Sonda da Nasa alcança órbita de MarteUma nave da agência espacial americana, a Nasa, chegou à órbita de Marte nesta sexta-feira, depois de viajar sete meses e 500 milhões de quilômetros. O Mars Reconnaissance Orbiter (MRO, na sigla em inglês, ou satélite de reconhecimento de Marte, em tradução livre) sobreviveu a uma fase crítica de sua missão se colocando em uma órbita elíptica em volta do Planeta Vermelho.
A equipe de pesquisadores passou por momentos de tensão antes da confirmação de que a nave havia conseguido alcançar a órbita de Marte, enquanto o satélite passava atrás do planeta, processo que durou cerca de meia hora até que a nave voltasse a fazer contato.
A Nasa prevê que só a partir de novembro a sonda possa começar a analisar a atmosfera, as características de superfície e as estruturas geológicas subterrâneas de Marte.
Com a chegada do MRO, o número de satélites terrestres em torno de Marte chega a quatro. O Mars Global Surveyor e o Mars Odyssey, ambos da Nasa, já se encontram lá, enquanto a Agência Espacial Européia tem o seu Mars Express.
Na superfície marciana, duas sondas-robô americanas – a Spirit e a Opportunity – continuam a enviar dados para a Terra, bem depois do tempo útil que muitos acreditavam que elas teriam.
'Freio de ar'A MRO entrou em uma órbita elíptica de 35 horas que lhe permitirá gradualmente iniciar o processo de "aerofrenagem" que deve durar seis meses até o início das pesquisas.
No entanto, o diretor de projetos da Nasa Jim Graf afirma que não se pode ficar "superconfiante".
"Marte nos ensinou isso. Dois dos últimos quatro satélites da Nasa enviados a Marte não resistiram à aproximação final", disse Graf.
Historicamente, apesar do grande número de objetos terrestres que hoje se encontram em Marte, o balanço também é alarmante: desde 1960, 21 das 35 missões enviadas ao Planeta Vermelho fracassaram.
A Nasa calcula que serão necessários seis meses de aerofrenagem, uma técnica que consiste na passagem da sonda muito próxima à atmosfera marciana para utilizar as moléculas de ar como um freio que também muda a trajetória orbital.
Depois de cerca de 500 passagens de "aerofrenagem", o MRO chegará à sua órbita ideal, de cerca de duas horas, e que o levará para muito mais perto do que os outros satélites operacionais.
A expectativa da Nasa é que o satélite envie dez vezes mais informações por minuto do que qualquer outra missão da Terra a Marte.
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2006/03/060310_martechegadasondaebc.shtml----------------------------
Concepção artística - MRO em Marte
Antena Na imagem criada pelos artistas da Nasa, o satélite encara o Planeta Vermelho. O equipamento prateado que se vê sobre a nave é a antena principal de comunicação com a Terra.
'Aerofrenagem' O satélite deve utilizar uma técnica conhecida como aerofrenagem para reduzir a velocidade de curso e modificar a trajetória até chegar à órbita ideal.
Pólos O "Mars Reconnaissance Orbiter" sobrevoa um dos pólos do Planeta Vermelho, na concepção artística da Nasa. A longa vara prateada é a antena Sharad, que vai analisar o subsolo marciano.
Em busca d'água A antena Sharad vai testar o subsolo marciano com ondas de freqüências entre 15 e 25 MHz para encontrar água líquida ou congelada. O alcance da antena é de cerca de 1 km da superfície.
Subterrâneos Na figura, o artista descreve as ondas lançadas pelo radar Sharad do MRO para "enxergar" sob a superfície de Marte, em busca de água.
Clima O MRO também tem um instrumento que usa 9 canais do espectro infra-vermelho visível e térmico. Com isso, ele identifica temperatura, pó e concentração d'água a cada 5 km da superfície até 80 km.
Aproximação Antes de entrar em órbita ao redor de Marte, o MRO vai ter que utilizar os seus foguetes durante 25 minutos para reduzir a velocidade ao nível seguro. A nave passará sob o hemisfério sul.
'Gigante' A figura mostra uma comparação entre os tamanhos do MRO e dos seus antecessores, o Mars Odyssey e o Mars Global Surveyor. O MRO é substancialmente maior.
Sharad O radar raso Sharad é uma longa vara instalada horizontalmente na nave. Na imagem do artista, ele lança ondas sobre a superfície marciana em busca de água.
---------------------------
Mais informações aqui:
http://www.nasa.gov/mission_pages/MRO/main/index.html