Autor Tópico: Carrefour oferece 5 mil a funcionário que perdeu a mão em acidente de trabalho  (Lida 2754 vezes)

ukrainian

• Visitante
Carrefour oferece R$ 5 mil a funcionário que perdeu a mão em acidente de trabalho

Cinco mil reais, o preço de uma televisão de 36 polegadas à venda no Carrefour. Este é o valor oferecido pela multinacional francesa para indenizar seu funcionário Diego Nunes Marra, de apenas 22 anos, pela perda total da mão direita durante um acidente de trabalho.

A mutilação ocorreu no supermercado Carrefour de Uberlândia, quando Diego foi transferido do setor de frutas, legumes e verduras, onde trabalhava, para o setor de açougue. Exposto ao moedor de carne sem qualquer equipamento de proteção ou treinamento, o jovem foi lesionado no último dia 18 de janeiro.

Após deixar o trabalhador e sua família sem qualquer assistência, acumulando dívidas na farmácia, sobrevivendo de um salário mínimo pago pelo INSS e do apoio de familiares, a multinacional etiquetou o aviltante preço em um cheque enviado a Diego na última quinta-feira (23/3).

Abandono e revolta

“Estou revoltado pela assistência que tive. Ou melhor, pela falta de assistência. Sou casado, tenho um filho de dez meses e penso muito no que vai ser do futuro. Sempre passava aperto, mas nunca faltava comida na mesa, nem fruta ou fralda para o meu filho. Agora... Até para pentear o cabelo do jeito que eu gosto minha mulher tem de ajudar, para abotoar a camisa... É um absurdo pensar que, para o Carrefour, minha mão direita vale R$ 5 mil”, declarou Diego. Ele está participando em São Paulo do Seminário promovido pela Secretaria de Relações Internacionais da CUT, através do projeto Ação Frente às Multinacionais CUT/FNV e a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços (Contracs), organizando as redes de trabalhadores do Walllmart e Carrefour.

Diego conta que a única preocupação real demonstrada pela empresa aconteceu no dia do acidente. “Eu estava agonizando de dor, gritando, porque doía muito mesmo. Aí chegou uma enfermeira do Carrefour dizendo que era para falar baixo, pois estava assustando os clientes. Me deu um pano para cobrir a mão e só. Como comecei a perder muito sangue e não chegava ninguém da empresa para me socorrer, com a ajuda de dois colegas fui para o Hospital do Triângulo, onde fui operado. De lá para cá, nenhum telefonema nem do diretor. Nem para saber como eu fiquei. Me sinto rejeitado, como se fosse um zé mané”.

Bom funcionário

Bom funcionário, que atendia a todos sorrindo no setor de frutas, Diego lembra que era sempre o escolhido para pôr fogo nas promoções, alavancando as vendas. “Do setor de FLV (frutas, legumes e verduras) me colocaram no de merchandising e dali me jogaram no açougue, sem qualquer treinamento, mas eles sempre me falando em aumento, que nunca deram. Aí eu retornei de um outro acidente que tive, onde já havia perdido um pedaço do dedão da mão esquerda. Voltei a trabalhar no dia 16 de janeiro e me colocaram de volta no açougue. No dia 18, o cliente me pediu para moer uma carne: patinho, em três bandejas de meio quilo cada. Perguntei para o meu colega que carne era aquela e ele disse para eu moer a mais vermelha possível. Tudo bem. Aí travou a máquina e eu fui socar a carne. O soquete escapuliu, bateu na parede e caiu no chão, enquanto a minha mão entrava direto dentro do moedor. Agora não tenho previsão de retorno, estou aguardando a perícia e o resultado da ação na Justiça. Nos primeiros dias prometeram prótese, assistência e tudo mais... Estou participando para ajudar a que ninguém mais passe pelo que estou passando, para que o trabalhador seja respeitado nos seus direitos”.

Desde o acidente, o Sindicato dos Comerciários de Uberlândia está dando total assistência e orientação a Diego em sua luta por justiça e dignidade. A formação da rede sindical dos trabalhadores do Carrefour fortalecerá o nível de organização e mobilização da categoria no local de trabalho e contribuirá para que crimes desta natureza não continuem impunes.

http://www.vermelho.org.br/diario/2006/0330/0330_carrefour.asp

Claro que é tudo culpa desse vagabundo... Imagina, botar a culpa na empresa? Comunista!

E está reclamando de barriga cheia, pois ainda tem a outra mão para usar. Ora, ora...
« Última modificação: 30 de Março de 2006, 21:20:00 por Ukrainian »

ukrainian

• Visitante
Re: Carrefour oferece 5 mil a funcionário que perdeu a mão em acidente de trabalho
« Resposta #1 Online: 30 de Março de 2006, 21:23:56 »
E ainda ganhou mil reais por cada dedo! Tem mais é que agradecer.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re: Carrefour oferece 5 mil a funcionário que perdeu a mão em acidente de trabalho
« Resposta #2 Online: 31 de Março de 2006, 08:04:27 »
não se sabe o que aconteceu. a verdadeira situação dos equipamentos de segurança.. no carrefour não é todo dia que alguém perde uma mão na hora de moer carne.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Spruance

• Nível 02
  • *
« Resposta #3 Online: 17 de Abril de 2006, 17:04:55 »
não se sabe o que aconteceu. a verdadeira situação dos equipamentos de segurança.. no carrefour não é todo dia que alguém perde uma mão na hora de moer carne.

Acidentes de trabalho em geral é culpa da empresa.

Longas jornadas, pressão por produção, treinamento deficientes, equipamentos inadequados, etc.

A estória dos cinco mil deve ser piada. O Carrefour, ou qualquer outra empresa minimamente assessorada, jamais oferecia qualquer valor em reparação, seria confissão de culpa. Se recebeu cinco mil deve ser de seguro previsto em acordo ou convenção coletiva.

Perdeu a mão direita?
Indenização de cem a duzentos mil reais.
Já deve ter ajuizado a ação.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #4 Online: 17 de Abril de 2006, 21:55:59 »
Nossa... eles pagaram R$3.000,00 por danos morais por uma pessoa que foi erroneamente acusada de estar roubando...

Proporcionalmente, é rídiculo esse valor...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #5 Online: 17 de Abril de 2006, 22:07:15 »
http://www.google.com.br/search?hs=vPJ&hl=pt-BR&client=firefox-a&rls=org.mozilla%3Apt-BR%3Aofficial&q=%22Diego+Nunes+Marra%22&btnG=Pesquisar&meta=

Vamos la, só achei o nome do cara na cut, e site que o Ukranian passou.

Nada em outros jornais, nada em lugar nenhum.
"The patient refused an autopsy."

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #6 Online: 21 de Abril de 2006, 20:22:04 »
Lastimável isso!

Mas é assim que funciona nas mult nacionais aqui no Brasil. Se o cara trabalha se nos EUA ou na Europa ele receberia uma indenização digna, não repararia a perda mas pelo menos daria um consolo para o funcionário.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #7 Online: 21 de Abril de 2006, 20:30:37 »

"Em geral"? Você fez alguma pesquisa para concluir isso?

Como o bruno disse, não sabemos o que aconteceu. Talvez se a notícia desse mais detalhes do ocorrido poder-se-ia comentar sobre a justiça ou injustiça da situação.
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline Spruance

• Nível 02
  • *
« Resposta #8 Online: 27 de Abril de 2006, 15:34:18 »

Como o bruno disse, não sabemos o que aconteceu. Talvez se a notícia desse mais detalhes do ocorrido poder-se-ia comentar sobre a justiça ou injustiça da situação.

Pesquisa eu não fiz, mas já li várias.

Sou gerente de uma unidade industrial de uma grande empresa. Já vi e vivenciei situações de acidentes de trabalho, inclusive um semelhante ao da notícia postada. Acidentes de trabalho são inúmeros e as empresas responsáveis desenvolvem vasta pesquisa e documentação sobre as mesmas, além é claro do Ministério do Trabalho.

Raros são os acidentes em que o empregador não tenha falhado com relação à jornada de trabalho, treinamento, uso de equipamentos de proteção, condições em que são executados os serviços, etc.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re: Carrefour oferece 5 mil a funcionário que perdeu a mão em acidente de trabal
« Resposta #9 Online: 27 de Abril de 2006, 16:12:20 »
hm. veja só snake, não sei quanto a acidentes de trabalho. mas há uma presunção na lei brasileira, uma inversão do ônus da prova toda vez que há um conflito entre consumidor / produtor.
normalmente caberia ao consumidor provar que há algo de errado com o produto adquirido. no entanto, inverte-se o ônus e a indústria ou prestador de serviços, réu, tem de provar que não havia problema algum. isso porque vê-se o consumidor como mais frágil, como se necessitasse de uma proteção.

daí aquela história de reclamar que veio um trident no pacotinho a menos e eles te mandarem uma caixa pra evitar problema.

ainda não tive trabalhista, mas desconfio que também haja alguma proteção ao trabalhador nesse sentido.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Spruance

• Nível 02
  • *
« Resposta #10 Online: 27 de Abril de 2006, 16:53:56 »
hm. veja só snake, não sei quanto a acidentes de trabalho. mas há uma presunção na lei brasileira, uma inversão do ônus da prova toda vez que há um conflito entre consumidor / produtor.
normalmente caberia ao consumidor provar que há algo de errado com o produto adquirido. no entanto, inverte-se o ônus e a indústria ou prestador de serviços, réu, tem de provar que não havia problema algum. isso porque vê-se o consumidor como mais frágil, como se necessitasse de uma proteção.

daí aquela história de reclamar que veio um trident no pacotinho a menos e eles te mandarem uma caixa pra evitar problema.

ainda não tive trabalhista, mas desconfio que também haja alguma proteção ao trabalhador nesse sentido.

Você tem razão, há uma proteção neste caso.  Mas não é da forma parcial e paternalista que ocorre com a legislação trabalhista (CLT) e que resulta em verdadeiros absurdos.

Ninguém irá perder uma mão direita por motivo irrelevante, talvez um dedo mindinho da mão esquerda para fraudar o INSS, mas uma mão direita?

O que ocorre efetivamente na empresas em que há muitos acidente é uma falha sistêmica, e esta falha facilmente pode ser imputada ao empregador. Isto é um ponto pacífico para os profissionais que atuam nesta área (segurança do trabalho) e não sequer discussão a esse respeito. É também por isso que acidentes de trabalho geram indenizações e as empresas, para se livrarem delas, investem bastante em segurança do trabalho, pelo menos as empresas bem administradas.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 27 de Abril de 2006, 17:17:22 »
é. senão correm o risco de se verem difamadas no vermelho.org.br

Offline Spruance

• Nível 02
  • *
« Resposta #12 Online: 27 de Abril de 2006, 17:25:44 »
é. senão correm o risco de se verem difamadas no vermelho.org.br

Nesse caso estão mais preocupadas com $$$$$$$

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 27 de Abril de 2006, 17:44:14 »
me desviando do assunto... já viram na nove de julho umas pixações? "o que tem no copo vermelho".com.br, ou vermelho.org.br, não lembro. é esse?

ukrainian

• Visitante
Re: Carrefour oferece 5 mil a funcionário que perdeu a mão em acidente de trabal
« Resposta #14 Online: 27 de Abril de 2006, 21:58:58 »
Eu já vi... não sei do que se trata.

editando: olha o que achei: http://www.oquetemnocopovermelho.com.br/

Offline Ícaro Morto

• Nível 13
  • *
  • Eu estou vazio, por favor me encha (Testify)
« Resposta #15 Online: 28 de Abril de 2006, 21:55:22 »

Culpa da empresa? Que nada, foi culpa da mão do cara que provavelmente tem tendências suicídas.
Pesquisa eu não fiz, mas já li várias.

Sou gerente de uma unidade industrial de uma grande empresa. Já vi e vivenciei situações de acidentes de trabalho, inclusive um semelhante ao da notícia postada. Acidentes de trabalho são inúmeros e as empresas responsáveis desenvolvem vasta pesquisa e documentação sobre as mesmas, além é claro do Ministério do Trabalho.

Raros são os acidentes em que o empregador não tenha falhado com relação à jornada de trabalho, treinamento, uso de equipamentos de proteção, condições em que são executados os serviços, etc.
"O filme passou sobre mim
O glamour me dominou
O tablóide me desamarra
Eu estou vazio, por favor me encha
Senhor âncora me segure
Por que Baghdad está queimando
Sua voz é tão tranqüila
Aquele esperto mantra para matar" (Rage Against The Machine)

Offline Ícaro Morto

• Nível 13
  • *
« Resposta #16 Online: 28 de Abril de 2006, 21:56:31 »
Ou foi porque o cara queria ver se realmente dói.
O glamour me dominou
O tablóide me desamarra
Senhor âncora me segure
Sua voz é tão tranqüila

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #17 Online: 09 de Maio de 2006, 10:53:51 »
Ou foi porque o cara queria ver se realmente dói.

Eu me lembro de uma noticia de um cara que cortou a propria mão pra ganhar uma bolada do seguro...Descobriram e ele ficou sem mão efoi preso.......
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Rhyan

• Visitante
« Resposta #18 Online: 09 de Maio de 2006, 14:55:22 »
Conheço uma de um lider sintical que perdeu o dedinho pra ganhar grana, depois de alguns anos virou 'prefidente'...

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #19 Online: 09 de Maio de 2006, 15:21:39 »
Isso é bom para quem acha que trabalhar em empresa grande é uma maravilha, não existe essa coisa de valorização da pessoa, o funcionário é mais um número que pode ser substitiído por outro número a qualquer momento.

No caso este valor oferecido deve ser na base do acordo, empresas grandes oferecem pouco mesmo pois é pouca gente que entra com ações de indenização, aí a pessoa consegue valores maiores depois de alguns anos de briga.

Oferecer indenizações baixas serve também para desestimular os golpes em que funcionários se mutilam para ganhar uma indenização, seja do seguro ou da empresa.
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #20 Online: 09 de Maio de 2006, 20:12:21 »
Conheço uma de um lider sintical que perdeu o dedinho pra ganhar grana, depois de alguns anos virou 'prefidente'...

:histeria:
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Ícaro Morto

• Nível 13
  • *
Histórias ou estórias, lendas ou fatos, evidências ou boatos?
« Resposta #21 Online: 14 de Maio de 2006, 01:55:37 »
 :D :D :D

Eu também conheço uma história bem legal sobre um velhinho que mora no Polo Norte e entrega presentes para
as crianças do mundo inteiro! Pena que não posso provar...
O glamour me dominou
O tablóide me desamarra
Senhor âncora me segure
Sua voz é tão tranqüila

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!