Autor Tópico: 100 sóis - Beleza e horror  (Lida 3077 vezes)

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
100 sóis - Beleza e horror
« Online: 10 de Março de 2006, 19:18:12 »
"Se o esplendor de milhares de sóis surgisse de uma só vez no céu, não se pareceriam com a magnificência deste Ser elevado. Eu sou a morte, o poderoso destruidor do mundo."

--------------------------

Climax, Nevada, 1953

A exposição 100 Suns (100 sóis), de Michael Light, apresenta uma coletânea de 100 fotografias sobre testes nucleares. Ela é baseada em livro homônimo do mesmo autor.
Esta imagem foi tirada do ar, pouco tempo após a explosão. Climax, como foi chamado, foi o maior teste realizado no continente americano pelos EUA. A imagem foi tirada pela Força Aérea americana.

-------------------

Stokes, Nevada, 1957

Esta imagem de 1957 mostra uma aeronave caída no deserto depois de ser lançada sem piloto para testar a sua resistência contra as ondas de choque atômicas.
Como era de se esperar, ela não resistiu.

-------------------------

Truckee, Ilha Christmas, 1962

Esta imagem foi tirada na Ilha Christmas. A explosão ocorreu a cerca de 15 quilômetros da ilha.
As explosões termonucleares no clima úmido do Pacíficio criavam microclimas. Nesta imagem, podem-se ver diferentes nuvens provocadas pela explosão, além da tradicional nuvem em forma de couve-flor.

------------------------

Mohawk, Ilha Eberiru, 1956

Mohawk foi um teste realizado usando um dispostivo termonuclear de duas fases. A cratera criada pelo impacto media cerca de 2,5 metros de profundidade e 400 metros de largura.
Esta fotografia foi tirada da Ilha Japtan, ao lado da Ilha Eberiru. Ambas fazem parte das Ilhas Marshall, no Oceano Pacifico.

--------------------

Yankee, Ilha Bikini, 1954

Esta imagem foi tirada a uma altura de 4.572 metros. Yankee foi o segundo maior teste nuclear jamais realizado pelos EUA.
Passado apenas um minuto depois da detonação, a nuvem chegou a uma altura de 10,4 mil metros e uma largura de 10,5 quilômetros. Dez minutos mais tarde, o diâmetro da nuvem já media 82 quilômetros. Acabou por atingir uma altura de 33,5 mil metros.

---------------------

Stokes, Nevada, 1957

Esta imagem foi tirada no momento em que a bola de fogo de Stokes media 213 metros de largura e emitia uma luz 50 vezes mais potente que a luz vinda do Sol.
Os soldados americanos, apesar de taparem os olhos, conseguiram ver os ossos dos braços e das mãos.

-----------------------

Priscilla, Nevada, 1957

Esta imagem azul tirada com um filme especial mostra uma forma de nuvem dupla bastante rara.
A explosão ocorreu no meio do deserto de Nevada às 6h30 da manhã e foi fotografada pela Força Aérea dos EUA.

-----------------

Smoky, Nevada, 1957

Nove soldados viram-se pouco tempo depois da explosão para observarem os efeitos da bomba a vários quilômetros do local. Alguns tapam os ouvidos para se proteger do som.
Smoky foi a detonação da arma mais poderosa jamais produzida pelos EUA, com um impacto de 25 megatoneladas. Uma bomba de 25 megatoneladas equivale ao poder explosivo de 1.666 bombas de Hiroshima.

----------------------

Sugar, Nevada, 1951

Sugar foi uma das primeiras explosões realizadas no local de testes em Nevada e serviu como uma lição importante: Quanto maior é a distânica entre a explosão e o solo, menor é a quantidade de radioatividade na superficie e também a contaminação radioativa nas nuvens da explosão.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Tarcísio

• Visitante
Re: 100 sóis - Beleza e horror
« Resposta #1 Online: 10 de Março de 2006, 20:23:32 »

Climax, Nevada, 1953

Está vendo essas linhas de fumaça a esquerda do cogumelo? Então... Eu tinha um vídeo de 22 minutos de um dos primeiros testes nucleares( aquele vídeo do Faces da Morte ), nele também aparecem essas linhas instantaneamente após a explosão. O que elas são?

ukrainian

• Visitante
« Resposta #2 Online: 11 de Março de 2006, 13:08:42 »
Assustador saber que o potêncial atômico estadunidense ainda é pleno e operacional...

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #3 Online: 11 de Março de 2006, 18:24:09 »
Assim como grande parte do arsenal da ex-união sovietica, com o agravante, que tu nem sabe com quem ta.
"The patient refused an autopsy."

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 11 de Março de 2006, 22:19:56 »

Climax, Nevada, 1953

Está vendo essas linhas de fumaça a esquerda do cogumelo? Então... Eu tinha um vídeo de 22 minutos de um dos primeiros testes nucleares( aquele vídeo do Faces da Morte ), nele também aparecem essas linhas instantaneamente após a explosão. O que elas são?

Assim que a bola de fogo atinge uns 300.000ºC (leva uns 15 milissegundos numa bomba de 20Kt) , a frente de choque da bomba se separa da bola de fogo (que começa a perder força) e se torna invisível. Isso dificultava que soubessem como ela se comportava e que isso fosse registrado. Em um teste nuclear de 1945, viram efeito que ela causou em um cabo, e perceberam que o movimento dele ajudava e entender melhor o comportamento dela. Baseado nisso, poucos anos depois tiveram a idéia de lançar alguns pequenos foguetes que geram essas linhas de fumaça alguns instantes antes da explosão. Assim, com a deformação sofrida pelas linha de fumaça, ficaria mais fácil fazer o registro de tal comportamento e compreender os seus efeitos.

Uma explicação mais detalhada (com fotos) encontra-se na página: http://nuclearweaponarchive.org/Usa/Tests/SmokeTrails.html

It's an award I've won"

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #5 Online: 12 de Março de 2006, 03:06:30 »

Climax, Nevada, 1953

Assim que a bola de fogo atinge uns 300.000ºC (leva uns 15 milissegundos numa bomba de 20Kt) , a frente de choque da bomba se separa da bola de fogo (que começa a perder força) e se torna invisível. Isso dificultava que soubessem como ela se comportava e que isso fosse registrado. Em um teste nuclear de 1945, viram efeito que ela causou em um cabo, e perceberam que o movimento dele ajudava e entender melhor o comportamento dela. Baseado nisso, poucos anos depois tiveram a idéia de lançar alguns pequenos foguetes que geram essas linhas de fumaça alguns instantes antes da explosão. Assim, com a deformação sofrida pelas linha de fumaça, ficaria mais fácil fazer o registro de tal comportamento e compreender os seus efeitos.

Uma explicação mais detalhada (com fotos) encontra-se na página: http://nuclearweaponarchive.org/Usa/Tests/SmokeTrails.html

Rapaz... você é o cara!

Offline Thompson

• Nível 00
  • *
« Resposta #6 Online: 30 de Março de 2006, 11:52:47 »
Aff
de onde saiu essa explicação? foguetes que produzem fumaça?? aheuaheuahuhau... minha nossa :/

essas linhas não são de fumaça.... isso aí é causado pela energia liberada da bomba atômica, são como se fossem pequenos raios provocados pela deionização (acredito este ser o termo correto) do ar, q provoca raios elétricos ao lado da bomba. as bombas de fissão nuclear possuem essa característica de liberar esses "raios", já as de fusão nuclear não pq produzem a bolha de plasma ao explodirem.

essa de foguetes q geram fumaça foi realmente boa... :/

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #7 Online: 30 de Março de 2006, 19:54:50 »
Aff
de onde saiu essa explicação? foguetes que produzem fumaça?? aheuaheuahuhau... minha nossa :/

essas linhas não são de fumaça.... isso aí é causado pela energia liberada da bomba atômica, são como se fossem pequenos raios provocados pela deionização (acredito este ser o termo correto) do ar, q provoca raios elétricos ao lado da bomba. as bombas de fissão nuclear possuem essa característica de liberar esses "raios", já as de fusão nuclear não pq produzem a bolha de plasma ao explodirem.

essa de foguetes q geram fumaça foi realmente boa... :/

Então o site que o Desconhecido passou está errado?
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

ukrainian

• Visitante
« Resposta #8 Online: 30 de Março de 2006, 21:36:32 »
Assim como grande parte do arsenal da ex-união sovietica, com o agravante, que tu nem sabe com quem ta.

... e nem sabemos se ainda funcionam. E seja lá quem porte estes hoje em dia, não saberá como utilizar. Detonar ogivas nucleares não é como lançar rojões.

Já os EUA já possuem todo know how, inclusive de como devastar cidades e matar o máximo de inocentes em um curto espaço de tempo. Três dias, por exemplo.

Enfim, foram os únicos em toda História a utilizar dessa arma em populações humanas.
« Última modificação: 30 de Março de 2006, 21:52:12 por Ukrainian »

Offline Thompson

• Nível 00
  • *
« Resposta #9 Online: 30 de Março de 2006, 22:59:25 »
Snake, o site está completamente errado. É absurdo uma informação deste tipo circular por aí, pergunte a qualquer professor de química e ele lhe dirá que aquilo não é fumaça, mas sim efeitos elétricos causados pela bomba.

A Rússia, ao contrário do q pensam dela na guerra fria, q as armas eram falsas e tudo mais, detém o maior recorde de bomba nuclear já registrado.
os EUA detonaram muuuitas bombas nucleares... tanto de fissão quanto de fusão, mas a maior bomba atômica já detonada pelos americanos, como dito no livrinho ae,  tinha aproximadamente uns 25 megatons...
No entanto, eles não bateram os russos... pra demonstrar o poderio russo, a Rússia, em 1962, detonou a bomba Tsar, q foi a maior explosão já registrada. Tinha 58 megatons, evaporou tudo num raio de 100 km (isso mesmo, 100km!), e sua nuvem radioativa cresceu tanto que cobriu 90% da europa, sem ninguém saber, claro. Ainda to atrás do video da explosão dela hehe

Após a detonação dessa bomba, os caras ficaram tão chocados com os efeitos dessa arma que começaram a surgir os protocolos, protestos, acordos e tudo mais para pararem com os testes nucleares... ainda sim eles continuaram até 1992 (mais ou menos), mas em bombas bem menores. A bomba Tsar foi projetada pra ter 100 megatons, mas explodiu com metade disso... imaginem se tivesse atingido seu potencial máximo.

aliás, esse livro 100 Suns é mto interessante, viso adquiri-lo em breve :D
« Última modificação: 30 de Março de 2006, 23:01:52 por Thompson »

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 31 de Março de 2006, 12:44:09 »
Snake, o site está completamente errado. É absurdo uma informação deste tipo circular por aí, pergunte a qualquer professor de química e ele lhe dirá que aquilo não é fumaça, mas sim efeitos elétricos causados pela bomba.

:hein: Não tão rápido assim. A explicação que você deu só indica que haverá cargas elétricas ao redor da detonação, e não que aquelas linhas sejam resultantes da presença dessas cargas. A existência dessas cargas não impedem em nada que sejam lançados foguetes que deixem rastros de fumaça (aliás eles são lançados antes da detonação). E caso aquelas linhas fossem apenas efeitos elétricos, você teria muito o que explicar, tal como:

Porquê todas as linhas se curvam no mesmo alinhamento (na foto acima)?

Porquê estão apenas de um lado? Afinal, o efeito elétrico deveria aparecer de todos os lados.

Porquê as linhas estão mais claras no meio em vez de ter luminosidade maior conforme maior a largura do feixe do raio? (figura abaixo)

Porquê as linhas possuem o mesmo alinhamento, como se houvesse uma tendência? Raios raramente se comportam assim, vide figura anterior.

Porquê as linhas não possuem nenhum faiscamento lateral?

Porquê os "pequenos raios" possuem todo esse tamanho?

Onde está a informação de que os raios elétricos de que você fala são exatamente aquelas linhas?

Bom, de qualquer forma a foto abaixo deixa mais claro que se trata de fumaça e não de raios, devido ao comportamento muito difuso das linhas. Essa foto também é do teste Climax, alguns tempo (bem pequeno) depois.

It's an award I've won"

Offline Thompson

• Nível 00
  • *
« Resposta #11 Online: 31 de Março de 2006, 14:42:35 »
Cara, não existe isso de fumaça lançada por foguete.. isso não é fumaça! Veja a prova você mesmo, já viu um video onde os americanos usam um canhão simples, tipo da segunda guerra, pra lançar uma bomba atômica? vá em video.google.com, digite atomic bomb e veja vários videos de bombas atômicas sendo detonadas.
Esse em especial que mencionei mostra claramente o efeito elétrico do qual me refiro. ao estourar a bomba, os riscos se formam.

Eu disse raios pq "se parecem" com raios... mas não são raios. Esses raios da foto na cidade q vc mostrou é outra reação quíomica q ocorre quando há áreas de instabilidade... essas reações na mistura de ar quente com frio, + moléculas de nitrogênio, hidrogênio e algumas mais, acabam liberando energia pra formar os raios q caem nas cidades.

São totalmente diferentes dos raios provocados por explosão atômica. Se não me engano, eles são provocados pela liberação de energia ocorrida na fissão dos átomos de urânio ou plutônio. São descargas elétricas sim... mas não da mesma forma como são geradas aquelas por nimbus.
Vou provar isso, acharei o artigo que explica o fenômeno corretamente.

Pesquisarei mais a respeito desse fato dos foguetes... mas tenho quase certeza que é falso, pq eles não usam fumaça pra testar os efeitos da bomba no meio ambiente, mas sim usam animais, carros, casas.... eles criam cidades fantasmas e detonam a bomba nela pra ver o q ocorre. Os efeitos climáticos são medidos por aparelhos , e não por fumaça

Logo devo postar o artigo que prova o q estou falando.

Outra fonte de conhecimento das bombas é: www.atomicforum.org , lá vc deve achar algo tb.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 03 de Abril de 2006, 12:04:10 »
Cara, não existe isso de fumaça lançada por foguete.. isso não é fumaça! Veja a prova você mesmo, já viu um video onde os americanos usam um canhão simples, tipo da segunda guerra, pra lançar uma bomba atômica? vá em video.google.com, digite atomic bomb e veja vários videos de bombas atômicas sendo detonadas.
Esse em especial que mencionei mostra claramente o efeito elétrico do qual me refiro. ao estourar a bomba, os riscos se formam.

Resolvi ver os vídeos e esse abaixo é bem instrutivo. Nele, você verá que há linhas antes da bomba ser detonada.
http://video.google.com/videoplay?docid=6019507430708841097
Quanto ao vídeo do canhão, o aparecimento das linhas pode ser explicado pelo lançamento simultâneo dos foguetes. Mais p/ a frente, vê-se que algum tempo depois (no mesmo teste) as linhas estão mais altas, o que não faz sentido caso fossem causadas pelo efeito elétrico.

Eu disse raios pq "se parecem" com raios... mas não são raios. Esses raios da foto na cidade q vc mostrou é outra reação quíomica q ocorre quando há áreas de instabilidade... essas reações na mistura de ar quente com frio, + moléculas de nitrogênio, hidrogênio e algumas mais, acabam liberando energia pra formar os raios q caem nas cidades.

São totalmente diferentes dos raios provocados por explosão atômica. Se não me engano, eles são provocados pela liberação de energia ocorrida na fissão dos átomos de urânio ou plutônio. São descargas elétricas sim... mas não da mesma forma como são geradas aquelas por nimbus.
Vou provar isso, acharei o artigo que explica o fenômeno corretamente.

Acho que você não entendeu o que eu quis mostrar com aquela foto. Você, no seu primeiro comentário se referiu as linhas como "pequenos raios". E como um raio nada mais é que uma faísca muito grande (há algumas diferenças que não vem ao caso), achei que seria a melhor forma de exemplificar como se move uma faísca. Ela não viaja de maneira contínua, mas de forma discreta, o que pode ser notado pelo caminho anguloso que um raio percorre. Visto de longe, pode parecer que alguns raios fazem curvas mas olhando com mais cuidado, pode-se perceber que há mudanças abruptas de direção. Porém, na última foto que postei, você pode perceber que há algumas curvas suaves que uma faísca não conseguiria produzir. E, nesse caso, não faz diferença a origem das cargas elétricas, pois o comportamento delas independe disso. De qualquer forma, estou esperando pelo seu artigo.
Creio que você acha que não estou levando a sério a questão do efeito elétrico. Nada disso. O que eu quero é que você demonstre que o efeito elétrico é o único responsável pelo surgimento das linhas em questão, como você tem afirmado. As perguntas que fiz anteriormente devem ter deixado isso claro.

Pesquisarei mais a respeito desse fato dos foguetes... mas tenho quase certeza que é falso, pq eles não usam fumaça pra testar os efeitos da bomba no meio ambiente, mas sim usam animais, carros, casas.... eles criam cidades fantasmas e detonam a bomba nela pra ver o q ocorre. Os efeitos climáticos são medidos por aparelhos , e não por fumaça

Uma coisa não exclui a outra. A idéia principal do foguetes era buscar um meio fácil de registrar (por fotos ou vídeo) os efeitos, e não medi-los.

Outra fonte de conhecimento das bombas é: www.atomicforum.org , lá vc deve achar algo tb.

Dei uma olhada rápida. Estou sem tempo p/ explorar mais a fundo. Depois farei isso.

It's an award I've won"

Offline Thompson

• Nível 00
  • *
« Resposta #13 Online: 03 de Abril de 2006, 13:03:26 »
Bem, o que posso dizer aqui são algumas coisas: eu realmente estava errado ao afirmar que esses foguetes não existem, fiquei louco quando vi essa história postada e, cegamente e erradamente, fui logo afirmando que não existe e que é outro fenômeno.

De fato, essa minha atitude não foi correta... peço desculpas por tal atitude tomada por minha pessoa.
Dei uma pesquisada e isso realmente existe, pra mim é uma bela surpresa pq eu aprendi isso de forma totalmente errada. No entanto, o fenômeno elétrico causado que eu cito existe.... porém, certamente não se relaciona com as "smoke trails" vistas na foto, como aprendi. No cursinho pré-vestibular que eu fiz, os caras fizeram uma palestra sobre energia nuclear mostrando todo o processo de fusão e fissão das bombas, explicando todos os efeitos causados e tudo mais... e uma das explicações foi exatamente essa, de que as linhas seriam "raios" criados devido à ionização da atmosfera.

Isso explica, então, que o efeito existente é justamente a ionização do ar... mas não que ele crie linhas, como eu imaginava e como me foi ensinado pelo pessoal do Etapa.

Sinto-me enganado, e um tanto quanto envergonhado de afirmar algo sem pesquisar a fundo antes sobre a verdade verdadeira dos fatos... mas enfim, espero não ser apedrejado por isso. Pelo menos agora possuo a informação correta.

De qualquer forma, se houver interesse, dê uma olhada neste site que  eu passei. Ele tem links para os vídeos das inúmeras bombas detonadas... inclusive o vídeo da rainha delas, a Tsar. É bem interessante...

[]´s  =)

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 03 de Abril de 2006, 15:18:51 »
Sinto-me enganado, e um tanto quanto envergonhado de afirmar algo sem pesquisar a fundo antes sobre a verdade verdadeira dos fatos... mas enfim, espero não ser apedrejado por isso. Pelo menos agora possuo a informação correta.
Esse é o ponto mais importante. Não se preocupe quanto a ter cometido um erro, pois qualquer um já passou por situação semelhante.   :ok:

It's an award I've won"

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!