Autor Tópico: Super Mercados e idéias de um atoa.  (Lida 1181 vezes)

Tarcísio

• Visitante
Super Mercados e idéias de um atoa.
« Online: 24 de Março de 2006, 10:42:40 »
Aqui na minha cidade é constante o problema de supermercados atolados de gente, onde você tem que dirigir minutos a finco para arranjar uma vaga e ficar horas de pé para passar o carrinho.

Pensando sobre esse problema levantei hipóteses que resolveriam não só esse problema como ajudariam eu outros, que a sociedade de minha cidade vem enfrentando.

E se ao invés de dois ou três supermercados espalhados pelo centro, tivessemos 10 ou 20 minimercados/mercearias espalhados pelos bairros?

Tendo que cada minimercado teria seu próprio dono, esse pagaria o aluguel e os funcionários, e a corporação em si cuidaria do transporte de mercadorias e da supervisão das células.

Pensem do ponto de vista da clientela, ao invés de você ter que sair da sua casa e ir fazer as compras de mês em um mercadão lotado, poder atravessar a rua e comprar o que precisa a um preço tão acessível quanto ao do supermercado, não preciso nem chamar atenção para a comodidade e conforto.

Já do ponto de vista da corporação, não teriam de administrar estoque, aluguéis, burocracia trabalhista, guerra de preços... e tantas outras coisas.

Acho que minha idéia não é das piores, o que vocês acham?

[edit]Ps.: Se puderem corrigir meus erros de português, agradeço![/edit]

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
Re: Super Mercados e idéias de um atoa.
« Resposta #1 Online: 24 de Março de 2006, 10:51:08 »
Os grandes mercados conseguem um melhor preço os produtos por comprar em maior quantidade, além de oferecer uma variedade muito maior.Acho que essas são algumas das razões para o fim dos pequenos mercados de bairro.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 24 de Março de 2006, 12:33:43 »
Aqui, devido a cidade ser pequena, só existem 'mercados de bairro' e nenhum hipermercado.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 25 de Março de 2006, 20:44:01 »
Os grandes mercados conseguem um melhor preço os produtos por comprar em maior quantidade, além de oferecer uma variedade muito maior.Acho que essas são algumas das razões para o fim dos pequenos mercados de bairro.

Acho que o lance é esse mesmo.
Já ouvi que determinados Hipermercados só compram de um fornecedor se ele assumir o compromisso de não realizar vendas para pequenos varejos.
Não duvido nada disso.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Atheist

• Visitante
« Resposta #4 Online: 25 de Março de 2006, 23:24:39 »
Putz... acostumei tanto com a variedade dos hipermercados que não consigo mais entrar em mercadinhos. Quando viajamos para casa, no interior do Paraná, passo raiva nos mercados. Uma vez precisei de um cadeado em um fim de semana, rodei 3 mercados para achar. Aqui era só ir no hiper mais próximo e comprar.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #5 Online: 26 de Março de 2006, 11:39:14 »

Acho que o lance é esse mesmo.
Já ouvi que determinados Hipermercados só compram de um fornecedor se ele assumir o compromisso de não realizar vendas para pequenos varejos.
Não duvido nada disso.

Mas quem disse que eles comprariam em menor quantidade ou variedade?

A corporação manteria seus contratos com fornecedores, o que ocorreria é que todos os mercados teriam os "top vendas" e alguns deles seriam especializados em determinados artigos. Nesse quesito penso que seria necessário uma cadeia informativa, dizendo aonde vende o que você quer e quanto custa, isso para não precisar ficar indo de mercado em mercado como o Atheist disse.

Atheist

• Visitante
« Resposta #6 Online: 26 de Março de 2006, 13:55:01 »
Mas isso não levaria à formação de cartéis? E como ficariam as concorrências, que são grandes responsáveis pelos preços mais baixos? Embora seja prejudicial para empresários (que precisam viver no semi-luxo, como em South Park :D ), a guerra de preços é excelente para os consumidores...

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #7 Online: 26 de Março de 2006, 19:33:58 »
Isso poderia ser controlado com certa autonomia dos mercados.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #8 Online: 02 de Abril de 2006, 10:20:22 »

Supondo que eu precise de um litro de óleo de carro, um vidro de azeite, uma porca de meia polegada, uma alface e sabão em pó, por que ia querer ir numa auto-peças, num mercadinho, numa loja de ferragem e numa quitanda se eu posso comprar tudo isso no Carrefour?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 02 de Abril de 2006, 10:41:40 »

Supondo que eu precise de um litro de óleo de carro, um vidro de azeite, uma porca de meia polegada, uma alface e sabão em pó, por que ia querer ir numa auto-peças, num mercadinho, numa loja de ferragem e numa quitanda se eu posso comprar tudo isso no Carrefour?

Bem lembrado!
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

ukrainian

• Visitante
« Resposta #10 Online: 02 de Abril de 2006, 19:29:15 »
E o que acontecerá quando você só poderá encontrar isso no Carrefour?

Atheist

• Visitante
« Resposta #11 Online: 03 de Abril de 2006, 09:38:47 »
Por isso é importante leis anti-trust, que inibam monopólio.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #12 Online: 04 de Abril de 2006, 07:28:55 »
E o que acontecerá quando você só poderá encontrar isso no Carrefour?

Calma, ainda tem o Extra, Wal mart, Big, etc, etc , etc.........

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #13 Online: 11 de Abril de 2006, 17:58:27 »
E se ao invés de dois ou três supermercados espalhados pelo centro, tivessemos 10 ou 20 minimercados/mercearias espalhados pelos bairros?

Para responder a essa questão, é necessário entender o foco e as limitações que cada tipo de mercado tem. A grande vantagem dos hipermercados é que, devido ao seu tamanho, eles podem oferecer um preço melhor por conseguirem melhores acordos com os fornecedores. Além disso, podem oferecer uma maior variedade de produtos aos seus fregueses. Só que esse formato impede que haja um grande espalhamento da rede, pois não é viável manter um hipermercado em qualquer canto. Por isso, eles estão limitados a locais de grande movimento e fácil acesso a uma grande quantidade de pessoas. Seu foco é a "compra do mês", aquela em que vale a pena o cliente gastar um pouco de combustível p/ economizar no montante da compra.
Já o mercadinho de bairro não tem o poder de barganha dos hipermercados e nem sua variedade de produtos, mas tem a conveniência de estar próximo do cliente. Ninguém quer se dar ao trabalho de ter que andar três quilômetros de carro (ou pegar ônibus) só para comprar um pacote de bolachas que no mercadinho custa R$0,10 a mais que no hipermercado. Seu foco é atender a necessidade momentânea do cliente, que precisa de algo rapidamente e a preço razoável. Além disso, geralmente há outro tipo de comércio - açougue, padaria, quitanda e etc - próximo a ele, o que faz com que o cliente possa encontrar quase tudo o que deseja por perto.
Em teoria, o hipermercado poderia oferecer os menores preços de quaisquer produtos que ele ofereça, mas na prática, ele procura manter uma boa margem de lucro, o que faz com que alguns produtos custem abaixo dos preços dos mercados de bairro e outros custem acima. Além disso, os mercadinhos geralmente apostam em marcas desconhecidas como forma de garantir menores preços, o que acabam tornando-os uma alternativa mais vantajosa, relativamente falando, frente aos hipermercados.
Essa diferença de foco chamou a atenção recentemente dos grandes grupos varejistas, que notaram que os mercados de bairro conseguem manter margens de lucro razoáveis e clientela fiel. Por isso, todos os grandes grupos - Pão de Açúcar, Carrefour, Wal-Mart e etc - estão investindo em redes de pequenos mercados para aumentar seu faturamento. Você pode ver um exemplo aqui. Isso mostra que nas grandes cidades esses modelos são mais complementares do que concorrentes.

Bom, apesar da longa mensagem, espero ter respondido sua pergunta.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 11 de Abril de 2006, 18:00:56 »

Talvez porque o Carrefour fique a 5 quilômetros de sua casa e os outros estabelecimentos comerciais fiquem entre 300 a 700m. São poucos os que possuem um hipermercado tão próximo de casa.

It's an award I've won"

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #15 Online: 11 de Abril de 2006, 23:40:31 »

Para responder a essa questão, é necessário entender o foco e as limitações que cada tipo de mercado tem. A grande vantagem dos hipermercados é que, devido ao seu tamanho, eles podem oferecer um preço melhor por conseguirem melhores acordos com os fornecedores. Além disso, podem oferecer uma maior variedade de produtos aos seus fregueses. Só que esse formato impede que haja um grande espalhamento da rede, pois não é viável manter um hipermercado em qualquer canto. Por isso, eles estão limitados a locais de grande movimento e fácil acesso a uma grande quantidade de pessoas. Seu foco é a "compra do mês", aquela em que vale a pena o cliente gastar um pouco de combustível p/ economizar no montante da compra.
Já o mercadinho de bairro não tem o poder de barganha dos hipermercados e nem sua variedade de produtos, mas tem a conveniência de estar próximo do cliente. Ninguém quer se dar ao trabalho de ter que andar três quilômetros de carro (ou pegar ônibus) só para comprar um pacote de bolachas que no mercadinho custa R$0,10 a mais que no hipermercado. Seu foco é atender a necessidade momentânea do cliente, que precisa de algo rapidamente e a preço razoável. Além disso, geralmente há outro tipo de comércio - açougue, padaria, quitanda e etc - próximo a ele, o que faz com que o cliente possa encontrar quase tudo o que deseja por perto.
Em teoria, o hipermercado poderia oferecer os menores preços de quaisquer produtos que ele ofereça, mas na prática, ele procura manter uma boa margem de lucro, o que faz com que alguns produtos custem abaixo dos preços dos mercados de bairro e outros custem acima. Além disso, os mercadinhos geralmente apostam em marcas desconhecidas como forma de garantir menores preços, o que acabam tornando-os uma alternativa mais vantajosa, relativamente falando, frente aos hipermercados.
Essa diferença de foco chamou a atenção recentemente dos grandes grupos varejistas, que notaram que os mercados de bairro conseguem manter margens de lucro razoáveis e clientela fiel. Por isso, todos os grandes grupos - Pão de Açúcar, Carrefour, Wal-Mart e etc - estão investindo em redes de pequenos mercados para aumentar seu faturamento. Você pode ver um exemplo aqui. Isso mostra que nas grandes cidades esses modelos são mais complementares do que concorrentes.

Bom, apesar da longa mensagem, espero ter respondido sua pergunta.

Veja só eles roubaram minha idéia e nem me pagaram!

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 12 de Abril de 2006, 00:50:13 »
Veja só eles roubaram minha idéia e nem me pagaram!
Demorou muito! Se cinco anos atrás, você aparecesse como consultor à uma das grandes redes varejistas e apresentasse essa idéia, poderia ter ganho muito dinheiro e até virasse consultor oficial ou membro do conselho da empresa.

It's an award I've won"

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #17 Online: 13 de Abril de 2006, 04:33:48 »
Vou começar a escrever minhas idéias para celulares...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!