Autor Tópico: O Universo, um trilionésimo de segundo após sua formação !  (Lida 4434 vezes)

APODman

• Visitante
O Universo, um trilionésimo de segundo após sua formação !
« Online: 17 de Março de 2006, 13:30:57 »
E o deus das lacunas é  ameaçado de despejo de seu último reduto.

As cores indicam as regiões mais "quentes" ( vermelho ) e frias ( azuis ). As barras indicam a polarização da direção da radiação primitiva. Esta é a imagem dos eventos que tomaram parte nos primeiros trilionésimos de segundo do universo.

Diagrama da evolução do Universo. As novas observações coincidem com as predições do modelo inflacionário.

Sonda da Nasa flagra instante imediato após Big Bang

O Big Bang, segundo os cientistas, foi a grande explosão de um ponto que acumulava toda a energia do universo, há 13,7 bilhões de anos, e deu origem às estrelas, planetas e demais corpos. Observando enormes distâncias, a sonda conseguiu ver com detalhes inéditos esses primeiros instantes do cosmo.

"Relatamos hoje as medidas mais precisas já feitas sobre o nosso universo quando na primeira infância", disse Charles Benett, principal pesquisador da sonda WMAP - sigla em inglês para Sonda de Anisotropia de Microondas de Wilkinson -, da Nasa.

"Temos novas evidências de que o universo de repente cresceu de um tamanho submicroscópico para um astronômico, em menos de um piscar de olhos", disse o cientista em entrevista coletiva por telefone. "Esta tremenda inflação do universo aconteceu em muito menos de um trilionésimo de segundo."

A missão WMAP detectou uma luz criada no começo do universo e que viaja há 13 bilhões de anos.

Vista na forma de tênues microondas, essa luz primitiva ajudou os astrônomos a perceberem pequenas variações naquilo que Bennett descreveu como "um assustador mar vazio de nada".

Na imagem flagrada pela WMAP, o universo-bebê tem forma oval plana, com pontos frios retratados em azul e verde e os pontos quentes e vermelho e amarelo. As linhas brancas mostram a polarização - a direção da luz mais antiga.

As observações da sonda mostram, nos termos mais básicos, o conteúdo do universo. Apenas 4 % é de matéria comum, 22 % é da chamada matéria negra - que não é constituída por átomos, não emite nem absorve luz e só é detectável por sua gravidade -, e 74 % é uma misteriosa energia negra, que, segundo os cientistas, ainda provoca a expansão do universo.

"A energia negra está provocando mais um jorro de crescimento atualmente", disse Bennett. "Felizmente, é mais branda do que há 13,7 bilhões de anos."

fonte: http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI922432-EI302,00.html

Complemento resumido do texto original do site oficial da WMAP:

A nova forma detectada, ou sinal polarizado, do "brilho" residual após a explosão é o mais fraco sinal já detectado, menos de um centésimo da temperatura conseguida 3 anos atrás. 

"Este é um novo território", disse o físico Lyman Page  da Universidade de Princeton, um membro da equipe WMAP. "Nós estamos quantificando o cosmos em um caminho diferente que nos abre uma nova janela para o entendimento dos primeiros instantes do universo".

Comparando o brilho da radiação residual das caracteristicas mais amplas para as mais compactas (algo como comparar a altura das ondas a curta distância com as de longa distância em um lago ) isto nos ajuda a compreender a história do universo infante.  Uma antiga predição era que o brilho deveria ser o mesmo em todas as direções. Por outro lado, as mais simples versões da inflação predizem que o brilho relativo decairia quanto menores se tornassem as escalas das caracteristicas observadas. Os novos dados da WMAP apoiam a predição da inflação.

Os novos resultados são consistentes com os modelos de nosso universo surgindo de microscópicas flutuações quânticas.

fonte: http://map.gsfc.nasa.gov/m_or/PressRelease_03_06.html

Mais em:
http://map.gsfc.nasa.gov/m_mm.html

[ ]´s

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
    • A Hipótese AA Revisitada
Re: O Universo, um trilionésimo de segundo após sua formação !
« Resposta #1 Online: 17 de Março de 2006, 15:01:56 »
Citação de: APODman
E o deus das lacunas é ameaçado de despejo de seu último reduto.

Afinal, por quê? O cientista está interpretando imagens e tirando conclusões que podem estar erradas.

Mas, mesmo estando certo, por que isto eliminaria a idéia de uma Criação?

"A fé é a força da vida. Se o homem vive é porque acredita em alguma coisa."

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #2 Online: 17 de Março de 2006, 15:50:31 »
Citação de: APODman
E o deus das lacunas é ameaçado de despejo de seu último reduto.

Afinal, por quê? O cientista está interpretando imagens e tirando conclusões que podem estar erradas.

Mas, mesmo estando certo, por que isto eliminaria a idéia de uma Criação?

Porque um Deus faria as coisas dessa maneira e não de uma maneira melhor?
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
    • A Hipótese AA Revisitada
« Resposta #3 Online: 17 de Março de 2006, 15:52:05 »
Citação de: Alenônimo
Porque um Deus faria as coisas dessa maneira e não de uma maneira melhor?

Talvez esta seja a melhor maneira para um "Deus" executar a sua criação...
"A fé é a força da vida. Se o homem vive é porque acredita em alguma coisa."

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #4 Online: 17 de Março de 2006, 16:13:28 »
Por favor Apodman, dá um resumo para gente.

Quais as implicações mais importantes, na área científica, desta descoberta?

"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 17 de Março de 2006, 20:46:10 »
Sobre o Modelo inflacionário, há um texto bastante elucidativo, escrito pelo astrofísico John Gribbin (colaborador das revistas científicas Nature e New Scientist). Reproduzo abaixo os trechos iniciais. É um pouco grandinho, mas considero-o bastante pertinente.
Se alguém quiser ler o texto integral, posso enviar por e-mail.

Inflação para Principiantes
John Gribbin,
traduzido por: Antonio Geloneze Neto - M. Sc., Ph. D.
A razão pela qual algo como inflação era necessário em cosmologia pode ser ilustrada pela discussão de dois problemas chaves nos anos setenta. O primeiro deles é o problema do horizonte, o enigma de que o universo parece o mesmo em lados opostos do céu (horizontes opostos) embora não tenha havido tempo, desde o Big Bang, para a luz (ou qualquer outra coisa) viajar através do universo e voltar. Sendo assim como os horizontes opostos "sabem" como manter-se isotrópicos? O segundo enigma é o problema da planitude do universo. Este é o enigma de que o espaço-tempo do universo é quase plano, que significa que o Universo se situa na linha divisória entre expandir-se eternamente e eventualmente colapsar de novo.
O problema da planitude pode ser compreendido em termos da densidade do universo. O parâmetro da densidade é uma medida da quantidade de material gravitacional no universo, usualmente denotado pela letra Grega omega (W), e também conhecido como o parâmetro da planitude. Este é definido de um modo que se espaço-tempo é precisamente plano, então
W = 1
Antes do desenvolvimento da idéia de inflação, um dos grandes enigmas em cosmologia era o fato de que a densidade real do universo atual é muito próxima do seu valor crítico. Isto é curioso, pois como o Universo se expande a partir do Big Bang, a expansão empurrará o parâmetro de densidade para longe do valor crítico.
Se o Universo começa com o parâmetro menor do que um, W se torna pequeno conforme o Universo envelhece, enquanto que se ele começa com o parâmetro maior do que um, então W se torna grande conforme o Universo envelhece. O fato de W estar entre 0.1 e 1 atualmente significa que no primeiro segundo do Big Bang, W era precisamente 1 com um erro de 1 em 10^(60) (10 elevado a 60). Isto torna o valor do parâmetro de densidade no começo do universo um dos números mais precisamente determinados de toda a ciência, e a inferência natural é que o valor é, e sempre foi, exatamente 1. Uma implicação importante disto é que deve haver uma grande quantidade de matéria escura no Universo. Outra implicação é que o Universo tornou-se plano por causa da inflação.
Inflação é um termo geral para modelos do Universo em seu instante inicial que envolvem um período curto de expansão extremamente rápida (exponencial). Esse processo poderia tornar o Universo plano, e poderia também resolver o problema do horizonte, fazendo com que regiões do espaço, outrora bastante próximas, e muito parecidas, se situassem tão longe em lados opostos do Universo visível atualmente.
A inflação se estabeleceu, nos anos oitenta, como o modelo usual do Universo em seus instantes iniciais. Ela obteve este sucesso não somente porque resolve muitos enigmas sobre a natureza do universo, mas também porque resolve esses enigmas usando as Teorias da Grande Unificação (GUT's) e o entendimento da teoria quântica, desenvolvido por físicos de partículas, de modo completamente independente de quaisquer estudos cosmológicos.
O casamento da física das partículas e a cosmologia parece dar uma explicação de como o Universo começou, e como ele se tornou aquilo que é atualmente. A teoria da inflação é, portanto, vista como o desenvolvimento mais importante no pensamento cosmológico desde a descoberta da expansão do universo que sugeriu sua origem em um Big Bang. Tomada ao pé da letra a expansão observada do Universo implica que ele nasceu de uma singularidade, um ponto de densidade infinita, há cerca de 13,7 bilhões de anos atrás. A física quântica nos diz que não tem sentido falar em termos tão extremos e que, ao invés disso, deveríamos considerar a expansão como tendo começado em uma região que não excedesse o chamado comprimento de Planck (10^(-35) m) quando a densidade não era infinita mas "somente" cerca de 1.094 gramas por centímetro cúbico. Esses são os limites absolutos do tamanho e da densidade permitidos pela física quântica.
Neste quadro, o primeiro mistério é como alguma coisa tão densa poderia se expandir; ela teria um campo gravitacional extremamente forte, que a transformaria em um buraco negro e a extinguiria (isto é, a levaria de volta à singularidade) logo que ela tivesse nascido. Mas acontece que a inflação pode impedir que isto aconteça, ao mesmo tempo em que a física quântica permite que o Universo inteiro apareça, nessa forma supercompacta, completamente do nada, como um almoço cósmico grátis. A idéia de que o Universo pode ter surgido do nada, e contém energia zero por toda a parte, foi desenvolvida por Edward Tryon, da Universidade da Cidade de Nova Iorque, que sugeria, nos anos setenta, ter surgido de uma suposta flutuação de vácuo, permitida pela teoria quântica.
A incerteza quântica permite a criação temporária de bolhas de energia, ou pares de partículas (tais como pares elétron-pósitron) do nada, com a condição de que elas desapareçam após um curto período de vida. Quanto menos energia esteja envolvida, quanto mais tempo a bolha poderá existir. Curiosamente, a energia em um campo gravitacional é negativa, enquanto que a energia guardada na matéria é positiva. Se o Universo é exatamente plano, então como Tryon observou, os dois números se cancelam, e toda a energia do Universo é precisamente zero. Neste caso, as regras quânticas permitem que isto dure para sempre.
Se você acha que isto é muito exótico, você está em boa companhia. George Gamow contou em seu livro "My World Line" (Viking, New York), sobre uma conversa com Albert Einstein, enquanto caminhavam em Princeton nos anos quarenta. Gamow mencionou casualmente que um de seus colegas havia observado que, de acordo com as equações de Einstein, uma estrela poderia ser criada do nada, pois sua energia gravitacional negativa cancelaria precisamente sua energia positiva de massa. "Einstein parou em sua caminhada", disse Gamow, "e, como estávamos atravessando a rua, alguns carros pararam para evitar que fossemos atropelados".
Com a inflação, houve muito tempo para que sinais viajando à velocidade da luz tenham preenchido o volume do Universo, então não existe o problema do horizonte. E o próprio espaço-tempo se aplaina devido à expansão, do mesmo modo que a superfície enrugada de uma ameixa torna-se uma superfície plana e lisa, quando a ameixa é colocada na água.
« Última modificação: 17 de Março de 2006, 20:52:39 por HSette »
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 17 de Março de 2006, 20:54:55 »
Ah! Eu já sabia. O big bang começou na época do governo Sarney.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 17 de Março de 2006, 22:24:43 »
Ah! Eu já sabia. O big bang começou na época do governo Sarney.
:rola: :rola: :rola:
Não. Isso foi antes ainda, na época da "hiperinflação"!
"Por quê?"

Chaves

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #8 Online: 18 de Março de 2006, 00:36:31 »
Uhm... não responde a pergunta do porquê que toda a matéria que existe estava condensada em um único ponto microscópico. Afinal por que ela estava assim? E pior de tudo: DE ONDE FOI QUE VIERAM ESTAS COISAS TODAS?
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Steady State

• Nível 11
  • *
« Resposta #9 Online: 18 de Março de 2006, 19:52:10 »
o pessoal das teorias alternativas ao big-bang tem que ter uma resposta pra isso. enquanto a vida há esperança.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 18 de Março de 2006, 20:12:49 »
o pessoal das teorias alternativas ao big-bang tem que ter uma resposta pra isso. enquanto a vida há esperança.

Você não concorda com o Modelo do Big Bang?
Esse reforço à "Inflação" é de peso, hein?
"Por quê?"

Chaves

Offline Steady State

• Nível 11
  • *
« Resposta #11 Online: 18 de Março de 2006, 20:37:29 »
embora entenda pouco,tenho que concordar face as evidências observacionais, só queria que alguem das teorias alternativas dessem uma opinião.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 18 de Março de 2006, 20:50:39 »
Há um site que congrega um bom número de cientistas (de renome, até) que não se mostram nem um pouco satisfeitos com o Modelo do Big Bang.
Há até um manifesto sobre o assunto.

www.cosmology.info

Há inclusive um brasileiro no grupo:
Marcos Cesar Danhoni Neves, da Universidade Estadual de Maringá.

Estou aguardo ansiosamente as considerações dos mesmos sobre os dados divulgados. 8-)
« Última modificação: 18 de Março de 2006, 20:52:37 por HSette »
"Por quê?"

Chaves

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 19 de Março de 2006, 19:01:20 »

Sonda da Nasa flagra instante imediato após Big Bang

O Big Bang, segundo os cientistas, foi a grande explosão de um ponto que acumulava toda a energia do universo, há 13,7 bilhões de anos,

"divulgarização" ou uma outra idéia de BB? BB afinal, é uma teoria, ou um nome genérico para um monte de teorias com algumas similaridades gerais?

Me refiro a quando o texto diz que o ponto acumulava "toda a energia do universo"; em vez de como imagino conhecer, o ponto era todo o universo. Obviamente, contendo toda energia do universo. Mas aí da margem a se entender um universo além desse ponto, mas desprovido de energia. Também não entendo bem como "um ponto" pode ter energia, mas sei lá...

Os novos resultados são consistentes com os modelos de nosso universo surgindo de microscópicas flutuações quânticas.

Isso aqui também me dá a entender que havia um espaço. Então não entendo bem.

Havia um pequeníssimo espaço disponível, que continha "toda a energia do universo" por ser apenas aquilo o todo o universo, que se expandiu devida a tal flutuação quântica só poder ocorrer por ali mesmo; ou havia um espaço de tamanho desconhecido, e em algum ponto dele, ocorreu a tal flutuação quântica, fazendo uma pequena região do espaço aumentar fenomenalmente???

E a flutuação quântica se deve a esse ponto ter tido "toda energia do universo" ou toda energia do universo conteve-se em um ponto devido à flutuação quântica? (mais ou menos como aquelas "super-ondas" teóricas que uns supõem poder emergir de um "mar em equilíbrio" ao "roubarem energia" das ondas adjacentes)

vou ler os "mais" eventualmente :?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 19 de Março de 2006, 19:05:17 »
já ouvi o Novello dizer certa vez, há não muito tempo (acho que numa entrevista no Jô Soares) que o BB, o universo não continha-se em um ponto minúsculo, algo que remetesse a um "átomo primoridial" em tamanho, mas em algo bem maior, ainda assim, muito pequeno comparado ao universo atual. Não faço idéia do tamanho disso, de qualquer forma. Nem de onde ele tirou isso, ou de onde outros tiraram, etc.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 19 de Março de 2006, 19:29:26 »
"divulgarização" ou uma outra idéia de BB? BB afinal, é uma teoria, ou um nome genérico para um monte de teorias com algumas similaridades gerais?

O texto referido é do Terra Notícias. Acessei-o e infelizmente, na íntegra, há mais uma série de imprecisões. Lamentável. Um desserviço à informação.

O ideal é ir às fontes, nos links indicados.

Há boas matérias também em:

http://www.space.com/
http://www.spacedaily.com/
« Última modificação: 19 de Março de 2006, 19:31:11 por HSette »
"Por quê?"

Chaves

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 19 de Março de 2006, 19:35:06 »

Isso aqui também me dá a entender que havia um espaço. Então não entendo bem.

Essa é para mim "a questão": a ser assim, o próprio espaço ou já existiria desde sempre, ou foi o primeiro a surgir.
Isso só transfere o problema cosmológico para um outro campo.
"Por quê?"

Chaves

Offline Fayman

• Nível 11
  • *
« Resposta #17 Online: 21 de Março de 2006, 16:24:25 »
Senhores, não existia "toda a matéria concentrada em um pontinho"; isso é o átomo explosivo do Lemaitre!

Atualmente, só podemos avaliar o que houve após o Big Bang, uma vez que a Relatividade Geral se esfacela frente a campos gravitacionais fortíssimos, em regiões absurdamente pequenas, como é o caso da chamada Singularidade. Neste ponto, é necessária uma consideração, uma tratativa quântica da Gravidade, coisa que ainda não é possível.

Contudo, temos já alguns panoramas. Um deles é que a chamada Singularidade Inicial NÃO é igual à suposta singularidade existente em um Buraco Negro, onde matéria seria “compactada” até um volume zero. Na Singularidade Inicial NÃO há matéria, apenas espaço vazio.

E o termo “suposta” exatamente porque nem sabemos se tal singularidade pode existir mesmo (a Inicial e as dos BN). Ela é conseqüência das RG, ou melhor, conseqüência do esfacelamento da RG!! É um tema controverso e que está nos pontos mais avançados da Física. Um número muito grande de Físicos suspeita de que Efeitos Quânticos destruiriam a Singularidade.

Não me recordo direito, pois li sobre isso já há bastante tempo, mas me parece que, inclusive, a Supercordas não permite uma compactação além do comprimento de Plank, que é o limite do tamanho das cordas.

Temos também, por outro lado que, em uma Realidade Quântica como a nossa, o próprio Espaço-Tempo seria quantizado, ou seja, de uma maneira bem simplista, haveria um “espaço mínimo” a partir do qual, não poderíamos ter nada menor (assim como um “intervalo de Tempo mínimo”). Inclusive, isso é o ponto de partida de uma proposta de uma teoria quântica da Gravidade chamada Gravitação Quântica por Loops.

Quanto às demais dúvidas sobre o Big Bang, existe um número da Sciam dedicado a isso, ou pelo menos, tem um artigo bastante extenso, onde o autor, que é da equipe do WMAP, se não me engano, fala sobre a velocidade de recessão das galáxias e do repouso dessas mesmas galáxias, medido nos grandes aglomerados, em relação à Radiação do Fundo de Microondas, o que mostra de uma maneira bastante significativa que de fato o ET se expande e não as galáxias que se afastam através do ET.

Lá também é demonstrado (melhor dizendo, DESMONTADO!) o infantil “argumento” da Luz Cansada, um dos propagados por aqueles que se posicionam contra o BB. Isso obviamente sem contar que eles não conseguem sequer explicar, caso a expansão não exista, porque a noite é escura.

Taí uma boa questão para Novello, já que ele adora criticar tantas coisas, como a Supercordas, por exemplo. Curiosamente, muito embora, me parece, ou seja, não tenho certeza, ele tem trabalhos em algum tipo de Gravitação Quântica, mas NUNCA vi sequer uma proposta alternativa por parte dele.

Mas isso é outra história e não vem ao caso, até mesmo porque tenho andado afastado por estar sem tempo nenhum para participar, infelizmente.

Creio que alguém por aqui deve se lembrar a qual Sciam eu me refiro. Neste fórum mesmo, há alguns meses, ela foi citada várias vezes. Vale a pena ler aquele número; ele é bastante elucidativo.
Visite: www.nelsonmagrini.com

autor de:

RELÂMPAGOS DE SANGUE
ANJO - A FACE DO MAL

Editora Novo Século

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 21 de Março de 2006, 20:26:15 »
Valeu pela dicas, Fayman.

Se alguém tiver acesso online à SCIAM, bem que podia postar algum material por aqui. :D

Na Singularidade Inicial NÃO há matéria, apenas espaço vazio.

O Espaço Vazio, A Última Fronteira!
 :cavalo:...
ou seria a primeira? :confu:
"Por quê?"

Chaves

Offline Fayman

• Nível 11
  • *
« Resposta #19 Online: 22 de Março de 2006, 09:06:25 »
Acabei encontrando:

Sciam no. 35, ano 3, de abril de 2005. Há um artigo de 9 páginas, de Charles H. Lineweaver e Tamara M. Davies, intitulado "Equívocos sobre o Big Bang". Os autores são astrônomos do Observatório Mount Stromio, e Lineweaver fez parte da equipe do COBE e não do WMAP, como eu havia comentado antes.

Para você terem uma idéia do que trata o artigo, vejam estes comentários de James Peebles, cosmólogo da Universidade de Princeton:

"A riqueza total deste quadro (modelo Big Bang quente) não é tão bem compreendida quanto acredito que deveria ser, mesmo entre os que fizeram as contribuições mais estimulantes ao fluxo das idéias"

E os autores continuam a seguir:

"Físicos renomados, autores de livros didáticos de astronomia e divulgadores da ciência fizeram afirmações incorretas, ambíguas ou facilmente mal interpretadas sobre o assunto".

Vale a pena ler; o artigo é muito bom e esclarecedor.

Abraços!

autor de:

RELÂMPAGOS DE SANGUE
ANJO - A FACE DO MAL

Editora Novo Século

Offline Steady State

• Nível 11
  • *
« Resposta #20 Online: 26 de Março de 2006, 02:08:48 »
ola

mas tem como ainda negar de alguma forma a expansão?

Offline Fayman

• Nível 11
  • *
« Resposta #21 Online: 27 de Março de 2006, 16:34:17 »
mas tem como ainda negar de alguma forma a expansão?

Na minha opinião, não. As tentativas feitas deixam a desejar das mais variadas formas. A questão da medição da velocidade nula dos grandes aglomerados em relação à Radiação de Microondas, somado aos resultados do WMAP, não deixam margem a dúvidas. Além do fato de que a expansão é uma predição da Relatividade Geral em sua forma natural, coisa que Einstein não acreditou e, portanto, introduziu sua Constante Cosmológica, de maneira arbitrária.

autor de:

RELÂMPAGOS DE SANGUE
ANJO - A FACE DO MAL

Editora Novo Século

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!