Em clima de impasse, o presidente do PMDB, deputado Michel Temer, anunciou na madrugada de hoje que o ex-governador do Rio Anthony Garotinho venceu a consulta informal feita a militantes do partido para a indicação do candidato à Presidência da República. O anúncio do resultado das "prévias" - cuja realização foi suspensa pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) - teve quase duas horas de atraso porque o pré-candidato derrotado, o governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigoto, contestou o critério de proporcionalidade da consulta. Rigotto perdeu mesmo após receber o maior número de votos absolutos - 7.574 contra 4.910 de Garotinho.
Segundo as regras acertadas antecipadamente entre os dois adversários nas prévias, os votos tiveram pesos diferentes, dependendo da representatividade de cada diretório regional. Apesar de ter aceito os critérios, Rigotto fez o questionamento devido à larga vantagem obtida no número de votos. De acordo com o jornal O Globo, Garotinho chegou a propor que ambos fossem declarados vencedores, mas Rigotto não aceitou. Até junho, quando o PMDB deve anunciar uma definição, ambos seguirão fazendo campanha pela candidatura própria.
Segundo os critérios de proporcionalidade, Garotinho venceu a consulta com 56,62% dos votos contra 43,8% de Rigotto. O total de votos válidos foi de 12.773, enquanto 23.288 militantes estavam aptos a votar.
Estados como Alagoas, Amapá, Maranhão, Bahia e Pará, ligados à ala governista, não parcipiparam da consulta. Os peemedebistas aliados ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, responsáveis pela anulação da prévia de domingo, cogitam uma aliança com o PT em vez de lançar candidato próprio.
"Demoramos para fazer o comunicado porque o governador Rigotto, que teve maior número de votos, tinha uma interpretação diferente para a apuração do vencedor", afirmou o presidente do PMDB, deixando claro que tanto Garotinho como Rigotto seguirão realizando campanha para que o partido tenha candidato próprio ao Planalto. Nenhum dos pré-candidatos quis dar declarações.
http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI926132-EI5390,00.htmlIh, lascou...