Autor Tópico: Esperança para deficientes visuais  (Lida 400 vezes)

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Esperança para deficientes visuais
« Online: 08 de Abril de 2006, 00:34:40 »
Algas poderão devolver a visão a deficientes visuais
04.05.06, 12:00 AM ET

Ratos cegos foram capazes de responder à luz quando pesquisadores introduziram uma proteína de alga verde em membranas celulares do nervo retinal que normalmente não são sensíveis à luz, segundo estudo elaborado nos EUA e publicado na edição de 6 de abril da revista Neuron (http://www.neuron.org/content/article/fulltext?uid=PIIS0896627306001760).
A proteína de esta alga verde recebe o nome de canalrodopsina-2 (ChR2). Os ratos empregados no estudo foram criados geneticamente para ir perdendo gradualmente a sensibilidade à luz nas células dos bastonetes e cones de suas retinas, simulando um tipo de cegueira degenerativa que nos humanos se chama retinite pigmentosa.
Os resultados extraídos do estudo sugerem que pode ser possível restaurar as funções visuais introduzindo células sensíveis à luz no interior de outras células da retina, inclusive quando os cones e bastonetes estejam mortos.
Nesses primeiros experimentos, a sensibilidade à luz que dos ratos receberam a ChR2 durou aproximadamente seis meses, porém os ratos não recobraram um nível considerado útil de visão. Os pesquisadores se dizem otimistas no sentido de que mais investigações poderão tornar possível uma restauração eficiente.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!