Autor Tópico: Questionando o Espiritismo!  (Lida 2961 vezes)

Rhyan

• Visitante

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re: Questionando o Espiritismo!
« Resposta #1 Online: 11 de Abril de 2006, 03:15:38 »
olha rhyan, vou te dizer o que acho..
muita gente acaba se tornando espírita depois de perder alguém próximo, fica reconfortada, mais do que ficaria através da psicanálise ou psicologia. pode chamar de muleta, o que for, mas ajuda muita gente.

eu prefiro não discutir...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Rhyan

• Visitante
« Resposta #2 Online: 11 de Abril de 2006, 03:36:34 »
Pra mim foi uma bela muleta, mas um dia ela quebrou!

Aqui tem mais:
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=26870&tid=2458250544336234521&na=4

Rhyan

• Visitante
« Resposta #3 Online: 11 de Abril de 2006, 05:39:48 »
deletaram...

Olhem a descrição que MENTIRA:

O Espiritismo é a ciência nova que vem revelar aos homens, por meio de provas irrecusáveis, a existência e a natureza do mundo espiritual e as suas relações com o mundo corpóreo. Ele nos mostra, não mais como coisa sobrenatural, porém, ao contrário, como uma das forças vivas e sem cessar atuantes da Natureza, como a fonte de uma imensidade de fenômenos até hoje incompreendidos e, por isso, relegados para o domino do fantástico e do maravilhoso (...) O Espiritismo é a chave com o auxilio da qual tudo se explica de modo fácil.

:histeria:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #4 Online: 11 de Abril de 2006, 10:31:12 »
olha rhyan, vou te dizer o que acho..
muita gente acaba se tornando espírita depois de perder alguém próximo, fica reconfortada, mais do que ficaria através da psicanálise ou psicologia. pode chamar de muleta, o que for, mas ajuda muita gente.

eu prefiro não discutir...

O problema, Bruno, é que essa muleta acaba por causar danos muito sérios.  Não apenas nos que optam por recorrer a ela, mas também nos que dependem do discernimento desses.

Eu pelo menos estou FARTO de ver espíritas se justificando para fazer o que querem sem pensar nas consequências e fugindo da responsabilidade ao se esconder atrás deste ou daquele ponto da Doutrina Espírita.  Só para completar, a DE é escrita de forma tal que efetivamente corrói o discernimento e os critérios éticos de quem a lê.  Veja as racionalizações a que se recorrer para tentar provar que Kardec não afirmava que os negros são menos evoluídos...
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #5 Online: 11 de Abril de 2006, 13:58:16 »
o espiritismo é mto sacana mesmo, não passa de uma alto-ajuda para espiritualistas sem senso crítico!

Que bom que eu acordei!

Agradeço à ateus.net, STR e muitos outros por isso!

Rhyan

• Visitante

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #7 Online: 12 de Abril de 2006, 21:37:13 »
perdão pela falta de fonte

li numa comunidade trechos de uma obra de Kardec, onde ele diz que o espírito do negro é pior, que é menos rebuscado, achei interessante, pois Kardec o grande nome do espiritismo chega a ser contraditório com a mentalidade da doutrina que criou.

E se ele se importasse em corrigir essa parte de sua obra, já teria mandado alguém psicografar hehe  :twisted:
« Última modificação: 12 de Abril de 2006, 21:40:54 por Copenhagen »

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 13 de Abril de 2006, 08:07:14 »
o espiritismo é mto sacana mesmo, não passa de uma alto-ajuda para espiritualistas sem senso crítico!

Que bom que eu acordei!

Agradeço à ateus.net, STR e muitos outros por isso!
Tem algum lugar da net onde você descreve como mudou?

Rhyan

• Visitante
« Resposta #9 Online: 13 de Abril de 2006, 09:02:14 »
Como eu mudei?

Se tiver, é no falecido fórum da STR....

[]'s

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 13 de Abril de 2006, 13:43:57 »
entao conta aí pra nós e/ou abre um tópico de "testemunhos"

Rhyan

• Visitante
« Resposta #11 Online: 13 de Abril de 2006, 22:03:26 »
Ok, Gui...

Simplesmente aos poucos fui pendermo minha fé. Eu comecei a me perguntar, "será que espíritos existem mesmo?", "será que Deus existe mesmo?", "será que o kardec falou com espíritos", e por aí vai.
Uma coisa que me manteve um pouco mais na fé foi o fato de ter alguém na família que 'incorporava' sem ter vontade disso. Depois eu comecei a duvidar deste fato também.
Eu queria uma evidência concreta de que o Espiritismo era a Verdade. Toda essa minha descrença foi influenciada pela minha depressão e problemas psicológicos em geral.
Aí eu conheci o ateísmo e o ceticismo, e é claro, as falhas do espiritismo.
Aqui estou.

[]'s

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #12 Online: 13 de Abril de 2006, 22:14:36 »
A grande diferença que eu noto entre o espiritismo e outras religiões é que os espíritas realmente acham que estão pensando e se sentem mais dignos que os outros. Se entopem de livros constrangedores de tão imbecis e ainda afirmam que o espiritismo tem base científica.

O espírita-padrão era o Sir Arthur Conan Doyle. Era tido como um gênio na época, defendia o espiritismo e era tão crédulo que acreditou em montagens ridículas de fadas...
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Rhyan

• Visitante
« Resposta #13 Online: 13 de Abril de 2006, 22:24:25 »
É isso aí, ele absusa da ignorância científica do povo.

Há muitas pessoas boas e sinceras dentro da dountrina, mas isso me causa uma dúvida:
Elas são assim por que acham que serão recompensadas na vida futura ou são assim por que é o jeito delas?

[]'s

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #14 Online: 13 de Abril de 2006, 22:33:17 »
Citação de: Rhyan
Há muitas pessoas boas e sinceras dentro da dountrina, mas isso me causa uma dúvida:
Elas são assim por que acham que serão recompensadas na vida futura ou são assim por que é o jeito delas?
Há muita gente boa em todas as religiões, eu não julgo caráter de acordo com o que a pessoa acredita. Mas também não considero que exista qualquer pessoa 100% altruísta. A pessoa é boa para com os outros sempre esperando algo em troca. Se não é de quem ajuda, é das pessoas que vêem isso, de alguma divindade ou apenas para que se sintam bem. Alguma recompensa a pessoa sempre tem.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #15 Online: 13 de Abril de 2006, 22:36:36 »
O espírita-padrão era o Sir Arthur Conan Doyle. Era tido como um gênio na época, defendia o espiritismo e era tão crédulo que acreditou em montagens ridículas de fadas...

Aquelas fotos eram montagens? :susto:

:chorao: :chorao: :chorao:

Vc destruiu a minha vida!!!!! :grito:

Maaas... sempre tive amigos espíritas... eu morria de medo do vale dos suícidas da novela "A viagem" (que era uma viagem) e fui na onda espírita muito tempo...

Os que eu conheço tentam passar uma imagem de "seres superiores" que não se abalam com as coisas que acontecem porque faz tudo parte do processo de evolução do espírito... são sempre indiferentes e quando você está nervoso, vêm com um papo de paz e perdão...

Muito irritante... :no:

Até que comecei a ler os livros psicografados...  
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Douglas

• Visitante
« Resposta #16 Online: 13 de Abril de 2006, 23:24:28 »

Desculpe, intrometer no seu tópico, se quiser que eu saia, fique à vontade. Mas diante desta pergunta, eu não poderia deixar de fazer um comentário pessoal.

Meu pai incorpora espiritos. Na epoca em que fui ateu, eu duvidava dele completamente, inventava mil teorias, para explicar que aquilo era coisa de sua cabeça, relativo a doenças, imagens criadas pelo cerebro, delirio coletivo...e outras coisas mais. Durante o desenvolvimento da mediunidade dele, minha mãe procurava esconder de mim e meu irmão. Até que um dia ele incorporou a minha avó (por parte de mãe). As revelações e as mensagens trazidas por ela até nós, sobre a nossa familia, mudou minhas concepções. Mas é claro que aquilo foi pra gente e somente nós entenderiamos.
Durante estas "crises", meu pai necessitava ser auxiliado por pessoas do centro, pois ele não tinha experiência. E várias vezes na semana iam bondosas senhoras até a minha causa auxiliar meu pai, só pelo fato de ajudar. Eu me sentia realmente agradecido por elas e percebia sincero desejo de ajudar.

Eu posso dizer que no momento atual, pratico muito mais a caridade para ser recompensado no futuro (até mesmo entre a sociedade), do que para ser meu jeito. E seria hipocrisia de minha parte afirmar que todos são bons.
Tenho uma professora na faculdade que passou como trabalho, de fechamento da disciplina, realizarmos uma obra social, valendo 3 pontos. Achei um completo absurdo. Eu sabia que ninguém faria aquilo por verdadeiro altruísmo, nem mesmo eu, seria somente pelos pontos, já que haviam muitos alunos "com a corda no pescoço". Na hora fui questioná-la sobre isso. Ela me respondeu que sabia disso, mas a única maneira de conduzir as pessoas à uma verdadeira caridade seria, de certa forma, força-las aquilo, tornar um hábito. O primeiro passo deveria ser dado. E ela se sentiria realizada se pelo menos um grupo levasse a idéia adiante. Conclusão: Os trabalhos foram emocionantes, com filmagens, fotos, auxiliando várias entidades sociais. Depois daquele trabalho ninguém deu continuidade a nenhum projeto, nem eu. Isso era previsivel. Mas me restou a lição dela. Que realmente existem pessoas dispostas a fazer o bem sem nada em troca, como o caso dela, que depois da nossa, continua a realizar o mesmo trabalho com as turmas, na esperança de que pelo menos um de continuidade à algum trabalho. Lembrando que as exibições só foram feitas à nossa turma, sem nenhum convidado.

Apesar de saber também da opinião de vcs sobre Chico Xavier, não posso deixar de recomendar a leitura de sua biografia: As vidas de Chico Xavier de Marcel Souto Maior. Ele é jrnalista e não é espirita. Sei que encontrarão erros crassos nesta biografia, mas o que vale é como o Chico desprendeu sua vida em favor de seus semelhantes. A leitura é fácil e rápida.

Obrigado pela atenção,

Abraços

Rhyan

• Visitante
« Resposta #17 Online: 14 de Abril de 2006, 02:37:38 »
Concordo com vc, Dr.. Eu, por ex. sou legal com as pessoas que são assim comigo.

Interessantes seus comentários, Douglas!

Acredito que muitas coisas escritas ou ditas por médiuns (segundo à crença, por espíritos) causam fortes impressões em algumas pessoas por causa do uso da Leitura Fria e descrisões vagas, mesmo que a intensão não seja enganar. Tem gente que acha que possui poderes mediúnicos mesmo.

[]'s

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #18 Online: 14 de Abril de 2006, 03:18:44 »

Se bem me lembro, há suspeitas de que ele chegou a forjar fósseis para que fossem descobertos como fraudes e desacreditassem o evolucionismo.

Stéfano, você chegou a conhecer alguma coisa do pensamento de Peter Singer sobre ética?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!