1) Onde está focado o "mérito" na meritocracia liberal? No trabalho? Ou nos genes?
2) Um país que possui uma população de 200 pessoas, 150 delas (
A) não possuem meios de produção e são obrigadas a vender sua força-de-trabalho às 50 restantes (
B), que possuem. O valor do trabalho que
A venderá para
B sempre será muito baixo, pois há excesso de oferta de mão-de-obra. Consequentemente, a venda do produto final de
B também será prejudicada, pois os consumidores (em sua maioria
A) possuem poder de compra muito baixo. Sem uma regulação estatal capitalista (salário mínimo, direitos trabalhistas), como resultaria uma situação dessas?
3) O regime capitalista necessita fatalmente de um
welfare state? Por que as economias capitalistas que se encontram no topo do índice de desenvolvimento humano (IDH) são as que apresentam um
welfare state mais abrangente? O capitalismo liberal, por si só, não é capaz de dar lugar a um bem-estar à população, no geral?
4) Por que as taxas de criminalidade, de uso de anti-depressivos e drogas em geral, de suicídio, são geralmente muito mais altas nas economias capitalistas mais desenvolvidas, como EUA e Japão? Casualidade?
5) Por que as economias desenvolvidas que apresentam uma tendência maior ao Estado mínimo liberal, como os EUA, a quantidade de população abaixo da
linha da miséria é quase igual, quando não superior, a países subdesenvolvidos como o Brasil?
6) O que é liberdade, do ponto de vista capitalista liberal? Acesso ao trabalho, direito de produzir para sua própria subsistência, não seria uma liberdade individual natural? Então por que, nas economias capitalistas, privam um cidadão de exercer seus direitos? Para uma plena liberdade nesse quesito, necessariamente os meios para se produzir deveriam ser acessíveis a todos, concordam? Como fazer isso de acordo com a (nova) ideologia liberal?
7) O direito à propriedade privada deve ser pleno? É de direito do empreendedor escolher se deve ou não proteger o meio-ambiente? Determinar as condições de trabalho de seus empregados? Um lojista pode colocar placas sinalizando que é proibido o acesso de negros e judeus em suas lojas? Ora, se o direito à propriedade é pleno e esta pertence à ele, não é de direito dele decidir quem pode adentrar à sua propriedade?
8) Vocês já ouviram falar em
contrato social? O que têm a dizer sobre o evidente rompimento deste no regime capitalista brasileiro contemporâneo?
9) No regime capitalista, como a propriedade dos meios de produção é privada, e a demanda de mão-de-obra depende essencialmente da demanda por uma determinada mercadoria ou serviço, há sempre um desperdício de mão-de-obra potencial, pois nem todas as pessoas se encontram empregadas e trabalhando. O que, obviamente, gera atraso em relação a uma economia onde os meios de produção fossem
comuns, e todos pudessem produzir livremente. Como evitar esse desperdício de mão-de-obra de acordo com a (nova) ideologia liberal? Pleno emprego?
10) O que acham de parcerias como a da Lockheed Martin com o governo estadunidense?
Fair-trade?