O conceito de porcentagem envolve proporções.
Assim:
País 1: PIB = 100
Se o PIB crescer em 5, o crescimento terá sido 5%.
País 2: PIB = 10
Se o PIB crescer em 0,5 (o que vc chamaria de muito pequeno), o crescimento também terá sido de 5%.
!!! Isso! 5 > 0,5 !!!
Ou seja, um país cresceu 900% mais que outro, ainda assim, ambos com relação ao próprio PIB, cresceram "igualmente", 5%. Daí falaciosamente poderiam apontar que aquele país pobre lá, o País 2, teve um crescimento também de 5%, como se as coisas fossem de fato comparáveis.
para números menores, um aumento muito pequeno é muito maior em porcentagem.
Isso não é verdade.
Como não?
Para 1, a soma +1 significa um aumento de 100%. Para 100, a soma de 1, a mesma soma que no outro caso, no final representa um aumento de apenas 1%. A soma de 2, seria 2%, e em porcentagem, ainda parece, soa, menor que um aumento de 100%, ainda que na relidade tenha sido o dobro.
... será que de alguma forma está achando que eu entendo que sempre 100% é maior que 10%, ou 5%, não importando do que são as porcentagens?
De forma alguma; é justamente por não ser esse o caso que estou dizendo. Assim não pode se falar de crescimentos que de 1% como se fossem mixaria, porque outro país X cresceu 15%; por serem porcentagens, os valores absolutos podem significar que o 1% é bem maior que o 15% do outro país.
Ainda mais considerando países muito pobres, que provavelmente, de tão pobres que são, digamos, a probabilidade de crescimento é maior, imaginando uma espécie de margem de pobreza absoluta da qual não existe uma "pobreza negativa". E estando em números baixos, pequenos aumentos representam porcentagens maiores.