21/03/2006 - 19h03
Só restam 10% das florestas originais no mundo , segundo Greenpeace
da Efe, no Rio de Janeiro
O desflorestamento em todo o mundo segue em ritmo assustador e apenas 10% da superfície da Terra ainda está com sua cobertura florestal preservada, advertiu hoje o Greenpeace na Oitava Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica, no Brasil.
"Estamos destruindo as preciosas florestas originais primárias a uma velocidade sem precedentes. Uma área do tamanho de um campo de futebol é desflorestada a cada dois segundos", alertou a organização ambientalista no encontro realizado em Curitiba, no Paraná.
Um quarto das florestas devastadas nos últimos 10 mil anos foi derrubado nas três últimas décadas, destaca o relatório, que alerta para a relação direta entre o desmatamento e a redução de biodiversidade no planeta.
O Greenpeace apresentou um conjunto de mapas que identifica ecossistemas terrestres e marítimos de grande importância ecológica, todos gravemente ameaçados.
Os mapas foram criados com imagens de satélites de alta resolução para destacar regiões da terra e dos oceanos que devem ser protegidas com o objetivo de preservar a biodiversidade.
Além das últimas florestas intactas do planeta, os mapas expõem o efeito do desflorestamento nestas áreas, provocado pela agropecuária em grande escala e pela exploração da madeira.
As imagens mostram que 82 dos 142 países que possuem florestas já perderam toda a cobertura florestal original.
Os mapas foram elaborados por especialistas da Universidade de York, no Reino Unido, e identificam áreas marinhas que necessitam de proteção imediata contra a pesca indiscriminada, a mineração e a poluição.
"Este estudo deixa claro que é urgente e possível estabelecer uma rede global de regiões florestais e oceânicas protegidas. Do contrário, em 20 anos a falta de ação dos Governos pode resultar na perda de grande parte da biodiversidade", destacou o Greenpeace.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u14382.shtml