Autor Tópico: Censura a Enézio no Jornal da Ciência  (Lida 1169 vezes)

Offline Huxley

• Nível 18
  • *
Censura a Enézio no Jornal da Ciência
« Online: 09 de Abril de 2006, 19:40:52 »
Finalmente a SBPC tomou uma atitude digna de aplauso.

Réplicas de Enézio a Júlio César Pickzarcka e Márcio Pie que foram censuradas, e a busca de consolo lá no blog de Dembski:

http://www.uncommondescent.com//archives/460

http://www.uncommondescent.com//archives/578

Vejam o primeiro artigo.Ele tenta "ensinar" o professor de Genética e Evolução J.C.
Pieczarka sobre a teoria neutralista, dizendo que o que ele falou está errado.

Primeiro,Pickzarcka:

"Sabe-se também que não existe a evolução de apenas um gene de cada vez, uma vez que a seleção atua sobre o fenótipo, não sobre o genótipo. A genética molecular mostra claramente que os segmentos de DNA que não geram expressão fenotípica estão livres da pressão da seleção e apresentam um grau de variação imensamente maior, pois a seleção não atua sobre eles.

Qualquer seqüência que eles apresentem tem igual valor. Esta é a base da teoria neutralista, de Kimura. Assim, grupos de genes (e suas interconexões) podem evoluir em conjunto (co-evolução) pois é o seu fenótipo final que é selecionado e não cada gene individualmente."

http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=32327

Resposta de Enézio:

"O Neutralismo lidou com o alto custo de substituição das mutações benéficas. O argumento principal de Motoo Kimura foi um argumento de custo “tipo Haldane”. Seu segundo argumento mais forte foi o seu reconhecimento de que a evolução seletiva rápida exige uma alta taxa irreal de mutações benéficas (in “The Neutral Theory of Molecular Evolution”, Cambridge University Press, 1983, p. 26-27).

Esses argumentos nunca foram ‘a favor’ da teoria neutralista, mas contra a evolução seletiva, limitando severamente a sua velocidade. Ela foi proposta por Kimura como uma maneira de fazer ‘mais rápida’ a evolução. O dilema de Haldane continua de pé e Pieczarcka et al. sequer consideram isso um problema sério."

Veja o fato de Kimura postular que a maioria das mutações são neutras e que há mais variação genética neutra acumulada, foi "uma maneira de aumentar a velocidade de evolução".Hahahahahahahaha...Até onde sei, as únicas coisas que beneficiam a velocidade de evolução seletiva (além da intesidade da seleção, é claro) é a taxa de mutação e variabilidade genética.O fato de os geneticistas verem o grande nível de polimorfismo genético nas populações, por si só JÁ é um argumento a favor que a seleção pode ser rápida.Pieckzarcka tentou explicar outra coisa que está incluída na variabilidade genética e que segundo a teoria neutra deve ser maior: o maior número de combinações de alelos. Essa foi pior do que a história das "40 milhões de mutações necessárias para diferenciar o homem do chimpanzé", o cara tentando ensinar genética para um professor que há décadas estuda isso.E o pior é que deve ter feito  de novo com a "ajuda do PhD em Biologia".

Eu queria ver opinião de vcs aqui, principalmente do Atheist, para verificar essa suposta declaração do Kimura.

« Última modificação: 10 de Abril de 2006, 01:16:41 por Huxley »
"A coisa mais importante da vida é saber o que é importante". Otto Milo

Meu blog: http://biologiaevolutiva.blogspot.com

Atheist

• Visitante
Re: Censura a Enézio no Jornal da Ciência
« Resposta #1 Online: 10 de Abril de 2006, 00:51:59 »
Veja o fato da maioria das mutações serem neutras e haver mais variação genética neutra acumulada, "limitam a velocidade de evolução".Neutralistas postulam que os genes decisivos na adaptabilidade foram colocados lá por deriva genética.Hahahahahahahaha...

Neutralistas jamais podem afirmar algo relacionado com adaptabilidade. Caracteres neutros não são adaptativos. São neutros. Adaptação é até o momento apenas explicado por seleção (natural ou sexual).

É óbvio que nenhum evolucionista atual, em sã consciência está preocupado com o dilema de Haldane. Kimura o explicou muito bem e até o momento nenhum fato tem desmentido isso. Características (genes) adaptativas são conservadas, enquanto outras regiões são variáveis. Basta pegar um trecho de um gene básico, como o de um dos RNAs ribossômicos, o 5S, por exemplo. É um gene repetitivo, onde sequências de 120 pares de base do RNA estão intercaladas por sequências espaçadoras. É interessante que entre espécies bem distantes a variação nos 120 pares de base é mínima, enquanto a variação nos espaçadores pode ser enorme. Curioso, não?

Longe de ser uma afronta à seleção natural, a deriva genética é um complemento à teoria evolutiva.

Onde mais esse cara vai se agarrar para lutar contra uma coisa que ele nem imagina o que seja (evolução)???

Offline Huxley

• Nível 18
  • *
« Resposta #2 Online: 10 de Abril de 2006, 01:26:46 »
Dei uma corrigida no meu texto, que tava muito ruim.Só avisando que o "Neutralistas postulam que os genes decisivos na adaptabilidade foram colocados lá por deriva genética" foi o que eu acredito que o Enézio imaginou... Ele deve ter pensado também ..."Kimura precisa de muitas mutações para explicar a velocidade da evolução seletiva".
"A coisa mais importante da vida é saber o que é importante". Otto Milo

Meu blog: http://biologiaevolutiva.blogspot.com

Atheist

• Visitante
« Resposta #3 Online: 10 de Abril de 2006, 23:57:20 »
O pior é que o Dr. Pieckzarka (que conheço pessoalmente) trabalha justamente com diferenças cariotípicas entre humanos e outros primatas... :D

Atheist

• Visitante
« Resposta #4 Online: 10 de Abril de 2006, 23:58:56 »
Dei uma corrigida no meu texto, que tava muito ruim.Só avisando que o "Neutralistas postulam que os genes decisivos na adaptabilidade foram colocados lá por deriva genética" foi o que eu acredito que o Enézio imaginou... Ele deve ter pensado também ..."Kimura precisa de muitas mutações para explicar a velocidade da evolução seletiva".

:D

Pois é... eu tive que ler umas duas vezes para entender até onde ia o comentário do Enézio e onde ia o seu... Mas ok, a idéia permanece.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #5 Online: 13 de Abril de 2006, 21:07:29 »
O Júlio sofre!!!! :D
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!