Código genético é a codificação química do DNA, e não o conteúdo de genes. Por exemplo, existe um código genético que compartilhamos com bactérias... isso significa que o que está escrito na nossa sequência de nucleotídeos corresponde ao mesmo resultado em bactérias, mas não que possuímos os mesmos genes, necessariamente. Portanto, não existe código genético do cromossomo X, nem código genético dos felinos ou código genético masculino. O código genético é único (* como tudo em biologia há exceções, mas são grupos pequenos que de organismos inferiores que usam outra codificação. Pra grande maioria dos organismos vivos há um só código genético).
Não existe um sentido genérico para genes. Genes são genes... são feitos de DNA, que é o ácido desoxiribonucléico, e o conjunto de genes de uma espécie corresponde ao seu genoma. Genótipo é o "tipo do genoma", ou seja, uma forma específica, que pode ser um gene ou um alelo (que são variantes dos genes), por exemplo. Já cromossomos são conjuntos de genes, e correspondem a uma única molécula de DNA, contínua.
Seres humanos possuem cromossomos X e Y, assim como os outros 22 autossomos (pares 1, 2, 3, etc). Em cada cromossomo há vários genes. O conjunto dos cromossomos (e consequentemente dos genes) é o genoma.
![Wink ;)](../forum/Smileys/default/icon_wink.gif)