuoso hotel onde ficaram os Rolling Stones. Só se pode chegar à pousada a pé.
Os proprietários do Favelinha dizem que é seguro ficar hospedado no local, que ganhou ultimamente a reputação de uma das favelas mais calmas do Rio desde que a polícia matou um dos chefes do tráfico há 7 anos. Uma equipe policial também realiza treinamentos na localidade, o que mantém as gangues afastadas.
Os hóspedes do Favelinha são predominantemente turistas que evitam pontos turísticos convencionais e costumam viajar para lugares remotos como o Laos e Camboja. Cada um dos quartos da pousada de três andares possui grandes sacadas com vista para o mar e móveis aconchegantes, mas simples.
A maioria dos 1,9 mil moradores do Pereirão vivem em casas não acabadas e terrenos irregulares, assim como as outras favelas cariocas.

http://noticias.terra.com.br/popular/interna/0,,OI901674-EI1141,00.html
