Autor Tópico: XP Comendo Espaço [Dúvida]  (Lida 1111 vezes)

Offline Hendrik Van Dingenen

• Nível 19
  • *
  • Noite do Cafuçú
    • Fotolog
XP Comendo Espaço [Dúvida]
« Online: 21 de Março de 2006, 13:39:28 »
É o seguinte: uns meses atrás tive a brilhante idéia de comparticionar meu HD menor de 5GB em duas partições. Uma de 3GB para o OS e outra de 2GB para os programas. Achei ser mais que suficiente. No entanto pelas últimas semanas tenho recebido mais e mais avisos de espaço insuficiente na partição C (OS). Ela começo com mais de 1GB livre e agora tem só uns 100MB. Não instalo nada nela, pois tenho uma partição só para os programas.

Uso XP Professional, em português de Portugal.

Dicas?

[]'s

Hendrik
Ubi dubium, ibi libertas.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
Re: XP Comendo Espaço [Dúvida]
« Resposta #1 Online: 21 de Março de 2006, 14:08:08 »
Qndo vc instala programas eles por padrao ficam no ../arquivos de programas/, se esta pasta estiver no C nao adianta nada paticionar..o ideal é deixar a pasta Meus documentos em outra particao
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

• Nível 19
  • *
  • Noite do Cafuçú
    • Fotolog
« Resposta #2 Online: 21 de Março de 2006, 14:25:32 »
A maioria dos programas possuem opção para escolher onde instala-los. Sempre escolhi a partição D, onde eles estão quase todos. A pasta de programas do C ocupa apenas 350MB, a pasta Windows está ocupando 1.90GB , muito mais que umas semanas atrás. A pasta de documentos ocupa 400MB. tem uma TEMP com 0B e nada no diretório raiz.

Mas obrigado pela atenção assim emsmo.

[]'s

Hendrik

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 21 de Março de 2006, 14:40:28 »
Tem um programa chamado "System Mechanic Desktop" que faz uma faxina na maquna removendo arquivos temporarios, arquivos vazios, arquivos duplicados, "restos"  de programas que foram desinstaldos e tambem faz uma faxina no registro.
Em tempo..existe um worm que cria arquivos de log no formato texto (.log) o programs que remove esse worm pode ser o spybot ou o ad-aware, so que os logs criados pelo worm tem que ser deletados manualmente.
Nao sei se consegui ser muito claro ou te deixei mais confuso ainda..
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 21 de Março de 2006, 14:49:32 »
existem arquivos de paginação de memória, que podem estar causando esse efeito, se diz que não está instalando nada no C. Se chamam "pagefile.sys", ao menos no windwos 2000 (que não é lá tão diferente). Você pode delimitar o tamanho desses arquivos para cada partição, mas nem lembro bem onde.

Como são arquivos de sistema, ficam invisíveis por default, e você só vê se mudar as opções de pasta/arquivo para não ocultar arquivos de sistema

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 21 de Março de 2006, 17:04:32 »
Limite o tamanho da memória virtual e o espaço destinado aos temporary internet files.

Use também o utilitário de limpeza de disco periodicamente para se livrar dos arquivos temporários e inúteis.

Isso deve livrar um bom espaço.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #7 Online: 21 de Março de 2006, 18:04:35 »
Usar XP com um disco de apenas 5GB é pedir para ter problemas.

Verifique se o arquivo pagefile.sys está no disco C e, se estiver, mude as configurações de sistema para ele aparecer no disco D.

Verifique se há um arquivo chamado hiberfil.sys ou algo similar ocupando o mesmo tamanho da sua memória. Se tiver, desative a hibernação do sistema (provavelmente você não usa).

Desative a Indexação dos Arquivos e a Restauração do Sistema. Ocupam muito espaço e nunca funcionam quando se precisa.

Isso já deve resolver seus problemas.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #8 Online: 21 de Março de 2006, 19:45:08 »
Realmente, pode ser a memória swap, mas o Windows XP deve ser inteligente o suficiente pra esvaziá-la sozinho.

É complicado usar mais de uma partição Windows, porque a estrutura de diretórios dele não é nada organizada e a MS não se preocupa muito em melhorar a situação.
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #9 Online: 21 de Março de 2006, 19:55:20 »
vá no executar e digite "cleanmgr" e limpe os arquivos do C:

deve te liberar um espaço razoavel

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #10 Online: 21 de Março de 2006, 22:52:19 »
Aproveite e faça uma busca por pastars que comecem com "$", pode apagar todas, estas são pastas de backup que o XP cria ao fazer atualizações, se v/ fez atualizações pelo Windows Update e não deram problemas pode apagar estas pastas
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #11 Online: 22 de Março de 2006, 00:39:38 »
Eu aposto que é Restauração do Sistema...

Vá em Painel de Controle/Sistema; clique na aba "Restauração do Sistema" e marque a caixa "Desativar Restauração do Sistema".

Clique em "Aplicar", vai dar uma "travadinha" em tudo que pode demorar de uns 10 segundos a un 5 minutos, dependendo do seu PC.

Cheque o espaço em disco.

Depois, Desmarque essa caixa, porque a restauração do sistema pode te salvar de muito perrengue, como já salvou a mim.

Espero ter ajudado.

• Nível 19
  • *
  • Noite do Cafuçú
    • Fotolog
« Resposta #12 Online: 23 de Março de 2006, 18:43:05 »
Nossa, tantas dicas. Obrigado, gente.

Primeiro de tudo, sem a "recuperação do sistema" uns 300MB foram liberados. Então o pior da crise passou.

Fora isso, não sei porque cargas d'águas, estava um arquivo do mangá Akira perdido pelo C, com 160MB. Estranho porque não me lembro de tê-lo posto lá. Configurei a pasta de downloads para ser num outro HD, de 80GB. Por último, a opção "mostrar arquivos ocultos" estava desabilitada, também não sei porque. Achei que tinha habilitado isso no início. Deu para liberar uns bons MB de uns temps aqui e ali.

Agora, aos comentários:

Danniel: nada de "pagefile" no C. Pelo menos não que o "procurar" tenha encontrado.

Angelo Melo: Minha memória virtual está em outra partição. Utilitário de limpeza de disco é o que mais tenho usado. Aliás, com a falta de espaço ele tá sempre sendo sugerido pelo próprio Windows à cada 5 minutos.

Alenônimo: Por que 5GB, perdão, 3GB para o XP é pedir por problemas? sei que é porque estou a tê-los, mas não entendi o porque, só isso. Começo com uma pasta de OS com mais de giga livre e ele "cresce" para 2.65GB do nada? Tal como disse ao Danniel: nada de pagefile.sys no C. Hibernação de sistema desativada desde o início da instalação. Restauração do sistema desativado (valeu porque só isso liberou 300MB). mas como faço para desativar a tal Indexação dos Arquivos?

Snake: Memória swap = memória virtual? se sim, está em outra partição.

Diego: Cleanmgr abre o utilitário de limbeza de disco, coisa que mais tenho feito e que o Windows mais sugeria quando estava entupido na sua partição C.

Quasar: As pastas com $ não estão ocupando quase espaço.

Nightmare: Sim, a desativação do restaurador de sistema liberou muito espaço. No entanto não pode ser o culpado, pois o tinha desde o início, com todos os programas instalados, e ainda assim estava com mais de giga livre.

Bom, obrigado outra vez, todos!

[]'s

Hendrik

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #13 Online: 23 de Março de 2006, 19:00:40 »
Nightmare: Sim, a desativação do restaurador de sistema liberou muito espaço. No entanto não pode ser o culpado, pois o tinha desde o início, com todos os programas instalados, e ainda assim estava com mais de giga livre.
Bem, a cada nova ação sua (desinstalar um programa, por exemplo), isso pode criar um novo ponto de restauração... Meus pontos de restauração já chegaram a ocupar 6gb...

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 23 de Março de 2006, 19:12:50 »
O tal arquivo do Mangá pode ter sido copiado,inadvertidamente por algum CD desses de revistas. Já aconteceu isso com um sobrinho meu.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

• Nível 19
  • *
  • Noite do Cafuçú
    • Fotolog
« Resposta #15 Online: 23 de Março de 2006, 20:12:50 »
6GB, Nightmare??? putz... Então isso explica o crescimento de 300MB. agora me falta descobrir de onde vieram os outros 700.

E não Sette. O mangá eu fiz o download e depois não achei, porque não sei como, o coloquei no C ao invés de no E.

[]'s

Hendrik

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #16 Online: 23 de Março de 2006, 20:36:33 »
Hendrix, a Indexação é algo que aparece ativada nas propriedades dos discos rígidos. Basta acessar cada propriedade de cada partição e HD e desativar a Indexação de Arquivos.

O Pagefile.sys é um arquivo do sistema e só aparece se pedir para mostrar arquivos do sistema. O Windows vai tentar te colocar medo, mas se você sabe o que está fazendo não tem com o que se preocupar.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Paulo José

• Nível 13
  • *
  • Ouça Shania Twain!
    • Casa Twain
« Resposta #17 Online: 25 de Março de 2006, 16:37:53 »
Aproveitando a deixa, como eu verifico o espaço usado pela restauração do sistema? Porque já tive muitos problemas com ela, e muitas salvações também, mas quero ver o tamaho pra decidir se desabilito ou não.

PS: Meu windows também está aumentando de tamanho absurdamente. Não sabia que o XP costumava dilatar assim, hehe. Acho que deve ser a restauração de sistema...
Ciência da Computação!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!