A sonda espacial Cassini pode ter encontrado água na lua Enceladus, de Saturno, informou a Nasa (agência espacial americana) nesta quinta-feira.
"A sonda Cassini, da Nasa, encontrou evidências de reservatórios de água em estado líquido, que emergiram" como os gêiseres do parque natural norte-americano de Yellowstone, informou a agência em um comunicado.
Vejam detalhes em:
www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u14340.shtmlOutras informações:
SpaceDaily:
www.spacedaily.com/reports/Cassini_Finds_Possible_Liquid_Water_On_Enceladus.html- a se confirmar a descoberta, a água líquida deve estar a não mais do que 10 metros abaixo da superfície.
- apenas a região polar sul apresenta evidências da água líquida próxima à superfície.
- uma das possibilidades que está sendo considerada para a fonte de calor seria atividade radioativa.
- o fenômeno está sendo relacionado com o fato de se encontrar abundância de Oxigênio permeando o sistema de Saturno (o que ainda não foi explicado); em função de sua baixa gravidade, Enceladus está emitindo para o exterior moléculas de água, que então são quebradas em oxigênio e hidrogênio.
- uma nova oportunidade de observar Enceladus de perto (cerca de 350 km) só ocorrerá por volta de abril de 2008.
- comparando Europa e Enceladus, o Dr. Peter Thomas, da equipe Cassini-Huygens diz: "Nossa busca por água líquida atingiu um novo patamar. O tipo de evidência obtida em Enceladus é muito diferente da obtida na lua Europa. Nessa última, partimos da análise geológica da superfície para deduzir um oceano interno. Em Enceladus temos observação direta de vapor de água".

Acima, imagens obtidas em Fevereiro de 2005
Esquema explicativo:
