Autor Tópico: Teresa Filósofa - Erotismo com pitadas de ceticismo  (Lida 4426 vezes)

Offline Srta. Quaresma

• Nível 02
  • *
    • Comentários de Relevância Duvidosa
Teresa Filósofa - Erotismo com pitadas de ceticismo
« Online: 06 de Março de 2006, 06:17:52 »
Teresa Filósofa, escrito anônimo do século XVIII, se insere no contexto das publicações eróticas que circulavam, como se diria hoje, “em OFF”. Alguns eruditos, no intuito de evitar manchar suas reputações em vista da censura e da tradição, escreviam livros que eram difundidos somente entre amigos ou publicados clandestinamente com pseudônimos. Hoje se atribui a obra a um tal marquês d’Argens.

O livro conta a história de Teresa e sua iniciação na vida sexual. Mas como diz o título, Teresa é filósofa. Então em meio ao erotismo da trama encontram-se reflexões a respeito de pensamentos filosóficos muito difundidos no século XVIII, como o materialismo por exemplo. Assim temos subcapítulos como:

Apóstrofe aos teólogos sobre a liberdade do homem, onde Teresa discute a respeito da impossibilidade do livre arbítrio pregado pelo cristianismo. Exame das religiões pelas luzes naturais: reunião de pequenas contradições de alguns dogmas cristãos. E ainda: Origem das religiões e Reflexões sobre o que é o espírito.

Além das críticas explícitas, ainda há aquelas alfinetadas dentro da trama. Destaque para a forma como os padres e sacerdotes são retratados na história, sempre desprovidos dos valores morais que pregam. Padres bêbados que procuram prostitutas, padres que enganam as fiéis em busca de cópula.

Pra quem se interessar, há uma edição de bolso do livro pela L&PM Pocket. Mais informações aqui.

Offline Lion

• Nível 35
  • *
Re: Teresa Filósofa - Erotismo com pitadas de ceticismo
« Resposta #1 Online: 12 de Maio de 2010, 10:24:01 »
Esse está na minha lista de leitura  :ok:

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #2 Online: 17 de Maio de 2010, 11:26:56 »
Já li.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #4 Online: 18 de Maio de 2010, 01:08:23 »

Vou procurar se achar eu leio.
Não deseje.

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #5 Online: 18 de Maio de 2010, 10:02:36 »

Vou procurar se achar eu leio.

;P

Algumas pessoas, principalmente da Ferrovia Centro Atlântica onde fiz um estágio me chamavam de Coveiro, porque já trabalhei em um cemitério.  :lol:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!