Há muitas pessoas boas e sinceras dentro da dountrina, mas isso me causa uma dúvida:
Elas são assim por que acham que serão recompensadas na vida futura ou são assim por que é o jeito delas?
Desculpe, intrometer no seu tópico, se quiser que eu saia, fique à vontade. Mas diante desta pergunta, eu não poderia deixar de fazer um comentário pessoal.
Meu pai incorpora espiritos. Na epoca em que fui ateu, eu duvidava dele completamente, inventava mil teorias, para explicar que aquilo era coisa de sua cabeça, relativo a doenças, imagens criadas pelo cerebro, delirio coletivo...e outras coisas mais. Durante o desenvolvimento da mediunidade dele, minha mãe procurava esconder de mim e meu irmão. Até que um dia ele incorporou a minha avó (por parte de mãe). As revelações e as mensagens trazidas por ela até nós, sobre a nossa familia, mudou minhas concepções. Mas é claro que aquilo foi pra gente e somente nós entenderiamos.
Durante estas "crises", meu pai necessitava ser auxiliado por pessoas do centro, pois ele não tinha experiência. E várias vezes na semana iam bondosas senhoras até a minha causa auxiliar meu pai, só pelo fato de ajudar. Eu me sentia realmente agradecido por elas e percebia sincero desejo de ajudar.
Eu posso dizer que no momento atual, pratico muito mais a caridade para ser recompensado no futuro (até mesmo entre a sociedade), do que para ser meu jeito. E seria hipocrisia de minha parte afirmar que todos são bons.
Tenho uma professora na faculdade que passou como trabalho, de fechamento da disciplina, realizarmos uma obra social, valendo 3 pontos. Achei um completo absurdo. Eu sabia que ninguém faria aquilo por verdadeiro altruísmo, nem mesmo eu, seria somente pelos pontos, já que haviam muitos alunos "com a corda no pescoço". Na hora fui questioná-la sobre isso. Ela me respondeu que sabia disso, mas a única maneira de conduzir as pessoas à uma verdadeira caridade seria, de certa forma, força-las aquilo, tornar um hábito. O primeiro passo deveria ser dado. E ela se sentiria realizada se pelo menos um grupo levasse a idéia adiante. Conclusão: Os trabalhos foram emocionantes, com filmagens, fotos, auxiliando várias entidades sociais. Depois daquele trabalho ninguém deu continuidade a nenhum projeto, nem eu. Isso era previsivel. Mas me restou a lição dela. Que realmente existem pessoas dispostas a fazer o bem sem nada em troca, como o caso dela, que depois da nossa, continua a realizar o mesmo trabalho com as turmas, na esperança de que pelo menos um de continuidade à algum trabalho. Lembrando que as exibições só foram feitas à nossa turma, sem nenhum convidado.
Apesar de saber também da opinião de vcs sobre Chico Xavier, não posso deixar de recomendar a leitura de sua biografia:
As vidas de Chico Xavier de Marcel Souto Maior. Ele é jrnalista e não é espirita. Sei que encontrarão erros crassos nesta biografia, mas o que vale é como o Chico desprendeu sua vida em favor de seus semelhantes. A leitura é fácil e rápida.
Obrigado pela atenção,
Abraços