Autor Tópico: Devolução de passagem com multa  (Lida 1977 vezes)

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Devolução de passagem com multa
« Online: 01 de Abril de 2006, 15:39:30 »
Será que isso é legal? :?:

Ônibus podem multar quem não viajar
(AE)
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) estabeleceu nesta sexta-feira que as empresas de transporte rodoviário interestadual ou internacional poderão cobrar multa de até 5% do valor da passagem dos usuários que, após comprar o bilhete, venham a desistir da viagem. A resolução prevê que, no caso da desistência (comunicada pelo usuário no mínimo três horas antes do embarque), as empresas têm de devolver o valor pago pelo usuário pela passagem, podendo, porém, reter até 5% desse valor como compensação.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Atheist

• Visitante
Re: Devolução de passagem com multa
« Resposta #1 Online: 01 de Abril de 2006, 18:25:57 »
Acho que não é legal se a devolução for dentro do prazo que o consumidor tem para devolver produtos que desistiu de comprar...

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 01 de Abril de 2006, 18:35:11 »
Pelo que entendo do Código de Defesa do Consumidor, seria isso.
Afinal, o Código abarca tanto produto quanto serviços.
"Por quê?"

Chaves

Atheist

• Visitante
« Resposta #3 Online: 01 de Abril de 2006, 18:36:17 »
Este prazo é de 48 horas, não? Salvo se a compra foi feita fora do estabelecimento, quando o prazo passa a ser de 7 dias...

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 01 de Abril de 2006, 19:09:43 »
Os prazos são esses mesmo.

Ocorre que no caso da passagem, houve pagamento antecipado de um serviço. Nesse caso, não sei como é que fica.
A compra da passagem funciona como uma reserva.
"Por quê?"

Chaves

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #5 Online: 02 de Abril de 2006, 01:23:18 »
Os prestadores de serviços podem reter o dispêndio que a prestação demanda... Para o Consumidor comprar a passagem houve gastos com funcionários, papéis, impostos, energia elétrica...

A retenção do valor é legal e me parece justa... Mas não é comercialmente inteligente... Nada que desagrade o consumidor é comercialmente inteligente.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #6 Online: 02 de Abril de 2006, 05:44:26 »
As empresas de onibus nw praticam o overbook?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

ukrainian

• Visitante
« Resposta #7 Online: 02 de Abril de 2006, 13:24:44 »
Mas não é comercialmente inteligente... Nada que desagrade o consumidor é comercialmente inteligente.

Por que não seria, nesse caso? Se todas as empresas aderirem, qual será a opção do consumidor?

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #8 Online: 02 de Abril de 2006, 13:54:34 »
Mas não é comercialmente inteligente... Nada que desagrade o consumidor é comercialmente inteligente.

Por que não seria, nesse caso? Se todas as empresas aderirem, qual será a opção do consumidor?

Se todas aderirem não havera. Mas a que não aderir vai estar em vantagem sobre a concorrencia.
"The patient refused an autopsy."

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #9 Online: 02 de Abril de 2006, 15:59:38 »
Se todas aderirem, só demonstra como todas são comercialmente burras...

Aliás, o Brasil é um país comercialmente incompetente... Em todas as áreas, praticamente.

Atheist

• Visitante
« Resposta #10 Online: 03 de Abril de 2006, 09:45:36 »

Você precisa dar uma lida em "o gene egoísta", principalmente a parte das atitudes de pombos e gaviões...

Veja o exemplo da telefonia. A ANATEL permitiu aumento, mas nem todas praticaram o aumento. Oras, todas estavam permitidas de realizar o aumento, porque não o fizeram? Como o consumidor poderia reclamar?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 07 de Abril de 2006, 19:32:32 »
As empresas de onibus nw praticam o overbook?

pelo menos em são paulo ou minas, não.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #12 Online: 08 de Abril de 2006, 03:06:48 »
Nem rola muita concorrência entre empresas de ônibus. Eu vou muito pra Brasília e só tem uma empresa que faz essa viagem Campinas-BSB. E cada vez que eu vou a passagem aumenta.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!