Eu li em algum lugar uma coisa bem interessante: São mais de 6000 críticos que votam nas categorias do Oscar e nenhum deles é acima de qualquer suspeita: estão todos amercê da influência da família, de lobbies, de presentinhos e de seus próprios preconceitos e opiniões; por isso os membros da academia são tão confiáveis para determinar os melhores em cada categoria quanto os membros da comissão que elege a escola de samba campeã do carnaval...
Bom, mas em defesa dos membros da academia, pelo menos eles assistiram a todos os filmes na categoria em que vão votar! Este ano entre os premiados eu só assisti King Kong e As Crônicas de Nárnia, como posso julgar o melhor filme ou o melhor ator, atriz ou diretor? O ano em que assisti mais filmes indicados às categorias principais foi o ano passado em que eu já havia assistido antes do Oscar a vários filmes que ganharam prêmios importantes, como O Aviador (Bom), Em Busca da Terra do Nunca (Bom), O Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (Muito bom), Shrek 2 (Muito bom), Diários de Motocicleta (Razoável), A Paixão de Cristo (Ruim), O Clã das Adagas Voadoras (Excelente), Tróia (Razoável), Spider-Man 2 (Bom), Eu, Robô (Bom), A Vila (Razoável) e Colateral (Razoável); mais tarde ainda assisti Menina de Ouro (Bom), Ray (Muito Bom), Vera Drake (Razoável), Closer (Bom), Os Incríveis (Razoável), Desventuras em Série (Melhor que muito bom, quase excelente) e Hotel Ruanda (Excelente, o melhor de todos, assistam!)
Enfim, no Oscar 2005 eu poderia muito bem ser jurado. E o Oscar vai para... Hotel Ruanda!