Autor Tópico: Human selection is alive and kicking  (Lida 2071 vezes)

APODman

• Visitante
Human selection is alive and kicking
« Online: 08 de Março de 2006, 12:12:19 »
Ainda não deu tempo de traduzir, faço isto se acharem necessário, é um artigo bem interessante.

Human selection is alive and kicking

Geneticists track evolutionary forces in three populations.

Michael Hopkin

Humanity's response to the challenges of the past few millennia, from adapting to different environments to taming crops and animals, are writ large in human society. Now geneticists have shown that they are also writ small - in our DNA.

Researchers at the University of Chicago, Illinois, have identified the regions of our genetic sequence that show the strongest marks of natural selection. Their work highlights the genes that have been most important in adapting to new lifestyles, and could help to identify the genetic factors involved in complex medical conditions such as high blood pressure and alcoholism.

Genes that show the most evidence of recent selection include those involved in milk digestion. Although most mammals drink milk only in infancy, humans seem to have adapted genetically to digest it throughout life.

Genes for skin pigmentation also bear the hallmarks of rapid evolution - highlighting the fact that many populations have become more fair-skinned as they have colonized more extreme latitudes with less sunshine.

It's a snip

The team used data from the International HapMap Project, which collates and maps out 'single-nucleotide polymorphisms' (SNPs). These are sites in the genome at which DNA varies between people by just a single letter of genetic code. The team sampled data from more than 200 unrelated individuals in three different racial groups: East Asians, Europeans and the Yoruba of Nigeria.

Genetic mutations that confer an advantage on a given population spread much faster than they would through natural, random mixing of genes. These portions of DNA should carry certain SNPs along with them as they are selected for over time. So if researchers find a string of SNPs that are mostly the same letters within a given population, they can say that the accompanying genes have come under strong selection pressure.

The method reveals changes that have occurred since various populations split to colonize different areas of the globe, says Jonathan Pritchard, who led the research published in the journal PLoS Biology1.

Food and sex

Many of the genes that showed evidence of selection involve food metabolism, notes Pritchard. This shows that adapting to different diets has been a key trend in recent human evolution.

Around 20% of the genes identified showed evidence of selection in more than one of the populations. Chief among these were genes involved in reproductive processes such as sperm manufacture, showing that these were equally important in different settings.

All three racial groups showed equal amounts of recent evolution. This is interesting, says Pritchard, given that African populations have remained in the birthplace of our species, while others have moved away. Travelling populations might be expected to encounter challenges favouring more selection pressure than those that stay still.

But, notes Pritchard, the environment can change as much with time as it does with distance. "It is perhaps naive to think of Africans as staying 'in the same place'," he says.

Pritchard is not convinced by the predictions of some experts that advances in medicine will negate evolutionary pressures from now on. "Even today there is plenty of scope for natural selection, such as in genes that impact fertility or fetal survival."

fonte: http://www.nature.com/news/2006/060306/full/060306-8.html

[ ]´s

APODman

• Visitante
Re: Human selection is alive and kicking
« Resposta #1 Online: 08 de Março de 2006, 16:55:44 »
Em português:

DNA humano sofreu mudanças grandes nos últimos 10 mil anos

MARCELO LEITE
COLUNISTA DA FOLHA

Natureza humana? Aqueles que acreditam que a essência da espécie está inscrita nos genes têm a partir de agora centenas de novas razões para concluir que ela é no mínimo inconstante. Um estudo da Universidade de Chicago publicado ontem no periódico "PLoS Biology" mostrou que pelo menos 700 regiões do genoma humano sofreram fortes modificações nos últimos 10 mil anos, sob pressão da seleção natural.

A espécie humana continuou e continua a evoluir, naturalmente, mesmo depois de mergulhar no universo da cultura. Não só de maneira pontual, como sugeriam outras pesquisas, mas sistemática (os 700 trechos representam 2,8% dos genes humanos). São funções tão díspares quanto metabolismo, cor da pele e desenvolvimento cerebral. A própria vida em sociedade, com invenções como a da agricultura, há cerca de dez milênios, parece ser um componente crucial dessa seleção recente.

"Acredito que nossos resultados são convincentes no sentido de que muitos genes [humanos] estão sob forte seleção recente", afirmou o líder da pesquisa, Jonathan Pritchard. Ele realizou o estudo com dois estudantes de doutorado, Benjamin Voight e Sridhar Kudaravalli. O time analisou dados genéticos de 209 indivíduos de três grandes grupos populacionais (89 leste-asiáticos, 60 europeus e 60 iorubás da Nigéria). Com a ajuda de computadores, eles procuraram nesse palheiro genômico agulhas indicativas de genes que tenham feito sucesso no passado recente da espécie.
Quando surge uma variante (alelo) vantajosa de um gene, seus portadores tendem a sobreviver mais e a gerar mais descendentes, aumentando a freqüência daquele alelo nas gerações seguintes. É a chamada seleção natural, proposta em 1858 por Charles Darwin e Alfred Russel Wallace como motor da evolução.

A equipe de Pritchard topou com agulheiros variados nos três grupos. Entre europeus, por exemplo, foram localizadas cinco seqüências genéticas relacionadas com o desenvolvimento de uma pele mais clara. Para os primeiros habitantes da Europa, era importante que sua pele permitisse a passagem da radiação solar, facilitando a produção de vitamina D.

Entre europeus, também, encontra-se a maior proporção (90%) de portadores do alelo associado com a manutenção da capacidade de digerir a lactose, um açúcar do leite, mesmo na idade adulta. Muitos outros genes, entre os 700 identificados, parecem ter relação com as sucessivas alterações na dieta humana propiciadas pelo advento da agricultura.

Entre os iorubás, por outro lado, foram localizadas variantes genéticas relacionadas com proteínas formadoras do cabelo. Mais importante, contudo, foi verificar que africanos também se encontram sob a mesma pressão evolutiva que outras populações, ao contrário do que outros estudos propunham (com base na idéia de que só os grupos saídos da África precisaram se adaptar a novas condições ambientais).

"Nossos resultados mostram uma forte adaptação recente em todas as populações. Com efeito, os sinais entre iorubás são, em algumas medidas, mais fortes do que nas populações não-africanas", afirma Pritchard.

O grupo de Chicago usou peculiaridades estatísticas de seqüências genômicas para pinçar as 700 agulhas nos 209 palheiros. Sergio Danilo Pena, da Universidade Federal de Minas Gerais, avaliou o estudo como "muito importante", mas ressalvou: "É bom lembrar que técnicas estatísticas estão sujeitas a chuvas e trovoadas".

fonte: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ciencia/fe0803200603.htm

[ ]´s

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 08 de Março de 2006, 17:07:56 »
Esses caras descobriram algo novo? Só o fato de exisitir gente negra e branca já não mostrava isso?

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #3 Online: 08 de Março de 2006, 18:23:17 »
Não sei se entendi bem a tua pergunta! Mas responderei o que entendi!!

A novidade foi terem "mapeado" caracteres vantajosas que apareceram recentemente na espécie humana, observar e confirmar estatísticamente isso embora pareça uma tarefa simples, não é!!

Pena que eu só tenha visto essa pesquisa antes de hoje. Me pouparia a procura exaustiva de exemplo confirmados geneticamente sobre seleção natural na espécie humana, para o gabarito de uma prova de graduação!:D
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Rafael Augusto

• Nível 05
  • *
« Resposta #4 Online: 09 de Março de 2006, 10:35:04 »
    Olá para todos.  Não costumo postar mensagens devido à falta de tempo, mas achei esse texto colocado bem interessante. 

Acredito que uma leitura do meu debate com o Marcus Valério XR (www.evo.bio.br), tópico I (http://www.evo.bio.br/LAYOUT/Rafael5.html - e também anteriores), pode ser de auxílio para quem quiser algumas informações a mais sobre genética de populações, voltada para seres humanos no caso. 
      Fiz uma pesquisa superficial, uma explanação geral do assunto e algumas elucubrações quanto a propostas criacionistas de terra jovem.  Sugiro apenas como informação, pois não pretendo entrar em qualquer debate (o Marcus ainda vai me responder, e acho que aceitaria auxílio ou opinião de outros evolucionistas ou criacionistas).

Apenas saliento que segundo o modelo evolucionista tradicional e as pesquisas a respeito, como foi abordado no texto de Marcelo Leite, era esperado que os povos africanos estivessem sob menor pressão evolutiva, afinal se originaram nesse território.  Agora como eu observo no meu texto, uma visão criacionista propõe que nossa origem foi nas proximidades do Oriente Médio, com maior diversificação a partir da dispersão das populações para locais mais distantes, o que vai ao encontro da nova pesquisa referida, pelo que foi descrito acima.

Espero que gostem da observação e do texto, se puderem ler.

Até alguma outra vez,

Rafael A. B. Pavani.
"Em terra de cego, quem tem um olho é minoria" - Dr Helcio Werneck
Não esperem minhas mensagens.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 09 de Março de 2006, 12:10:37 »
Bem vindo, Rafael. Se apresente lá no topico das apresentações! mesmo sem muito tempo pra postar, é bom conhecer o pessoal.

Atheist

• Visitante
« Resposta #6 Online: 10 de Março de 2006, 23:27:02 »
Mais importante, contudo, foi verificar que africanos também se encontram sob a mesma pressão evolutiva que outras populações, ao contrário do que outros estudos propunham (com base na idéia de que só os grupos saídos da África precisaram se adaptar a novas condições ambientais).

Queria ver estes estudos. Quem é que sugeriu que tribos africanas não deveriam ter pressões evolutivas diferenciadas?

Até parece que em toda a extensão da África as condições são as mesmas e que em 10 mil anos nada mudou por lá... Ou melhor, há mais tempo, desde a saída de Homo sapiens da África...
« Última modificação: 10 de Março de 2006, 23:28:46 por Atheist »

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #7 Online: 10 de Março de 2006, 23:52:57 »
Estou lendo DNA do James Watson e lá ele fala do DNAmt e de como através dele foi possível mapear a origem africana do Homo sapiens.

Como a hipótese criacionista sobre a origem ser no Oriente Médio encara essa questão do DNAmt?
"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

http://falandodeautismo.com.br

Atheist

• Visitante
« Resposta #8 Online: 11 de Março de 2006, 11:06:26 »
E não é só o DNAmt. Há alguns outros estudos com DNA nuclear que também indicam a África como origem.

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #9 Online: 11 de Março de 2006, 13:32:03 »
E não é só o DNAmt. Há alguns outros estudos com DNA nuclear que também indicam a África como origem.

Sim. Fizeram o mesmo mapeamento com o cromossomo y para verificar a origem masculina.

Eu queria saber o que os criacionistas acham disso...

[]´s
"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

http://falandodeautismo.com.br

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #10 Online: 11 de Março de 2006, 14:28:03 »
Coisa do diabo...
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Rafael Augusto

• Nível 05
  • *
« Resposta #11 Online: 13 de Março de 2006, 18:27:12 »
Coisa do diabo...

Não, coisa da Ciência.  O Diabo age de outras formas...

Podemos estar diante de casos de vieses, confusões ou interpretação relativa, comuns nos trabalhos científicos.  Eu gostaria de dar uma lida nesses estudos (já li algo na Scientific American mas lembro pouco), e farei isso quando tiver tempo, o que deve demorar um tanto.  Alguns criacionistas já devem ter escrito algo a respeito, mas não procurei muito.

Devemos sempre ter em mente que o texto científico contém os Resultados, a Discussão e a Conclusão.  Inferir que o ser humano veio da África faz parte da Discussão e da Conclusão, contudo os resultados não podem demonstrar isso, pois se trata de pesquisa de cunho histórico.  É muito importante podermos analisar diretamente os resultados para ver se ocorreu algo do que eu citei acima.

Espero que todos possam fazer suas próprias análises (não é sensato acreditar em conclusões de trabalhos científicos só porque nos agradam), contudo eu fico devendo a minha própria.  Já deixo claro que faço isso, sim, também com os textos criacionistas.
"Em terra de cego, quem tem um olho é minoria" - Dr Helcio Werneck
Não esperem minhas mensagens.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #12 Online: 13 de Março de 2006, 18:41:16 »
E de quais formas o Diabo (com D maiúsculo) age?!:D
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #13 Online: 15 de Março de 2006, 22:11:55 »
Coisa do diabo...

Não, coisa da Ciência. O Diabo age de outras formas...

Podemos estar diante de casos de vieses, confusões ou interpretação relativa, comuns nos trabalhos científicos. Eu gostaria de dar uma lida nesses estudos (já li algo na Scientific American mas lembro pouco), e farei isso quando tiver tempo, o que deve demorar um tanto. Alguns criacionistas já devem ter escrito algo a respeito, mas não procurei muito.

Devemos sempre ter em mente que o texto científico contém os Resultados, a Discussão e a Conclusão. Inferir que o ser humano veio da África faz parte da Discussão e da Conclusão, contudo os resultados não podem demonstrar isso, pois se trata de pesquisa de cunho histórico. É muito importante podermos analisar diretamente os resultados para ver se ocorreu algo do que eu citei acima.

Espero que todos possam fazer suas próprias análises (não é sensato acreditar em conclusões de trabalhos científicos só porque nos agradam), contudo eu fico devendo a minha própria. Já deixo claro que faço isso, sim, também com os textos criacionistas.

Se o artigo estivesse publicado no Journal of Scientific Exploration, eu concordaria em ler antes de achar que a conclusão está errada. Na Nature é bem mais difícil de acontecer um deslize que possa ser justificado por desvios do método científico. Claro que a ciência é também passível de erro, mas muito mais fácil isso acontecer em periódicos com menor rigor.

O fato é que este não é o primeiro artigo que indica isso. E também é fato que literalistas usam dados científicos apenas quando estes apóiam suas histórias míticas.

Quanto à forma como o diabo age... bom, poderia-se começar provando a existência de tal ser... :D
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 16 de Março de 2006, 08:00:24 »
A forma como o diabo age? Pô, isso é tão batido, eu preciso mesmo explicar?

Ele faz pactos com carinhas sem talento nem expectativa de futuro e os torna astros do rock em troca da alma. Uma vez astros do rock, eles passam a influenciar a juventude a tomar muitas drogas e ir pro caminh do mal...

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #15 Online: 16 de Março de 2006, 17:30:42 »
A forma como o diabo age? Pô, isso é tão batido, eu preciso mesmo explicar?

Ele faz pactos com carinhas sem talento nem expectativa de futuro e os torna astros do rock em troca da alma. Uma vez astros do rock, eles passam a influenciar a juventude a tomar muitas drogas e ir pro caminh do mal...

:histeria:

Pliskin

• Visitante
« Resposta #16 Online: 18 de Março de 2006, 15:12:46 »
 Peraí. Tendo em conta que a população humana é de 6 bilhões (já não há populações pequenas na aldeia global), quanto tempo levaria uma adaptação biológica relevante a se espalhar? Segundo Lee Silver, lá para o fim do mundo a coisa estaria pronta. A seleção natural não é assim tão relevante. Devido ao tamanho da população humana, as mudanças biológicas serão sempre lentas como um glaciar. Acho esse artigo muito enganador...

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #17 Online: 20 de Março de 2006, 19:10:45 »
Considerando pan-mixia absoluta talvez... mas há populações mais isoladas,  mesmo com o cosmopolismo moderno.

Atheist

• Visitante
« Resposta #18 Online: 21 de Março de 2006, 23:50:02 »
Peraí. Tendo em conta que a população humana é de 6 bilhões (já não há populações pequenas na aldeia global), quanto tempo levaria uma adaptação biológica relevante a se espalhar? Segundo Lee Silver, lá para o fim do mundo a coisa estaria pronta. A seleção natural não é assim tão relevante. Devido ao tamanho da população humana, as mudanças biológicas serão sempre lentas como um glaciar. Acho esse artigo muito enganador...

Pelo contrário. A seleção natural pode agir muito rapidamente, tudo depende do fitness de determinada característica. Além disso, a seleção sexual também pode atuar e ser bastante rápida. Sem contar que somos 6 bilhões de habitantes há não muito tempo, mas estamos espalhados pelo globo há milhares de anos.

Atheist

• Visitante
« Resposta #19 Online: 21 de Março de 2006, 23:55:25 »
Considerando pan-mixia absoluta talvez... mas há populações mais isoladas, mesmo com o cosmopolismo moderno.

Pois é. Hoje não há barreiras geográficas (pelo menos não são tão efetivas). Mas durante o processo de expansão a coisa não era assim, e o fluxo gênico era menor, permitindo pressões seletivas diferenciadas.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 22 de Março de 2006, 11:55:16 »
acho que mesmo hoje, as barreiras geográficas, ainda estão bastante presentes, no nível populacional, ou no mínimo a própria extensão da área de dispersão populacional, acaba funcionando como uma barreira. Quero dizer, a quantidade de pessoas que mudam vez ou outra de país, e lá tem filhos com alguém de outra nacionalidade, é suficiente para que se considerasse que a população humana, "estatística", é uma só, "mendeliana"? Não dá, e acho que nunca daria... o tamanho da população humana total acaba sendo um obstáculo nesse caso.
Além disso, fala-se de algo de 10 mil anos atrás, quando os isolamentos populacionais eram bem mais significativos que hoje

Atheist

• Visitante
« Resposta #21 Online: 22 de Março de 2006, 20:40:06 »
acho que mesmo hoje, as barreiras geográficas, ainda estão bastante presentes, no nível populacional, ou no mínimo a própria extensão da área de dispersão populacional, acaba funcionando como uma barreira. Quero dizer, a quantidade de pessoas que mudam vez ou outra de país, e lá tem filhos com alguém de outra nacionalidade, é suficiente para que se considerasse que a população humana, "estatística", é uma só, "mendeliana"? Não dá, e acho que nunca daria... o tamanho da população humana total acaba sendo um obstáculo nesse caso.
Além disso, fala-se de algo de 10 mil anos atrás, quando os isolamentos populacionais eram bem mais significativos que hoje

Aí é preciso se fazer um cálculo, Danniel, do balanço entre migrações, mutações e seleção. Dependendo do caso, é possível que um fluxo de poucos migrantes por geração seja suficiente para desconsiderar um isolamento.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 22 de Março de 2006, 20:56:00 »
Não estou dizendo que haja um isolamento absoluto, não haja fluxo genético algum entre as populações mais isoladas... o meu ponto era mais que está longe de ser uma "aldeia global", em uma única população humana. Acho que uma migração aqui e outra ali, as vezes (talvez na maioria delas) nem acompanhada de filhos com pessoas do local, mas de outros imigrantes do mesmo local, não parecem ser suficiente para isso. Pode ser o suficiente para se dizer que há fluxo entre elas, mas não que todas formam uma só, cada uma continua evoluindo independentemente.

Atheist

• Visitante
« Resposta #23 Online: 26 de Março de 2006, 14:31:42 »
Sem dúvida, Danniel. Os estudos com marcadores moleculares demonstram exatamente isso. Tanto que é possível mapear a história da dispersão dos humanos pelo planeta, remontando a populações iniciais da África.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!